Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

9 segredos para emagrecer com saúde e qualidade de vida

Mastigar adequadamente, ter disciplina alimentar, dormir bem, entre outros. Confira 9 maneiras de emagrecer com saúde e elevar a sua autoestima.


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
9 segredos para emagrecer com saúde e qualidade de vida

Muito além de questões estéticas, a perda de peso tem relação direta com qualidade de vida. Porém, para alcançar esse patamar, é fundamental emagrecer com saúde. Fazer dieta ou exercício físico? Descubra!

De acordo com dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, 6 em cada 10 brasileiros estão acima do peso considerado ideal.

Isso quer dizer que, aproximadamente, 96 milhões de pessoas no Brasil apresentam excesso de peso. Ou seja, o IMC, Índice de Massa Corporal demonstra que está na faixa de sobrepeso ou obesidade.

Assim, é fundamental destacar que situações como essa ajudam a desencadear diversas doenças, ou mesmo dificultar o controle e tratamento. Entre as patologias que estão associadas à obesidade estão a, doenças cardiovasculares, como a e insuficiência cardíaca, e até alguns tipos de cânceres.

A fim de evitar todos esses transtornos, ficar bem fisicamente e elevar a sua autoestima, confira agora, 9 dicas de como emagrecer com saúde e segurança! 

Formas para emagrecer com saúde

Emagrecer com saúde é fundamental para perder peso de maneira adequada e manter o bom funcionamento do seu organismo como um todo.

Além disso, quanto mais equilibrado e saudável for o seu processo de emagrecimento, menores serão as chances de recuperar o peso eliminado. Por isso, o primeiro passo para emagrecer com saúde é ter paciência

Sim! Por mais que inúmeras dietas prometem perda de peso rápida, o que costuma ocorrer, depois de pouco tempo, é a recuperação de todo o peso perdido e até mesmo o extra.

Quando isso acontece, a tendência é “desanimar” do processo e acreditar que não é possível chegar ao corpo ideal tanto para fins estéticos quanto de saúde.

Existem diversas dietas, como a dieta Low Carb e a dieta dos pontos, por exemplo, que podem ajudar no atingimento de objetivos. Mas, o ideal é consultar um profissional para saber qual o tipo de dieta mais adequado para cada caso.

Por isso, para ajudar você nessa missão, separamos estas dicas incríveis, confira! 

Atente-se ao processo de mastigação dos alimentos

Quando se fala em perder peso, a primeira ideia que surge na mente de qualquer pessoa é parar de comer, ou comer menos.

É fato que a redução do peso tem relação direta com a quantidade e qualidade dos alimentos consumidos. Porém, quando se busca emagrecer com saúde, é preciso se atender a diversos outros pontos.

Dessa forma, um dos aspectos que poucas pessoas levam em consideração, é a importância de comer devagar e de mastigar bem os alimentos. Mas, por que isso é necessário?

Quando mastigamos, o cérebro capta os movimentos realizados pelas musculaturas envolvidas e produz impulsos para o centro de saciedade do nosso organismo.

Dessa forma, quando a é feita devagar e a mastigação é realizada adequadamente, damos mais tempo para o cérebro realizar esse processo, fazendo com que o nosso corpo perceba o ponto de saciedade mais rapidamente.

Com isso, é possível, naturalmente, comer porções menores, visto que o próprio organismo vai identificar o momento que está saciado.

Consuma alimentos que ajudam a queimar gordura

Os são aliados importantíssimos de quem busca emagrecer com saúde. Muitos deles, inclusive, potencializam esse processo. Os chamados “alimentos termogênicos”, fazem com que a temperatura do organismo se eleve, consequentemente acelera o metabolismo, levando-o a queimar mais gordura.

Na lista dos alimentos termogênicos temos:

pimenta vermelha; pimentão; laranja; kiwi; mostarda; brócolis; acelga; couve; aspargos; sardinha; salmão; bacalhau; linhaça; gengibre; guaraná; chá verde; café.

Além desses, há outros alimentos que também contribuem com a queima de gordura corporal, são eles

farelo de aveia: melhora o funcionamento do intestino e ajuda a reduzir a absorção de gordura e de carboidratos;banana: ajuda a dar saciedade; frutas cítricas: atuam diminuindo a absorção de gordura pelo organismo; azeite extra virgem: diminui as inflamações nas células; abacate: ajuda a diminuir a sensação de fome; ovo: promove saciedade; cereais.

Tenha disciplina alimentar

Mas além de se atentar aos , a frequência da alimentação é outro ponto essencial para quem busca emagrecer com saúde. É bem importante que você respeite os limites e os sinais do seu corpo, isso inclui evitar comer mais do que sente que precisa.Por isso, é bem importante ter uma rotina alimentar. Isso quer dizer, procurar fazer a mesma quantidade de refeições todos os dias. O cronograma mais indicado inclui três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), em horários regulares e intervalos que deem ao organismo o tempo necessário para fazer a digestão.

Evite as restrições, mas não exagere

Na primeira dica de como emagrecer com saúde, comentamos que é bastante comum as pessoas considerarem parar de comer ou comer menos, se lembra? Isso é uma característica bem comum das dietas restritivas.Contudo, emagrecer dessa forma, leva a duas questões: a primeira é que, quanto mais nos abstemos de um alimento, mais temos vontade de consumi-lo, o que pode até colaborar com a. 

A segunda é que o organismo precisa de todos os tipos de nutrientes para se manter saudável. Por isso, o ideal é buscar um equilíbrio, se alimentando com variedade, mas sem exagerar na quantidade.

Dessa forma, obviamente, alimentos ricos em açúcar ou sal, ultraprocessados, gordurosos, entre outros com características pouco naturais devem ser evitados, não só por quem procura emagrecer, mas como forma de manter a boa saúde de maneira geral.

Aumente o consumo diário de água

Além de manter o organismo devidamente hidratado, o entre as refeições contribui para diminuir a fome, assim como para reduzir a retenção de líquidos

Mas para emagrecer com saúde, é importante se atentar a quanto e como consumir água e outros líquidos. Por exemplo, deve ser evitado beber durante as refeições. Sendo ideal até 30 minutos antes de se alimentar ou 2 horas depois, a fim de evitar a distensão do estômago.

Ademais, dê preferência à água, água de coco, sucos naturais e sem açúcar, e evite refrigerantes, sucos industrializados, bebidas alcoólicas e achocolatados.

Faça atividades físicas regularmente

É evidente que na nossa lista de dicas de como emagrecer com saúde não poderia faltar a prática de atividades físicas, certo?Além de promover bem-estar, qualidade de vida e melhorar a saúde do organismo de maneira geral, os ajudam a intensificar a queima de gordura.

A boa notícia é que é possível incluir atividades simples no seu dia a dia que já contribuem com esse processo, tais como: trocar o elevador pela escada, o carro pela bicicleta, descer alguns pontos antes do destino e caminhar, passear com o cachorro, entre outras. 

Tenha boas noites de sono

Um fato que poucas pessoas sabem é que também ajuda a perder peso. Isso acontece porque, durante o sono, o corpo regula os níveis dos hormônios relacionados à sensação de fome, que são a leptina e a grelina.Somado a isso, boas noites de sono também contribuem para diminuir o cortisol, hormônio do estresse, que ajuda a aumentar o apetite e dificulta o processo de queima de gordura.

Cuide do funcionamento do seu intestino

O bom também tem relação direta com o emagrecimento. Isso acontece porque, quando o trânsito intestinal está dentro do considerado ideal, há menos retenção de líquido, assim como uma melhor absorção dos nutrientes.

Esses pontos ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar mais calorias, levando à perda de peso de uma forma mais saudável.

Busque acompanhamento com profissionais qualificados

No entanto, ainda que essas dicas sejam acessíveis e eficientes a todos, se lembre que, para emagrecer com saúde, o acompanhamento de profissionais da saúde é essencial, principalmente para tratar transtornos alimentares.

Além de orientarem sobre os alimentos mais indicados para o seu organismo e quais os exercícios mais adequados para a sua idade e porte físico, como musculação ou lutas, também podem solicitar exames clínicos para verificar como está a sua saúde de maneira geral e recomendar suplementos para ajudar no processo.

Para isso, você pode contar com o , consultório farmacêutico da rede Pague Menos, para acompanhar o tratamento de diabetes, colesterol, e, claro, perda de peso saudável.

Os riscos do emagrecimento inadequado

Como você pôde ver, emagrecer com saúde é totalmente possível. Por mais que você tenha pressa em perder peso, é fundamental lembrar que  se não agir corretamente, seu corpo pode sofrer diversas consequências.Por exemplo, dietas restritivas que prometem resultados rápidos tendem a diminuir o consumo de nutrientes ideal para uma vida saudável.

Quando isso acontece, seu corpo começa a apresentar sinais de déficit e anemia, tais como queda de cabelo, problemas na, enfraquecimento das unhas, entre outros.Por isso, tão importante quando emagrecer, é ter saúde nesse processo. Além de elevar a sua autoestima, perder peso dessa maneira garante resultados mais duradouros e muito mais qualidade de vida.Gostou? Quer saber mais? e descubra exercícios essenciais para o seu emagrecimento saudável!