Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

8 exercícios para queimar gordura com saúde

A perda de peso deve ser realizada com segurança. Neste artigo você conhecerá exercícios para queimar gordura com saúde.


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
8 exercícios para queimar gordura com saúde

A preocupação com o corpo é um fator que faz parte do dia a dia de muita gente. Dietas, exercícios para queimar gordura, restrições e demais atitudes são adotadas com o intuito de atingir o emagrecimento e um corpo “agradável”.

Porém, como tudo que envolve o corpo humano e a saúde, é importante que todo o processo de perda de peso seja realizado de forma segura e, se possível, com o acompanhamento profissional.

Mas, se você deseja começar a perder peso por conta própria, tem exercícios que não oferecem riscos e tem um resultado significativo se realizados periodicamente. Ficou curioso? Continue lendo!

Por que fazer exercícios físicos?

A prática contínua de exercícios físicos tende a agregar benefícios duradouros para as pessoas. A longo prazo é possível perceber o aumento da produtividade, disposição e melhor condicionamento para atividades do dia a dia.

Muitas pessoas recorrem a academias e profissionais especializados em esportes, mas, se você é do time de emagrecer por conta própria, há um mundo de possibilidades de atividades simples e que podem te ajudar a emagrecer com saúde e qualidade de vida.

Alguns dos principais benefícios dos exercícios para o emagrecimento são:

8 exercícios para queimar gordura

Pessoas vêm adotando com mais frequência treinos e esportes em suas rotinas. E, para incentivar essa prática saudável, separamos 8 exercícios de fácil adaptação e ótimo retorno de resultados.

Um ponto de atenção é que a perda de calorias vai depender do tempo que a atividade dura e da intensidade que ela demanda. Confira os exercícios!

Corrida

Esse exercício pode ser realizado tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. É essencial que o praticante mantenha um ritmo e vá aumentando a intensidade dos treinos conforme o seu condicionamento físico.

É importante que sejam utilizados tênis e roupas adequadas para essa atividade, já que devido ao atrito com chão, sapatos sem ser específicos para treinos podem gerar problemas a longo prazo.

Outro ponto de atenção para quem deseja fazer esse exercício, é começar aos poucos. Entenda os sinais que seu corpo te dá e vai conforme ele aguenta. Não vá além, para não se sobrecarregar e ter um efeito reverso.

Uma dica legal é contar com acessórios que aprimorem a sua experiência, como os smartwatches e aplicativos de corridas que contabilizam o número de passos, velocidade, frequência cardíaca e o principal, a quilometragem percorrida.

Caminhada

Mais indicada para quem não tem contato com esporte físico ou para quem busca algo mais tranquilo, a caminhada é ideal, pois não gera impacto e nem necessita de grandes esforços.

A longo prazo, é importante que a pessoa vá estendendo a distância que caminha, assim seu corpo vai se adaptando para conseguir realizar outros exercícios. O principal ponto positivo da caminhada, é a possibilidade de poder ser realizada em qualquer lugar a céu aberto, como seu próprio bairro e parques, por exemplo.

Natação

A natação é uma prática esportiva que, além de promover a queima de gorduras, ainda ajuda na definição e no aprimoramento da musculatura. Por ser dentro da água, o corpo precisa estar em um esforço constante, aumentando a resistência e melhorando aspectos como a respiração.

Hidroginástica

Geralmente é indicada para que os idosos mantenham o bom funcionamento dos membros. Porém, a hidroginástica também pode ser uma ótima alternativa para quem deseja queimar gordura e melhorar a saúde cardiorrespiratória.

Aulas de dança

Essa é uma opção para quem, além de querer perder peso, busca uma forma de desestressar e desligar da correria do dia a dia. É possível encontrar o melhor ritmo para você, e assim, se matricular no tipo de dança que mais se identifica.

A mais comum para a perda de peso, é a Zumba, pois realiza movimentos com os membros superiores e inferiores. Ela tem uma intensidade avançada, ou seja, para quem está começando pode ser um pouco puxado.

A dança também colabora na saúde cardiorrespiratória, no aumento da flexibilidade e na definição dos músculos, aumentando a resistência do corpo do dançarino.

Lutas em geral

As lutas, assim como a dança, podem significar mais que a prática de perder peso, pode se tornar lazer ou um hobbie. Muay thai, Jiu-jitsu, Boxe e judô são algumas das grandes variedades que existem por aí.

Esse tipo de exercício ajuda no fortalecimento da musculatura e na tonificação dos músculos trabalhados nas aulas. Além disso, é possível melhorar o condicionamento físico e a resistência corporal.

Crossfit

Indicado para as pessoas que já estão habituadas a frequentar a academia, essa prática é baseada em circuitos com exercícios de alta intensidade, com pequenos intervalos entre eles.

O crossfit pode ser realizado em ambientes internos, como academias ou ao ar livre. Para a prática são utilizados pneus, cordas e barras de ferros.

Treinos aeróbicos

Esses treinos são realizados com o apoio de pesos leves e demais artigos que possibilitem uma prática tranquila e mais focada no sistema cardiovascular. Eles são uma ótima opção porque, além de ajudar no sistema interno, colaboram com a questão estética do corpo.

O alongamento é importante?

Como tudo na vida, o preparo é essencial e nos exercícios físicos não é diferente. O alongamento é composto por atividades de curta duração e de baixa complexidade, que servem para aquecer o corpo e prepará-lo para o que está por vir.

Alimentação como sua aliada

Além das opções de treino, a alimentação supre um papel muito importante na perda de peso de forma saudável.

É essencial que pessoas que queiram emagrecer, busquem um profissional para conseguir encontrar uma dieta balanceada e que faça sentido para o seu perfil. Uma alimentação equilibrada garante que seu corpo terá os nutrientes e energia suficientes para a realização completa dos exercícios que você irá escolher, seja ele qual for.

Comece agora

Agora que você já sabe quais são os principais exercícios para queimar gordura de forma saudável, escolha a que melhor se adequa ao seu estilo de vida e propósito.

Sabemos que o emagrecimento envolve muitos fatores e por isso separamos “9 segredos para emagrecer com saúde e qualidade de vida”, então não perca tempo e confira agora mesmo nosso artigo, é só clicar aqui!

Por último, é importante ressaltar a importância de contar com acompanhamento profissional em todos os processos de emagrecimento, só assim você garante a qualidade da sua saúde física e emocional.

Além disso, contar com medicamentos personalizados e específicos para a sua necessidade podem ajudar no processo de emagrecimento. Na Farmácia de Manipulação da Pague Menos, você encontra fórmulas como o Morosil que traz os seguintes benefícios: