Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Entenda tudo sobre transtornos alimentares e como tratá-los

Os transtornos alimentares podem acarretar diversos problemas na saúde. Veja como evitá-los.


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Entenda tudo sobre transtornos alimentares e como tratá-los

Transtornos alimentares são distúrbios que afetam totalmente o modo como a pessoa se alimenta, causando impactos severos na saúde geral. Esse tipo de problema tem origem mental, mas em alguns casos, está associado a culturas, hábitos e localidades. De toda maneira, esse contratempo deve ser tratado o quanto antes, pois pode levar à morte.

O que é a busca de um corpo perfeito pode, muitas vezes, esconder um transtorno alimentar. Mas, é preciso separar o que é normal e o que é doença. Esta, por sua vez, é o excesso de algum hábito alimentar. Causando muito emagrecimento, problemas no estômago, na saúde mental e aumentando o risco de morte.

Neste post, o Sempre Bem traz explicações sobre o que é transtorno alimentar, os principais problemas dessa ordem, seus sintomas e causas, além de dicas de prevenção. Acompanhe!

Conheça os principais transtornos alimentares, suas causas e sintomas

Bulimia Nervosa

A bulimia nervosa se caracteriza por ser um quadro em que a pessoa, depois de comer bastante, faz algum esforço para regurgitar tudo. Isso geralmente é feito colocando os dedos dentro da garganta.

É um quadro de compulsão alimentar seguido de um hábito nocivo para descartar tudo o que se ingeriu. Quase como se a pessoa estivesse se punindo por ter feito algo de errado — neste caso, comer muito além do normal.

Veja os sintomas da bulimia nervosa:

emagrecimento;

inflamações na garganta;

refluxo gástrico;

comer muito além da conta;

problemas estomacais;

cáries e sensibilidade nos dentes.

Anorexia

Também conhecida como anorexia nervosa, é um dos transtornos alimentares que leva a pessoa a ter uma falsa imagem de si, se enxergando sempre como obesa. Assim, não adianta o quão magro ou até desnutrido esteja o acometido por essa doença, ele sempre vai tentar emagrecer mais.

Um dos gatilhos mentais desse transtorno é o medo de ganhar peso. Na mente do anoréxico, isso afeta a sua imagem pessoal e social. Ao comer cada vez menos, ou mesmo não comer nada, a pessoa adoece gradualmente e tende a se desnutrir e falecer quando não é tratada.

Veja os sintomas da anorexia:

  • olhar-se muitas vezes no espelho, com o corpo exposto, e se sentir ou dizer que está gorda ou gordo;
  • comer pouco sempre;
  • evitar comer;
  • contar calorias de qualquer alimento que se consuma;
  • não comer em público;
  • praticar muitos exercícios físicos para perder peso rápido;
  • ingerir medicamentos para emagrecer.

Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar é um dos graves transtornos alimentares que leva a outros, como a obesidade. O principal motivo é que por comer demais, a pessoa tende a ganhar muito peso, ficando com a saúde comprometida e aumentando o risco para distúrbios relacionados. Entre eles, a diabetes e o colesterol alto.

Esse transtorno pode acontecer em episódios isolados ou ser frequente, e se caracteriza quando a pessoa come muito, mesmo quando já não aguenta mais.

Veja os sintomas da compulsão alimentar:

  • comer muito de uma só vez ou em todas as refeições;
  • não conseguir parar de comer mesmo quando se está “com a barriga cheia”;
  • comer depressa;
  • comer alimentos sem estarem preparados adequadamente, como cozidos, fritos ou assados;
  • ganhar peso;
  • passar mal após comer.

Vigorexia

A vigorexia é uma condição de saúde alimentar em que a busca pelo corpo torneado acontece de forma desenfreada.

Esse problema também é conhecido como Síndrome de Adonis ou transtorno dismórfico muscular, caracterizando a prática de atividades físicas em excesso como um dos principais sintomas.

Veja os sintomas da vigorexia:

excesso de exercícios físicos com o objetivo de ganhar massa muscular;

cansaço muscular crônico;

irritação;

uso de suplementos alimentares além do normal;

uso de anabolizantes;

insônia;

preocupação excessiva com a saúde física e a alimentação;

ficar se olhando no espelho “se admirando” constantemente.

Ortorexia

Preocupar-se obsessivamente com a qualidade e a procedência dos alimentos que se vai comer, é característico da ortorexia.

A busca incessante por alimentos saudáveis é um padrão desse transtorno alimentar. Fazendo com que a pessoa se preocupe mais com as características do alimento do que com a própria alimentação em si.

Veja os sintomas da ortorexia:

  • estudar e pesquisar sobre todos os alimentos, antes de consumi-lo;
  • evitar comer o que não se conhece;
  • não consumir alimentos industrializados;
  • evitar ao máximo comer fora de casa;
  • só comer fora de casa em locais que atendam a todos os requisitos que a pessoa julga serem saudáveis o suficiente;
  • contar calorias e valores nutricionais de cada alimento;
  • comer produtos orgânicos sempre;
  • planejar de forma sistemática as refeições, contando calorias, tipo de comida, dia da semana e quantidade, como se estivesse em uma dieta extrema.

Transtorno de ruminação

Esse distúrbio alimentar é diagnosticado para uma pessoa, quando ela rumina a comida frequentemente. Ou seja, depois de se alimentar, ela regurgita pequenos pedaços ou os mantêm na boca mastigando-os por horas a fio, sem engolir nada.

A inflamação do estômago, dores abdominais, desidratação, desnutrição e até a morte são as complicações trazidas por esse transtorno alimentar severo.

Veja os sintomas:

  • comer uma refeição pela metade, ruminando por horas o que se consumiu;
  • regurgitar;
  • garganta inflamada;
  • cáries.

Transtorno de compulsão alimentar periódica

Essa compulsão alimentar se enquadra em episódios espaçados em que a pessoa come muito mais do que suporta. Fazendo-a passar mal e se sentir psicologicamente abalada por isso.

O também conhecido pela sigla TCAP é diferente da bulimia, e não tem a fase da regurgitação, fazendo com que todos os alimentos sejam ingeridos, seja qual for a quantidade consumida.

Veja os sintomas do transtorno de compulsão alimentar periódica:

constrangimento ao fazer refeições em grupo;

evitar comer próximo de pessoas;

comer muito mais do que o normal;

aumento de peso;

obesidade.

Picacismo

O picacismo é um transtorno alimentar bastante peculiar, pois, diferente de outros, ele acontece quando a pessoa ingere coisas que não são especificamente alimentos. Podem ser cabelos, sujeira, terra, areia, pedaços de madeira e tantos outros materiais que causam males ao organismo.

Vale reforçar que esse transtorno só é confirmado quando ele é feito de maneira isolada. Ou seja, quando ele não é ligado a um costume de alguma cultura — como uma prática comum feita por um grupo de pessoas ou sociedade como um todo.

Veja os sintomas do picacismo:

  • comer objetos e materiais que não são alimentos — cabelos, unhas, terra, barro, etc;
  • problemas estomacais;
  • outras doenças podem estar associadas, como a esquizofrenia;
  • incapacidade de identificar que tal material ou objeto não faz bem à própria saúde, e insistir no seu consumo.

Como tratar transtornos alimentares e evitá-los?

Todos os transtornos alimentares têm uma base mental para acontecerem. Portanto, para evitar ou mesmo tratar de algum dos distúrbios, é preciso recorrer a um profissional de saúde mental, como psiquiatra e psicólogo.

Dessa maneira, eles poderão recomendar a prática de alguns novos hábitos para reverter os quadros de saúde. Em alguns casos mais graves de transtornos alimentares, pode ser necessária a internação ou cirurgias para remover materiais do estômago, como cabelo.

O uso de medicamentos também pode ser feito, como estabilizadores de humor, anti-inflamatórios e analgésicos, para tratar de crises agudas.

Por isso, a qualquer sinal de que você ou uma pessoa próxima esteja com algum desses transtornos alimentares, é preciso buscar ajuda médica. Relatar o que se sente e buscar apoio familiar são essenciais para que o tratamento seja bem sucedido.

Nesse momento, também é importante contar com medicações especiais que auxiliam no tratamento prescrito com segurança, tecnologia e qualidade. No AME da Pague Menos você encontra diversos medicamentos específicos para a psiquiatria, endocrinologia adulta e pediátrica. 

Para ficar ainda mais por dentro, conheça um dos transtornos alimentares graves. Veja aqui as consequências físicas e psicológicas da bulimia nervosa!