Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Qualidade do sono: 5 dicas para dormir melhor

Além de proporcionar maior disposição para as tarefas cotidianas, dormir bem é essencial para prevenir doenças e preservar a saúde de qualquer pessoa.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Qualidade do sono: 5 dicas para dormir melhor

Além de proporcionar maior disposição para as tarefas cotidianas, dormir bem é essencial para prevenir doenças e preservar a saúde de qualquer pessoa.

A qualidade do sono é um dos principais fatores para ter uma vida saudável, além de influenciar diretamente o desempenho nas atividades diárias. Trata-se de uma necessidade básica para promover a saúde de pessoas de todas as idades.

Nesse sentido, durante o sono diversos processos metabólicos importantes acontecem e contribuem para o equilíbrio do organismo. Inclusive, para reduzir o risco de desenvolver doenças com a diabetes, hipertensão e diminuir o estresse.

Se você deseja saber como melhorar a qualidade do sono e cuidar melhor da sua saúde, está no texto certo! Confira neste post 5 dicas valiosas para dormir melhor e usufruir de benefícios importantes para a saúde, além de ter maior disposição para o dia a dia!

Os benefícios de ter qualidade do sono

O sono é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar pois, influencia diretamente no em diversos aspectos da saúde. Em outras palavras, a qualidade do sono é capaz de revigorar o organismo e melhorar inúmeras funções vitais.

Sendo assim, dormir bem proporciona muitos benefícios para a saúde física e mental, por exemplo:

melhora a pele;previne a obesidadeprevine hipertensão;melhora o desempenho físico;combate doenças cardiovasculares;previne a depressão;melhora o humor e disposição.

5 dicas para melhorar a qualidade do sono

Dormir bem é um dos hábitos saudáveis mais importantes para permanecer com disposição para encarar os desafios diários com ótimo desempenho. Contudo, é preciso adotar medidas para ter uma noite tranquila e bem dormida, garantindo que o corpo tenha condições ideais para se recompor.

Veja dicas relevantes para alcançar esse objetivo:

1. Evite o uso de eletrônicos antes de dormir

Quando se aproxima do momento de ir para a cama, é fundamental evitar o uso de celulares, computadores e televisão, pois esses dispositivos comprometem a qualidade do sono. 

Esse é um fator que impede o relaxamento e dificulta a chegada do sono. Por isso, é importante desligar a TV e colocar o celular no modo silencioso.

2. Evite o consumo de cafeína ou álcool

As bebidas alcoólicas ou que contém cafeína são estimulantes e impedem que o organismo relaxe para dormir. Sendo assim, evite o consumo dessas substâncias horas antes de dormir, pois afetam a qualidade do sono.

3. Elimine as luzes intensas

O ambiente em que você dorme também é decisivo para a qualidade do seu sono, ou seja, é essencial que o quarto seja confortável, aconchegante e livre de luzes intensas para evitar que algum desconforto prejudique a sua noite.

4. Pratique atividades físicas

As atividades físicas proporcionam diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente, dentre elas, a capacidade de melhorar a qualidade do sono. Sendo assim, procure fazer exercícios físicos frequentemente pelo menos 4 horas antes do horário que costuma dormir.

5. Crie uma rotina do sono

Criar uma rotina do sono, isso é, definir o melhor horário e estratégias para dormir é uma atitude importante para ajudar a regular o ciclo do sono. Assim, o corpo vai se acostumar com os horários e você terá facilidade para dormir.

Investir em noites bem dormidas é essencial

O sono é responsável por restaurar as energias do corpo e não é importante apenas para ter disposição, mas para liberar hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo, proporcionando muitos benefícios.

Quando o indivíduo não tem um sono de qualidade e não consegue dormir bem no tempo suficiente para a recomposição do organismo, os danos à saúde são sérios. Além da alteração no humor, falta de disposição e sono diurno, dormir mal pode causar os seguintes problemas:

risco de engordar;
falta de atenção;
risco de desenvolver distúrbios;
queda da imunidade.

Dessa forma, dar uma atenção especial e mudar os hábitos para ter boas noites de sono, é indispensável para ter maior qualidade de vida e evitar transtornos. Sobretudo, para permanecer saudável e ter maior desempenho nas suas atividades de rotina.Portanto, investir em técnicas para melhorar a qualidade do sono contribui para ter uma vida mais saudável e prevenir doenças sérias. Por isso, seguir as dicas e criar uma boa rotina para dormir bem é a melhor forma para ter bem-estar e dias mais leves.Além disso, também é possível recorrer a medicamentos manipulados fitoterápicos. Nesse sentido, a Manipulação Pague Menos pode ajudar, desenvolvendo fórmulas exclusivas de acordo com suas necessidades.Gostou desse post? Agora que já viu dicas importantes para ter sono leve e tranquilo, o que acha de continuar esse assunto e ler este artigo sobre sono e beleza? Acesse agora mesmo!