Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Dieta Low Carb: entenda o que é, para que serve e como fazer

Entenda o que é dieta low carb, seus benefícios, como ela deve ser feita e quais são os alimentos que você deve eliminar e incluir no seu cardápio!


Atualizado em:

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Dieta Low Carb: entenda o que é, para que serve e como fazer

Ganhar mais saúde quase sempre é sinônimo de ter um corpo mais magro. E nesse sentido, a dieta low carb é a solução para que você tenha os dois de um jeito prático e funcional. Por isso, esse regime precisa ser feito com atenção, para que o resultado seja o mais saudável possível.

Ela se tornou uma queridinha entre pessoas que querem emagrecer sem sofrer, pois, as restrições que ela coloca são simples de seguir. Mas, isso não significa que a low carb exija menos disciplina.

Neste post, iremos explicar o que é a dieta low carb, como ela se diferencia de outras, como funciona, o que pode ou não comer, e quais são os benefícios de seguir esse regime!

O que é dieta low carb?

Basicamente, a dieta low carb é um regime que corta a maior parte dos carboidratos que você consome. Ou seja, todos os alimentos que têm esse elemento, são excluídos dos seus pratos do dia a dia, ou reduzidos quase a zero.

Isso acontece devido os carboidratos serem elementos que fazem parte de pratos como arroz, massas e pães. E no organismo, a substância se transforma em glicose, o açúcar do sangue.

Essa glicose fornece a energia ao organismo, porém, quando não é usada ela se transforma em gordura e fica acumulada no corpo. Isso gera, entre outros problemas de saúde, o aumento de peso.

Para se fazer essa dieta corretamente, deve-se eliminar até 45% dos carboidratos da alimentação, a fim de manter a saúde estável e, ao mesmo tempo, conseguir perder peso.

Qual é a diferença entre a dieta low carb e outras dietas?

Ela tem o foco de cortar a alimentação carregada em carboidratos, para ter resultados no curto prazo. Assim, ela promove a perda de peso de forma rápida, mas, nem por isso arriscada para a saúde.

Já outras dietas privilegiam o aumento de massa magra, que são os músculos, e a perda de gordura corporal, causada pelo alto consumo de carboidratos. Essas dietas geralmente têm o objetivo a longo prazo, e são mais difíceis de se manter.

Por que é importante manter a saúde e o peso em dia?

A dieta low carb levanta o assunto da preocupação com a saúde, focada nas consequências do aumento de peso.

O ganho de peso em decorrência do alto consumo de carboidratos pode levar a grandes chances de se contrair problemas de circulação sanguínea e a diabetes do tipo 2.

Essa é a doença que pode ser adquirida por conta da má alimentação.

Em casos mais graves de uma dieta rica em carboidratos, sedentarismo e falta de controle de peso, há o sério risco de acontecerem problemas no coração, infarto e derrames cerebrais.

Todos esses contratempos estão relacionados com a má circulação de sangue, que é causada pela diabetes ou mesmo pelo acúmulo de gordura nas veias e artérias.

Como a dieta low carb é feita?

Deve ser feita baseada em um corte quase que total de alimentos ricos em carboidratos.Trocas de alimentos também devem ser feitas, por exemplo, o arroz branco pelo arroz integral, e de pães com farinha branca, por pães integrais.

Assim, esse regime está baseado tanto na quantidade de alimentos ingeridos como principalmente na sua qualidade. Desse modo, intervalos de tempo maiores entre cada refeição devem ser adotados.

Outro fator que a dieta de baixo consumo de carboidratos traz é a ingestão de até 30% de gordura magra e mais 30% de proteínas. Essa proporção fornece a energia necessária ao organismo e evita crises de mal estar por falta dela.

Quais são os alimentos permitidos e proibidos na dieta low carb?

Há muitos alimentos para entrar nas refeições de uma low carb assim como para serem retirados.

Também, há comidas que podem ser consumidas, desde que seja com moderação, para evitar o excesso de carboidratos.

Portanto, esse balanço deve ser bem dosado para que os resultados aconteçam.

Veja os alimentos que devem ser excluídos do seu cardápio:

massas e pães com farinha branca;
industrializados;
doces;
margarina;
bolachas e derivados;
bacon;
carne vermelha gordurosa — picanha, maminha, costela, cupim, entre outras;
refrigerantes.

Confira os alimentos que devem ser incluídos no seu cardápio:

abobrinha;
alface;
maçã;
vagem;
chuchu;
couve;
brócolis;
nozes;
castanhas;
peixes sem pele;
frango sem pele;
leites desnatados;
queijos magros — brancos e outros;
barrinha de cereal;
tomate.

E ainda, os alimentos que devem ser consumidos com moderação:

batata-doce;
banana;
feijão;
aveia;
cenoura;
beterraba;
mandioca;
cará;
pera.

A dieta low carb funciona?

Em grande medida, a dieta de baixo consumo de carboidratos funciona bem. Claro que é preciso seguir recomendações médicas e, se possível, de um nutricionista.

O acompanhamento médico é fundamental para que nenhum problema de saúde apareça por conta da mudança brusca na alimentação. Assim, fazer os passos certos traz a certeza da redução de peso e prevenção de doenças, com equilíbrio.

Quais são os benefícios da dieta low carb?

A dieta low carb é muito conhecida e feita por quem busca um corpo com a estética mais magra. Porém, esse regime traz mais vantagens no curto e médio prazo para prevenir vários problemas de saúde, que nem sempre são divulgados.

Aumenta a saciedade

Com o consumo de alimentos ricos em fibras, como maçã e verduras, o trato intestinal funciona melhor e isso ajuda a aumentar a sensação de “ficar satisfeito”. Mesmo depois de consumir porções pequenas de comida.

Previne a diabetes

A diabetes do tipo 2, que é adquirida por, entre outros motivos, o consumo exagerado de carboidratos, é evitada por essa dieta.

Evita problemas de circulação sanguínea

Os carboidratos que não são usados pelo organismo para fornecer energia se transformam em gordura e ficam depositados em veias e artérias. O que atrapalha a circulação do líquido.

Por isso, a dieta é muito benéfica nesse ponto, pois oferece a quantidade justa de carboidratos para o corpo, sem o risco de se acumularem em forma de gordura.

Previne AVC e infarto

Uma das maiores causas de acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infartos é a má circulação de sangue, causada pelas placas de gordura que ficam em veias e artérias.

Logo, a dieta impede que esses contratempos aconteçam, por excluir quase toda a substância do cardápio.

Aumenta a massa magra no corpo

Com as trocas de alimentos e a prática de atividades físicas, a massa magra, que constitui os músculos, fica mais disponível no organismo.

Ajudando a formar um corpo mais torneado e resistente para fazer exercícios físicos e realizar tarefas no dia a dia.

Quais são as recomendações gerais para fazer a dieta low carb?

Para atingir o melhor resultado com esse tipo de dieta que elimina carboidratos, é preciso seguir algumas recomendações. Assim, a sua saúde será mantida da melhor forma.

A primeira atitude é consultar um médico ou nutricionista e dizer qual é a sua intenção com a dieta. Assim, eles irão pedir exames para constatar seus limites e o melhor cardápio para o seu perfil.

Uma dieta desse tipo também não é indicada para alguns grupos de pessoas, pois ela pode agravar a saúde delas ao invés de ajudá-las.

Entre as categorias estão quem já tem diabetes, insuficiência renal, cardíaca ou do fígado. Por isso, ela deverá incluir alimentos ricos em outras substâncias, para suprir a baixa quantidade de carboidratos disponível no organismo.

É bom investir em pratos como saladas com frango e carne assada ou grelhados. Assim, você ficará com bastante energia e satisfação, ganhando mais qualidade de vida. Também, é importante sempre contar com a ajuda profissional, para aproveitar melhor o regime.

No Clinic Farma, por exemplo, você tem acesso a exame de bioimpedância, exames laboratoriais complementares, orientações farmacêuticas e prescrições de MIPS, manipulados que podem ajudar você nesse processo. O serviço calcula a sua massa corporal, gordura e outros índices, e ajuda você a encontrar a melhor dieta, exercícios e outras ações, para reduzir e controlar o peso, com equilíbrio.

Aprenda mais sobre outras dietas e ganhe saúde. Leia este post que explica todas as diferenças que você precisa conhecer entre a dieta low carb e a cetogênica!