Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Suplementos para perder peso: os 6 melhores e como usar

Os suplementos para emagrecer combinados com uma dieta balanceada e a prática regular de atividades físicas pode ser eficaz. Veja os 6 mais indicados.


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Suplementos para perder peso: os 6 melhores e como usar

Os suplementos para emagrecer, quando usados adequadamente ajudam a perder peso de maneira saudável. Entretanto, é fundamental associar a uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.

Esse tipo de suplemento, com ação termogênica, aumenta as funções metabólicas e estimula a queima de gordura. Também pode ser rico em fibras, o que colabora para que o intestino seja capaz de absorver menos gordura proveniente da alimentação.

Neste post você vai saber o que são os suplementos para emagrecer e como eles podem ajudar no processo de perda de peso. Continue lendo para saber quando são indicados e quais são as 6 melhores opções do mercado e como utilizá-los!

O que são os suplementos para emagrecer e como auxiliam a perda de peso?

São substâncias preparadas com o intuito de acelerar o metabolismo e estimular a queima de calorias. Com função termogênica – aumento da temperatura corporal – colabora com a perda de peso, mas é preciso ter cuidado para que esse seja um complemento saudável.

Os suplementos fornecem nutrientes importantes como fibras, vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos, com o objetivo de repor algum desses elementos no organismo. Entretanto, é primordial que seu uso seja acompanhado de uma dieta balanceada e atividades físicas.

Antes de suplementar é essencial buscar orientação de um especialista capacitado para indicar o tipo de suplemento que melhor se aplica de acordo com cada caso. A perda de peso requer um empenho multidisciplinar, logo, ter ajuda profissional pode garantir melhores resultados.

Quando utilizados de maneira incorreta, os suplementos para emagrecer podem causar reações adversas como alterações do sistema nervoso, palpitações cardíacas, inquietação e insônia. O emagrecimento saudável deve priorizar a saúde e o bem-estar, sem acarretar risco de vida.

Quando seu uso é indicado?

Existem diversos tipos de suplementos com finalidades diferentes, até mesmo entre os que são usados para emagrecimento. Assim, é preciso que um profissional especializado oriente e direcione o mais indicado para cada situação, assim como a dosagem certa.

Alguns suplementos, devido à ação termogênica, aceleram a perda de peso, enquanto proporcionam o ganho de massa magra. Contudo, para obter esse resultado é preciso incluir no processo uma alimentação voltada para o objetivo em conjunto com a prática de exercícios físicos.

Vale ressaltar que cada metabolismo reage de uma forma diferente, variando de acordo com cada pessoa e seus hábitos de vida. Enquanto uma tem mais facilidade para a perda de peso, outras podem levar mais tempo para perceber os efeitos da mudança de hábitos e uso de suplementos.

Quais são os 6 melhores do mercado e como utilizá-los?

No Brasil, um em cada quatro adultos sofre de obesidade — os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019, pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Assim, mais de 60% da população adulta brasileira sofre com a condição de sobrepeso e, certamente, uma grande parcela busca nos suplementos uma alternativa de emagrecimento.

São diversas as opções de produtos disponíveis no mercado. Selecionamos 6 exemplos que são considerados os melhores e mais eficazes para quem deseja perder peso. Confira!

1. Glutamina

Um aminoácido presente em abundância no sangue, a glutamina é usada na produção dos tecidos — pele, unha, músculos, órgãos – e como fonte de energia celular do sistema imunológico.

Apesar de não haver estudos científicos que comprovem sua eficácia, o suplemento colabora para a melhoria das funções intestinais, facilitando o processo digestivo e a liberação de toxinas absorvidas da alimentação no dia a dia.

2. Creatina

A creatina é usada, especialmente, para aumentar o desempenho durante as atividades físicas, o que colabora para a queima de calorias. Assim, o suplemento contribui para o aumento da força e da massa muscular.

O suplemento favorece o emagrecimento ao ajudar a manter o tecido muscular magro e o metabolismo ativo, o que influencia a queima de gordura e perda de peso. Outro aspecto positivo é que a creatina possui propriedades hidratantes, o que beneficia o metabolismo.

3. Whey protein

Um dos mais populares suplementos, o whey protein, é uma proteína que o organismo absorve rapidamente. É obtido do soro do leite e oferece os aminoácidos essenciais que auxiliam a regeneração muscular.

Para quem deseja emagrecer, o whey protein estimula a saciedade, logo, uma pessoa com sobrepeso tende a comer menos, o que colabora para a perda de gordura corporal.

4. Ômega-3

Esse é um suplemento que ajuda no controle do apetite e beneficia o aumento da ação da insulina, transformando o açúcar em energia antes do armazenamento da gordura no organismo.

Além disso, é um excelente componente para melhorar o desempenho durante os exercícios físicos, aumentando a força muscular e a potência aeróbica. O ômega 3 tem capacidade de regulação dos níveis do hormônio leptina, secretado pelas células de gordura do corpo, estimulando o pensamento de saciedade no cérebro.

5. BCAA

Os aminoácidos de cadeia ramificada — leucina, isoleucina, valina — são substâncias essenciais para construção e recuperação muscular e estão presentes em cerca de 19% das proteínas musculares.

O suplemento tem ação metabólica nos músculos, fornecendo a energia necessária durante as atividades físicas. Dessa forma, enquanto a suplementação estimula o ganho de massa muscular, favorece a perda de peso.

Dos 20 aminoácidos componentes do corpo, apenas 11 são produzidos pelo organismo. Entre os 9 faltantes – histidina, lisina, fenilalanina, metionina, triptofano, treonina, leucina, isoleucina e valina — os três últimos são os mais importantes para a manutenção da massa muscular, por isso, o uso do suplemento pode ser benéfico.

6. Cafeína

A cafeína é uma substância lipossolúvel que ao ser ingerida, ativa duas enzimas responsáveis pela queima da gordura — lipase, que é o hormônio sensível, e perilipina que juntas desencadeiam uma série de respostas no organismo como a liberação de adrenalina, ativação do sistema nervoso central e aumento da pressão sanguínea.

Ao estimular a quebra da molécula de gordura, o suplemento termogênico é um poderoso potencializador da perda de peso. Seu consumo pode ocorrer ao longo do dia para acelerar o metabolismo, ou antes de uma atividade física para melhorar o desempenho e ajudar no processo lipolítico.

Como citamos no início, os suplementos para emagrecer podem ser uma boa alternativa complementar, mas é preciso ter cuidado em sua ingestão. O acompanhamento especializado ajuda a fazer a escolha certa do produto e evitar prejuízos à saúde.

Além disso, sem um programa multidisciplinar será mais difícil perder peso e ao se sentir frustrado por não alcançar o objetivo, uma pessoa acima do peso pode ter crises de ansiedade e descontar na comida, se alimentando mais do que o necessário, causando, portanto, um efeito reverso.

Com o acompanhamento adequado é possível criar uma rotina saudável, com alimentação nutritiva e sem exageros. Com a prática de exercícios e suplementação de acordo com os propósitos de perda de peso, as chances de sucesso são ampliadas.

Nas Farmácias Pague Menos, umas das patrocinadoras oficiais da Seleção Brasileira, você encontra os principais e melhores suplementos para emagrecer.

Se você gostou deste post aproveite para conhecer os produtos suplementares de emagrecimento disponíveis no site da Pague Menos e realizar suas compras de um jeito prático, rápido e seguro!