Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Corrida: atividade faz bem para corpo e mente

Correr melhora a saúde e a qualidade de vida


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Corrida: atividade faz bem para corpo e mente

A corrida é uma das atividades mais populares e vem conquistando cada vez mais pessoas. O esporte pode ser praticado individualmente ou em grupo. No entanto, antes de começar, é importante fazer os exames e estar liberado pelo médico. O segundo passo é procurar um profissional e pernas para que te quero?!

Os benefícios são muitos. De acordo com a educadora física Karine Conrado, "podemos destacar a queima de calorias, definição, melhora do colesterol bom, aumento da capacidade cardiorrespiratória, aumento de massa muscular e aumento da formação de massa óssea", destaca.

Além da parte física, correr também faz muito bem para a mente! A atividade é responsável por liberar hormônios que garantem a sensação de bem-estar, alivia o estresse, ansiedade e ainda ajuda a melhorar o humor. Essa também é uma ótima opção para as mulheres no período da TPM, quando as alterações hormonais deixam a sensibilidade à flor da pele. 

A CORRIDA LIBERA SUBSTÂNCIAS RELAXANTES NO ORGANISMO QUE GARANTEM UMA MELHOR QUALIDADE DO SONO


Quem corre é mais feliz!

Correr aumenta a autoestima e a confiança, que influenciam de forma positiva diretamente nas relações pessoais e profissionais. E falando em autoestima, esse é um ponto de grande destaque dessa atividade. Muitos buscam a corrida justamente para emagrecer e fazer as pazes com o espelho. Foi exatamente isso que estimulou o jornalista Elias Bruno.

"Eu tinha sobrepeso e percebi que com a corrida eu conseguia ter bastante resultado de emagrecimento. Eu perdi mais de vinte quilos em um ano de corrida e ela sempre me dá uma sensação de superação em cada treino. É um prazer muito grande de você estar conduzindo o seu próprio limite".

Correr não tem limite de idade

A atividade pode ser praticada por todos. Se engana quem pensa que tem hora para abandonar o tênis, viu! que A comerciante Fátima Cavalcante, de sessenta anos, adora competir e, graças à corrida, mudou de vida. 

"Eu estava bem acima do peso. Com a corrida, consegui emagrecer 10 quilos e isso mudou tudo em mim. Passei a me sentir mais bonita, a comer melhor e hoje tenho qualidade de vida, sou outra pessoa".

Dona Fátima tomou tanto gosto pela modalidade, que virou maratonista e já está se preparando para mais uma competição. 

"Há quatro anos eu participo da corrida da Pague Menos. É muita gente, a organização é bem-estruturada, a energia é boa... Isso contagia e incentiva a cada vez mais participar. Eu não perco. Pra correr não tem idade, isso é saúde".

Diferenças entre correr na esteira ou na rua

CORRIDA NA RUA

  • É mais dinâmica
  • Pode ser praticada em qualquer local
  • Maior impacto nas articulações
  • Resposta mais rápida em velocidade
  • Não há limitação de declive, aclive
  • Maior resistência a fatores externos, como o vento

CORRIDA NA ESTEIRA

  • Amortece o impacto
  • Velocidade constante
  • Menor chance de acidente
  • Mais fácil corrigir a postura e o movimento esportivo
  • Facilidade no controle da frequência cardíaca
  • Ajuda na recuperação de lesões

Treino para iniciantes

Tempo: 30 minutos

Passo 1

5 min. de aquecimento

Antes de cada treino, faça 5 minutos de aquecimento. Comece com uma caminhada leve por 2 minutos e, nos últimos 3 minutos, aumente o ritmo.

Passo 2

Intervalado

Alterne corrida e caminhada. Corra até perceber o cansaço e alterne caminhando até recuperar o fôlego. 

"Um bom começo é correr um pouco mais forte durante 30 segundos e caminhar entre 1 e 2 minutos", destaca a educadora física. Não se preocupe com o tempo ou desempenho! Respeite os limites do seu corpo.

Passo 3

Evolução

Quanto mais treino, maior será a sua capacidade de aumentar o tempo da corrida. "Isso significa que seu corpo está se adaptando e sua corrida evoluindo", pontua Karine.

Passo 4

Meta aumentada

Passadas 2 semanas com treinos de 30 minutos, você terá um outro objetivo: permaneça com o revezamento, mas agora o tempo total de corrida será de 45 minutos. Por exemplo, se você já consegue correr por 5 minutos ininterruptos, então o seu revezamento será o seguinte:

Repetir 4 x

  • 2 minutos de caminhada
  • 5 minutos de corrida forte
  • 3 minutos de trote
  • Depois, 5 minutos de caminhada para desaceleração = 45 minutos

A ESPERA ACABOU!

circuito de corridas pague menos

Conhecido por ser muito procurado, o Circuito de Corridas Farmácias Pague Menos chega a sua 10ª edição. Desde a primeira, em 2010, o evento já passou por 18 cidades com 32 etapas e mais de 135 mil corredores. 

Os percursos são de 2, 5, 10 e 21Km. Os inscritos, além da camisa de poliamida e número de peito com chip, ainda recebem uma ecobag com vários presentes dos patrocinadores. 

Os três primeiros colocados dos 10Km e cinco primeiros dos 21Km recebem troféus, medalhas e ainda há premiação em dinheiro. Os demais ganham medalhas e troféus.

O evento acontece em várias cidades do Brasil e tem como base três conceitos principais: 

  1. o Sempre Bem Social, em que parte da renda das inscrições é doada a instituições; 
  2. o Sempre Bem Ecológico, que recolhe medicamentos vencidos, vidros para aleitamento materno e garrafas PET, entre outras ações; e 
  3. o Sempre Bem Saúde e Beleza, em que os estandes dos patrocinadores trazem atrações voltadas para a saúde e beleza não só dos corredores, mas também para todos que passarem pelo local da prova.

É A PAGUE MENOS SEMPRE PENSANDO NA SUA SAÚDE PARA QUE VOCÊ VIVA PLENAMENTE!


MAIS ENERGIA, POR FAVOR!

As vitaminas do complexo B são muito importantes para quem pratica atividade física. Uma das principais funções é transformar alimentos em energia, assim, ajudam a ter mais disposição para realizar os treinos. 

Pharmaton Complex é um suplemento de vitaminas e minerais, incluindo as do complexo B, que ajudam a melhorar o metabolismo energético, além de ajudar na manutenção dos níveis saudáveis de triglicerídeos.

Conteúdos relacionados

Este artigo encontra-se originalmente publicado na edição 34 da revista Pague Menos Sempre Bem, que tem o Bráulio Bessa na capa.