Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como tratar a fibromialgia? Entenda

Descubra formas de como tratar a fibromialgia, e garanta mais saúde e qualidade de vida para aproveitar os momentos em família!


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como tratar a fibromialgia? Entenda

Dores no corpo, dificuldade de se concentrar e esquecimentos. Esses são sintomas clássicos da fibromialgia. Esse problema de saúde deve ser controlado para que não evolua com velocidade e comprometa ainda mais o organismo. Assim, há diversos modos para tratar a fibromialgia.

As causas da fibromialgia estão relacionadas a diversos fatores. Como a genética, traumas físicos ou psicológicos, doenças autoimunes, sedentarismo, distúrbios do sono e depressão. Mas, ainda que esses sejam pontos em comum na origem da doença, não há consenso sobre seu surgimento.

Por isso, o diagnóstico é feito de acordo com relatos do paciente e exames de apalpar as áreas doloridas do corpo. Para prevenir ou reduzir os efeitos desse problema, preparamos este post com dicas sobre como tratar a fibromialgia, além de mostrar sua diferença em relação à fadiga crônica. Confira!

Quais são os fatores de risco para a fibromialgia?

A fibromialgia tem, além de causas em comum, alguns agravantes que aumentam as possibilidades de seu aparecimento.

Veja os principais fatores de risco da fibromialgia:

sexo: a fibromialgia tem maior prevalência em mulheres do que em homens;
histórico familiar: familiares que têm o problema, especialmente os de primeiro grau, aumentam as chances de demais membros da família sofrerem com ela;
artrite reumatóide ou lúpus: essas doenças potencializam o risco para a fibromialgia se instalar na saúde de uma pessoa.

Quais são os principais sintomas da fibromialgia?

Antes mesmo de aprender como tratar a fibromialgia, é ideal entender que seus sintomas podem ser até parecidos com os de outras doenças agudas e crônicas.

Conheça os principais sintomas da fibromialgia:

dor generalizada: dores pelo corpo todo, que se manifestam parecendo que a pessoa sofreu alguma pancada ou lesão;
dificuldade cognitiva: não conseguir prestar atenção, não se concentrar em tarefas que exigem foco e organização, e se “atrapalhar” na forma de se expressar;
dor de cabeça: dores de cabeça incomuns e persistentes são sintomas comuns;
formigamento de mãos e pés: a doença ataca principalmente ossos e músculos;
palpitações: essa sensação de que o corpo e o coração estão pulsando forte, parecendo nervosismo, é mais um sinal desse problema;
esquecimentos: essa é uma das formas que a fibromialgia se manifesta.

Qual é a diferença entre a fibromialgia e a fadiga crônica?

Apesar da fibromialgia e a fadiga crônica terem sintomas parecidos, elas são problemas diferentes que exigem tratamentos únicos para cada caso.

A fibromialgia é uma condição reumatológica que ataca ossos e músculos, deixando tendões e tecidos musculares duros e com dores, apesar de não haver inflamações. Os outros sintomas que são comuns em casos mais graves desse problema, são a depressão, o estresse e o cansaço físico.

Já a fadiga crônica é uma condição de tipo neurológico e mental que ataca tanto o corpo quanto a mente, os deixando extremamente cansados. Esse quadro tem como consequências a rigidez e a falta de força, comprometimento da concentração e memória, e febre.

Como tratar a fibromialgia?

A fibromialgia exige a intervenção de médicos especialistas no tratamento desse problema. De modo que eles poderão tanto recomendar mudanças no estilo de vida como prescrever medicamentos.

Praticar exercícios físicos

A prática regular de exercícios contribui para reduzir e retardar os efeitos da fibromialgia no corpo e na mente. Além de devolver maior qualidade de vida, afastando quadros de estresse e depressão.

Fazer uma boa alimentação

Consumir alimentos saudáveis ajuda bastante a regular o funcionamento do organismo. No mais, frutas, legumes e verduras, além de outras refeições do tipo, garantem vitaminas essenciais ao corpo, ideais para responder a pergunta de como tratar a fibromialgia.

Usar medicamentos

Antidepressivos, relaxantes musculares e outros tipos de medicações poderão ser prescritas para como tratar a fibromialgia. Principalmente, quando há maior gravidade do problema.

Fazer sessões de acupuntura

Esse método antigo de tratamento de dores no corpo ajuda a aliviar o estresse físico e mental, provocados pela fibromialgia.

Assim, dormir bem, relaxar, ter atividades prazerosas e hobbies, ler, assistir a filmes, tomar banho de sol, também são meios de como tratar a fibromialgia. No final, os bons hábitos diários são uma maneira de diminuir os efeitos dessa doença e garantir o bem-estar.

Por isso, aqui na Farmácia de Manipulação da Pague Menos você tem acesso a fórmulas manipuladas e preparadas para a sua necessidade, a fim de auxiliar no tratamento dessa doença. Além disso, também pode contar com o AME e ter acesso a medicações inovadoras e especiais para tratar patologias de alta complexidade e custo com essa. 

Desse modo, caso você conviva com esse problema de saúde, deve contar com locais confiáveis para fazer acompanhamento diário e adquirir seus medicamentos. Conheça as Farmácias Pague Menos, que oferecem medicamentos e demais serviços, como o consultório de atendimento farmacêutico Clinic Farma, para garantir maior qualidade de vida!