Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Esportes ao ar livre: conheça 14 modalidades divertidas

Os esportes ao ar livre são perfeitos para o verão! Clique no post e conheça 14 modalidades para começar a praticar!


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Esportes ao ar livre: conheça 14 modalidades divertidas

Os esportes ao ar livre são a escolha perfeita para os dias quentes da primavera e do verão. Além de todas as vantagens da prática regular de exercícios, eles promovem conexão com a natureza e aumentam muito a sensação de bem-estar.

Neste conteúdo, vamos elencar os principais benefícios de praticar atividades físicas e listar 14 esportes para praticar ao ar livre, para você escolher o seu favorito. Boa leitura!

Quais os benefícios dos esportes praticados ao ar livre?

De maneira geral, qualquer atividade física promove a melhora do condicionamento físico, da resistência cardiorrespiratória e da circulação sanguínea, diminuindo os riscos de infartos. Além disso, movimentar o corpo ajuda nas dores nas articulações, especialmente para aquelas e aqueles que apresentam algum tipo de doença, como artrite ou fibromialgia.

tudo sobre dor articular

A liberação da endorfina também auxilia na redução do estresse e é muito benéfica para pessoas com ansiedade e depressão. Modalidades em grupo promovem a socialização e nos ajudam a criar conexões com as pessoas à nossa volta.

Certas práticas, como a yoga e o pilates, auxiliam na correção postural, na melhora do alongamento e trabalham nossa capacidade de concentração. E não para por aí! Praticar exercícios regularmente melhora a qualidade do sono e nos ajuda a ter mais força corporal e disposição para realizar as atividades do dia a dia.

Agora que você já sabe os principais benefícios das atividades físicas, confira 14 tipos de esportes para praticar ao ar livre.

passos para aderir à alimentação natural e ser mais saudável no dia a dia

1. Caminhada

A caminhada é um dos esportes mais clássicos para praticar ao ar livre. Afinal, é muito mais gostoso caminhar em um parque, praia ou demais locais abertos do que ficar andando em uma esteira, não é mesmo? É um exercício econômico, já que não exige equipamentos além de um bom tênis de corrida.

A prática trabalha todos os grupos musculares e melhora o condicionamento físico. Para que seu corpo sinta os efeitos positivos do esporte, 30 minutinhos, três vezes na semana, já são o suficiente!

2. Corrida

Assim como a caminhada, a corrida é uma prática popular e que não exige muitos equipamentos. Além dos benefícios mencionados no início do texto, ela promove uma queima calórica mais intensa.

Para quem nunca teve o hábito de correr e quer começar, o ideal é aumentar a velocidade e o tempo gradativamente, para que seu corpo se habitue com a alta intensidade do esporte. Uma boa opção é intercalar: cinco minutos correndo, dez caminhando e assim sucessivamente.

Em todo o caso, lembre-se que respeitar os limites do seu corpo é essencial para que você sinta os benefícios da atividade física sem gerar muita dor e desconforto corporal.

mulher negra com fone de ouvido praticando esportes ao ar livre, corrida de rua.
A corrida é uma prática popular que promove alta queima calórica, além de ser econômica.

3. Ciclismo

Andar de bicicleta por ruas, parques ou praias é sempre muito gostoso! A prática também promove alto gasto calórico por ser uma atividade de alta intensidade. Além disso, ela aumenta a resistência muscular e fortalece, principalmente, o tônus dos membros inferiores. É uma excelente opção para quem sente muitas dores, já que tem baixo impacto nas articulações.

Sempre que for andar de bicicleta utilize os acessórios recomendados, como roupas indicadas para a prática e capacete. Outro ponto importante é transitar pelas ciclovias para evitar acidentes.

4. Vôlei de praia

O vôlei de praia é a escolha ideal para quem praticar esportes em grupo com amigos e familiares. Por ser na areia, a modalidade exige bastante do corpo, especialmente das pernas, panturrilhas e do quadril. Por esse motivo, promove alta queima calórica.

Além de muito divertido, é um ótimo esporte para quem quer melhorar a coordenação motora e o equilíbrio corporal.

grupo de pessoas praticando vôlei de praia, um dos mais populares esportes ao ar livre.
O vôlei de praia melhora a coordenação motora e velocidade, além de ser divertido!

5. Altinha

A altinha é o esporte perfeito para praticar com os amigos em dias que vocês decidem pegar uma praia. A modalidade consiste em fazer rodinhas e jogar a bola um para o outro, sem deixá-la cair no chão. 

Para isso, vocês podem usar todas as partes do corpo, menos as mãos! Aqui vale tudo: cabeça, peitoral, pernas, pés, abdômen e o que mais vier à mente. O esporte trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, melhora a coordenação e a concentração, além de ser superdivertido e descontraído.

6. Tênis e beach tennis

Comumente praticado em áreas abertas, o tênis é excelente para aprimorar o condicionamento físico e a coordenação motora. Também promove queima calórica intensa, aumento da resistência cardiorrespiratória, melhora na concentração e disciplina.

O beach tennis, que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, é outro esporte ao ar livre repleto de benefícios para a saúde. Até então comum em cidades litorâneas, a modalidade chegou ao interior e aos grandes centros urbanos a partir da construção das quadras de areia.

É um excelente exercício cardiorrespiratório e de fortalecimento dos músculos, pois trabalha muito a força das pernas e do core (região do abdômen), mas também de ombros e braços.

Se você procura um esporte de baixo impacto, o beach tennis é uma opção, uma vez que é praticado na areia, um terreno fofo, que exige menos das articulações de joelho, tornozelo e quadril. 

7. Yoga

O yoga é uma prática relaxante em si, já que integra corpo, mente e espírito. Quando praticada ao ar livre, a sensação de tranquilidade e bem-estar são potencializadas. 

Por ser uma modalidade que possui inúmeras variações, pode ser praticada por todas as pessoas, incluindo gestantes (desde que autorizadas pelo médico). Além disso, é muito indicada para quem sofre com dores corporais, já que melhora o alongamento, a postura e fortalece a região abdominal.

E não para por aí: o yoga é uma excelente escolha para quem deseja melhorar a concentração e o equilíbrio.

pessoas praticando yoga em um gramado, um dos esportes ao ar livre.
Yoga é um esporte relaxante e que pode ser praticado por todas as pessoas.

8. Treinamento funcional

O treinamento funcional é ideal para quem prefere modalidades dinâmicas, que envolvem vários exercícios e trabalham diversos grupos musculares em um único treino. É uma opção intensa, que promove alto gasto calórico. Por isso, vá aos poucos e respeite os limites do seu corpo!

É uma excelente escolha para quem deseja melhorar o condicionamento e a resistência física. Não exige, necessariamente, aparelhos, mas eles podem ser inclusos na prática. Além disso, você pode praticar com turmas maiores ou fazer o seu próprio treino.

autocuidado: comece a desenvolver bons hábitos

9. Stand-up paddle

Para quem mora em regiões litorâneas ou está viajando, o stand-up paddle é um esporte divertido e que promove muita conexão com a natureza. O objetivo da modalidade é permanecer em pé em uma prancha colocada sob águas calmas e se movimentar com o auxílio de um remo.

Por isso, é um esporte que melhora o equilíbrio, fortalece o core e exige consciência corporal. Para quem está começando, o ideal é fazer aula com professores especializados e escolher praias e rios com águas mais calmas.

10. Surf

Para quem aprecia o contato total com a natureza e gosta de modalidades mais radicais, nada melhor do que surfar! Se você está começando, assim como mencionamos no tópico anterior, o ideal é procurar aula em escolas de surf, até para não precisar investir em todos os equipamentos logo de cara.

O surf trabalha todos os grupos musculares simultaneamente, ajuda muito no estresse e na ansiedade, já que a pessoa está totalmente imersa e em contato com a natureza ao praticá-lo.

11. Frescobol

O frescobol é outra opção versátil, que pode ser praticada em praias e parques. A ideia é manter a bolinha no ar, rebatendo-a com seus amigos e colegas com uma raquete.

Promove queima calórica, melhora a coordenação motora, a agilidade e o equilíbrio, além de ser muito divertido!

12. Slackline

O slackline é versátil e pode ser praticado em diversos locais, como praias, parques, praças e até mesmo no quintal da sua casa. Tudo o que você vai precisar são dois apoios fixos para esticar a fita e prendê-la.

Para quem quer melhorar o equilíbrio, fortalecer a região abdominal e resistência corporal, não tem erro! A modalidade consegue, ainda, trabalhar diversos grupos musculares ao mesmo tempo e ajudar a reforçar a região dorsal.

Contudo, se você apresenta problemas nas articulações dos joelhos e tornozelos, vale ter um cuidado redobrado, começar devagar e avaliar se seu corpo consegue aguentar os impactos.

pessoa praticando slackline, um dos esportes ao ar livre mais versáteis
O slackline é um dos tipos de esportes ao ar livre mais versáteis, já que pode ser praticado em diversos lugares.

13. Trekking

O trekking é mais uma possibilidade de esporte para quem ama estar em contato completo com a natureza. Ele consiste em uma caminhada, curta ou bastante longa (de dias, inclusive!), em trilhas naturais. Pode ser praticado por todas as idades e em locais como morros de praias, matas, parques nacionais, entre outros.

Para garantir o bem-estar e evitar problemas, prefira fazer a caminhada em grupos. Além disso, utilize roupas confortáveis e apropriadas para a prática. Leve, também, uma mochila com todos os suprimentos necessários, como garrafinha de água, snacks, protetor solar, bonés, óculos de sol, capas de chuva, etc.

14. Escalada

Divertida e desafiadora, a escalada é um esporte que exige força e dedicação corporal. Por isso, promove também alto gasto calórico.

Hoje, é possível encontrar paredes ao ar livre, mas você também pode optar por escalar morros naturais. Em todos os casos, sempre utilize os equipamentos de segurança e esteja acompanhado por um profissional que vai te instruir sobre todas as precauções necessárias para uma escalada segura.

Agora que você conferiu nossas sugestões de esportes para praticar ao ar livre, baixe nosso e-book sobre a importância da atividade física, clicando no banner abaixo!

guia sobre a importância da atividade física para a saúde