Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saiba o que fazer para diminuir o estresse no dia a dia

Atividades físicas, momentos de prazer e bons hábitos são algumas maneiras de diminuir o estresse. Confira aqui outras e tenha mais saúde e qualidade de vida!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Saiba o que fazer para diminuir o estresse no dia a dia

Diminuir o estresse no dia a dia é essencial para melhorar sua qualidade de vida e saúde como um todo. Um dos principais motivos é que essa condição não afeta apenas o seu relacionamento com as pessoas, mas também pode desencadear diversas doenças.

Aqui, estamos falando desde condições que afetam seriamente a sua condição mental, até problemas físicos graves, como aumento das chances de sofrer um AVC, Acidente Vascular Cerebral.

Ou seja, descobrir como diminuir o estresse vai ajudar você a se tornar uma pessoa mais feliz e, principalmente, saudável. Mas como fazer isso? A boa notícia é que práticas simples, incorporadas à sua rotina, contribuem para evitar o estresse e todas as suas consequências.

Confira agora, 7 dicas do que fazer para diminuir o estresse na sua vida.

O que é o estresse

Diminuir o estresse é uma questão de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, é tão importante que você saiba como fazer isso.

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, 90% da população mundial é vítima do estresse. Dados da ISMA Brasil, International Stress Management Association, colocam o Brasil como o segundo país com maior nível de estresse do mundo.

O estresse é uma reação natural do nosso organismo, desencadeada sempre que nosso corpo entende que estamos passando por uma situação ameaçadora ou de perigo. Quando presente apenas nesses momentos, o chamado estresse agudo, deve ser visto como algo normal, que pode até nos proteger, alertando para agir em determinadas circunstâncias.

Assim, o problema é quando esse quadro se torna crônico, ou seja, quando a pessoa está constantemente se sentindo estressada. Nesse caso, encontrar maneiras de diminuir o estresse é fundamental.

Causas, sintomas e consequências do estresse para o organismo

O estresse pode ser provocado por diversos fatores externos, por exemplo, problemas no trabalho, situações de doença na família ou pessoal, perda de uma pessoa querida, mudança de rotina, sobrecarga de tarefas pessoais e profissionais, entre outros.

Os principais sintomas dele costumam ser: 

dores em diferentes regiões do corpo, tais como cabeça, estômago, músculos etc;
náuseas;
tonturas;
sudorese excessiva;
irritabilidade e impaciência;
dificuldade de memorização e/ou de concentração;
ansiedade e preocupação excessiva;
mudanças repentinas de humor;
sensação de sobrecarga;
queda de cabelo;
dor de cabeça;
sentimento de isolamento e/ou solidão;
infelicidade e/ou depressão.

Encontrar maneiras de diminuir o estresse é bem importante, pois, quando o corpo está passando por essa situação os níveis de cortisol, adrenalina e noradrenalina aumentam consideravelmente.

Com isso, os calibres dos vasos sanguíneos são reduzidos, contribuindo para o desenvolvimento de doenças como hipertensão, arritmia cardíaca e outras relacionadas ao coração e suas funções.

Além dessas, não encontrar meios de diminuir o estresse pode levar a diversos outros quadros, por exemplo: 

transtornos mentais, como ansiedade, síndrome do pânico, depressão e até esquizofrenia;
problemas digestivos como diarreia, constipação, gastrite, refluxo etc;
insônia;
imunidade baixa;
perda da libido;
problemas de pele;
unhas fracas.

7 boas práticas para diminuir o estresse

Por todos esses motivos é tão importante que você coloque em prática formas de diminuir o estresse. Entre as mais indicadas estão: 

pratique atividades físicas;
faça exercícios de respiração;
se dê momentos de prazer;
tenha “válvulas de escape”;
aceite as situações que estão fora do seu controle;
adquira bons hábitos;
gerencie melhor o seu tempo.

Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos ajudam a combater o estresse, já que durante a prática, o corpo libera endorfina, substância que ajuda a diminuir essa condição, bem como a ansiedade, resultando em uma sensação de bem-estar.

Somado a isso, durante as atividades físicas, o seu foco estará em cada ação que está executando, o que ajuda a “limpar a mente” e a diminuir o estresse do dia a dia. 

Faça exercícios de respiração

O controle da respiração é fundamental para reduzir o estresse. A vantagem dessa prática é que ela pode ser realizada em qualquer lugar.

Desse modo, exercícios simples como se concentrar na respiração, ou mesmo encher os pulmões, segurar o ar por alguns segundos e expirar lentamente já trazem bons resultados.

Se dê momentos de prazer

Ter momentos agradáveis e de autocuidado são primordiais quando se busca diminuir o estresse. Ouça as músicas que mais gosta, tome um banho relaxante, prepare a sua comida preferida ou assista a um bom filme. Há inúmeras formas de ter momentos de prazer e se “desligar” um pouco dos problemas.

Tenha “válvulas de escape”

Escrever um diário, fazer terapia, conversar com pessoas queridas, também são outras boas maneiras de diminuir o estresse. Aqui, o propósito é ter alguma “válvula de escape” saudável quando sentir que as situações estressantes estão afetando a sua vida e a sua saúde.

Aceite as situações que estão fora do seu controle

O estresse também pode ser provocado por nós mesmos, por exemplo, quando buscamos mudar ou controlar uma situação que não compete a nós modificá-la. Nesse caso, o mais indicado é aceitá-las do que se estressar tentando modificar algo que esteja além das suas capacidades, por mais difícil que possa ser .

Adquira bons hábitos

Beber mais água, dormir melhor, manter uma alimentação saudável, não fumar e não consumir álcool em excesso, são alguns exemplos hábitos que também ajudam a diminuir o estresse, pois promovem o equilíbrio do seu corpo de maneira geral.

Gerencie melhor o seu tempo

Excesso de tarefas diárias é outro fator desencadeante do estresse. Ter uma agenda e anotar todos os seus compromissos ajuda a administrar melhor o seu tempo e, com isso, diminuir o estresse.

Além disso, é bem importante também que você aprenda a dizer não. Se permitir não assumir mais responsabilidades do que pode dar conta, vai melhorar a sua saúde em diversos aspectos, bem como vai lhe trazer mais qualidade de vida. 

Gostou? Para saber mais sobre como ter uma vida mais calma, acesse este vídeo!