Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Autocuidado: comece agora a desenvolver bons hábitos

Autocuidado é cuidar mais e melhor de você mesmo. Confira a importância, os tipos e as 15 maneiras de promovê-lo.


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Autocuidado: comece agora a desenvolver bons hábitos

Com toda a certeza, você já deve ter ouvido falar, mas sabe, ao certo, o que é autocuidado? Pois bem, é uma forma de cuidar mais e melhor de si mesmo, englobando questões físicas, mentais e emocionais.

De modo geral, muitas pessoas atrelam o autocuidado a questões relacionadas ao corpo e à aparência, como ter uma rotina de skincare, cuidar do cabelo, ir à academia, etc. É válido destacar que sim, essas são práticas relacionadas ao autocuidado para a promoção do bem-estar físico. No entanto, esse conceito é um pouco mais abrangente.

O autocuidado está diretamente ligado à saúde mental, tanto que a sua ausência pode resultar em quadros de baixa autoestima que, por sua vez, podem desencadear outras condições negativas, tais como depressão e ansiedade.

Ou seja, autocuidado e autoestima estão interligados e, juntos, ajudam na promoção de mais qualidade de vida, saúde física, mental e emocional.

Na prática, o que você pode fazer para conquistar esses resultados? Quais tipos de autocuidado existem? Quais são os seus benefícios? Confira tudo sobre esse tema agora!

O que é autocuidado?

Como o próprio nome sugere, o autocuidado é um cuidado que temos conosco mesmo. Mas, como dissemos anteriormente, não se limita à atenção ao corpo ou à parte estética.

Por esse motivo, pode ser definido como um conjunto de ações e bons hábitos que você tem, com o objetivo de se cuidar melhor fisicamente, mentalmente e emocionalmente, se respeitando, se aceitando e se autoconhecendo.

Essa prática está totalmente relacionada ao amor-próprio, por isso, ela afeta tantos campos da vida de uma pessoa.

Consiste em também olhar para si de uma forma mais gentil e respeitosa, se colocando como prioridade de maneira natural, não egoísta, a fim de promover mais tranquilidade e saúde mental e física.

O que não é autocuidado?

Por outro lado, não é considerado autocuidado atividades e ações que sejam realizadas contra a sua vontade, ainda que elas sejam vistas como benéficas para você.

Afinal, esse conceito consiste em cuidar melhor de si mesmo, a se forçar a fazer algo contra a sua vontade, ainda que seja visto como vantajoso, pode ter efeito contrário.

Pensando dessa forma, não é considerado autocuidado:

  • atitudes e cuidados que são feitas por obrigação;
  • ações que geram sobrecarga e/ou que dão a sensação de “sugar” as suas energias;
  • seguir a opinião do que os outros consideram ser melhor no que se refere aos cuidados e atenção com você mesmo;
  • deixar nas mãos dos outros o cuidado que precisa ter consigo.

Qual a importância do autocuidado?

O autocuidado é importante para que você aprenda a olhar e a cuidar de si mesmo. Ele é essencial para manter a sua saúde física, mental e emocional em dia. Negligenciar esse ato é como colocar os outros acima das suas vontades, necessidades e valores.

Na prática, não significa dizer não para tudo e para todos que, de alguma forma, não lhe tragam benefícios. Mas sim, saber quais são os seus limites, o que é melhor para você, o que mais lhe agrada e deixar isso claro para si e para as outras pessoas.

Por meio da prática do autocuidado conseguimos lidar melhor com os pensamentos e emoções, administrando-os de forma mais assertiva e, até mesmo, conseguindo solucionar os problemas de maneira mais tranquila e eficiente. Além disso, ele também colabora para que sejamos mais empáticos e solidários com outras pessoas. Ou seja, de fato, não se trata de um ato de egoísmo.

E como dissemos logo no início deste artigo, autocuidado e autoestima estão totalmente relacionados. Negligenciar esse ato, seja pela correria do dia a dia, seja por colocar os outros como prioridade, pode deixar você com baixa autoestima.

Quando isso acontece, há grande chance de potencializar, ou mesmo desencadear, uma série de consequências negativas para a sua vida, tais como:

  • quadros de ansiedade e/ou de depressão;
  • perda ou ganho de peso sem que se deseje isso;
  • distúrbios alimentares como bulimia e anorexia.

Quais são os tipos de autocuidado?

Existem, basicamente, quatro tipos de autocuidado, que são:

  • físico;
  • mental;
  • emocional;
  • social.

Autocuidado físico

Consiste nas práticas voltadas para os cuidados com o corpo, tais como prática de, e bons hábitos, por exemplo, não fumar ou beber em excesso, etc.

Autocuidado mental

São todas as ações voltadas para o zelo com a saúde mental. Esse conceito vai desde ler um bom livro, assistir um filme, praticar um hobby, como cozinhar, desenhar e outras, até fazer terapia com um profissional.

Autocuidado emocional

O autocuidado emocional tem bastante relação com o mental, e um acaba refletindo no outro. Aqui, podemos incluir práticas voltadas para o autoperdão, o autoconhecimento e, novamente, sessões de psicoterapia para melhor entendimento das emoções.

Autocuidado social

Como dissemos anteriormente, o autocuidado não é uma ação egoísta. Também por isso, ele envolve a necessidade de convívio social.

Aqui, entende-se estar perto de pessoas que você gosta e que lhe fazem bem, como amigos, familiares, cônjuge, etc.

O autocuidado social também envolve praticar a solidariedade e a empatia de forma verdadeira, sincera e real.

Como promover o autocuidado? 15 dicas de como se cuidar melhor!

Existem diversas maneiras de promover o autocuidado e, com isso, se sentir melhor tanto física quanto mentalmente.

A nossa lista inclui 15 sugestões, e você verá que são ações simples, fáceis de serem inseridas na sua rotina, mas que farão toda a diferença na sua vida.

Assim, para promover o autocuidado, é bastante indicado:

  • ter pequenos momentos de relaxamento todos os dias: por exemplo, parar para tomar uma xícara de chá, ler um trecho do seu livro preferido, ligar para uma pessoa querida, ouvir a sua playlist favorita, etc;
  • se permitir pequenos “mimos” e presentes: comer uma vez na semana naquele restaurante que tanto gosta, ou mesmo preparar o seu prato favorito em casa, comprar um item que estava desejando há muito tempo, entre outros;
  • estar com os seus amigos: fazer rodas de conversa, jantares, encontros em casa, pequenas festas;
  • praticar atividades físicas: lembrando sempre de escolher um esporte que realmente goste de praticar e que lhe traga prazer em fazer;
  • entender as suas emoções: nomear os seus sentimentos, entender porque estão ali, não negligenciá-los — muitas vezes, a ajuda de um profissional de saúde mental pode ser necessário para ajudar você nesse processo;
  • aprender a dizer não: de modo que isso respeite os seus limites, vontades e necessidades, mas sempre lembrando de não ofender ou agredir emocionalmente a outra pessoa;
  • manter a sua casa e ambiente de trabalho organizados: visto que estar com os locais que mais frequentamos arrumados ajuda a promover a sensação de bem-estar, higiene e pertencimento;
  • ter e manter bons hábitos de higiene pessoal: a exemplo dos cuidados com o cabelo, pele, unhas, etc;
  • buscar o cuidado com o corpo: tais como indo ao dentista periodicamente e ao médico para realização de check ups;
  • estimular a mente e o intelecto: buscando novos conhecimentos, ideias, pontos de vista, expandindo a sua área de conhecimento intelectual com curso, treinamentos e outras fontes relacionadas;
  • saber ouvir a si mesmo: escutar quais são as suas reais vontades e desejos, o que pretende trazer e alcançar na sua vida, independentemente da opinião de outras pessoas;
  • afastar-se de pessoas e emoções negativas: mantendo perto de você apenas pessoas, situações e sensações que lhe fazem realmente bem e agreguem valor para a sua vida;
  • procurar evolução espiritual: identificar no que você acredita, quais são as suas crenças, livremente de isso estar atrelado a uma religião;
  • equilibrar vida pessoal e profissional: conseguir se dedicar ao seu trabalho de forma produtiva, eficiente, porém prazerosa, mas saber quando parar para se dedicar à sua vida pessoal, por exemplo, evitando ritmo constante de horas extras, muitas viagens a trabalho, etc;
  • ter boas noites de sono: com qualidade, que seja um reparador físico e mental.

Quais são os principais benefícios do autocuidado?

Só de ter todas essas informações, já dá para ter uma boa ideia dos benefícios do autocuidado para a sua vida, concorda?

Porém, para destacá-lo mais, vamos listar agora as principais vantagens do autocuidado, que são: 

  • eleva a sua autoconfiança e a sua autoestima , evitando uma série de outros transtornos de saúde e de comportamento;
  • melhora a qualidade de vida;
  • ajuda a evitar o desencadeamento de doenças relacionadas ao descuido com a saúde mental e física;
  • melhora o seu relacionamento com outras pessoas;
  • aprimora o seu autoconhecimento;
  • deixar você mais saudável física, mental e emocionalmente.

E como dissemos, por vezes é importante contar com a ajuda de bons profissionais para que o cuidado com você mesmo seja feito de maneira mais precisa e eficiente.

No atendimento farmacêutico Clinic Farma, da rede de farmácias Pague Menos, você tem acompanhamento individualizado para uma série de patologias e tratamentos, além de variados serviços como vacinação, exames laboratoriais, e muito mais.

Acesse agora mesmo a página do Clinic Farma e confira tudo que temos a oferecer para você!