Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saiba como melhorar a imunidade com estas 8 dicas

Veja 8 dicas práticas de como melhorar a imunidade e conquistar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida de formas simples!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Saiba como melhorar a imunidade com estas 8 dicas

Um sinal de que a sua saúde não anda bem é ter gripes, resfriados e outras doenças com frequência. Contra tudo isso, há vários jeitos de como melhorar a imunidade, que vão te ajudar tanto no combate desses contratempos como a ter mais qualidade de vida.

A imunidade é a capacidade de o seu organismo combater agentes estranhos, como vírus, fungos e bactérias. Dessa forma, quando a ela está alta, mesmo que esses invasores ataquem, você se sentirá bem e disposto.

Já na imunidade baixa, os contratempos como cansaço, falta de disposição, náuseas e vômitos aparecem sempre. Para evitar que agentes causadores de doenças corriqueiras até mais severas consigam se instalar em seu organismo, é preciso se proteger.

Por isso, não deixe de conferir este post, que ensina 8 dicas de como melhorar a imunidade para se sentir bem!

1. Não fumar é um jeito eficaz de melhorar a imunidade

O tabagismo ou o fumo regular causam problemas no organismo, tanto no curto, médio e longo prazos. A fumaça do cigarro provoca deficiências nos pulmões, impactando na capacidade de respiração e atrapalhando a saúde em atividades diárias.

Um dos grandes problemas que o cigarro causa é a pneumonia. O fumo abre as “portas” do corpo, deixando-o mais vulnerável a vírus e agentes contaminantes. Vale reforçar que a pneumonia quando não tratada adequadamente pode levar a sequelas nos pulmões ou à morte.

2. Ter uma alimentação saudável

A alimentação é a base de como aumentar a imunidade. Nesse sentido, não é preciso ter uma dieta balanceada por um nutricionista, mas sim fazer refeições com alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Boa parte de como melhorar a imunidade se dá quando o organismo está abastecido com nutrientes que fazem seu funcionamento ficar equilibrado.

Caso contrário, na deficiência de alguma vitamina ou mineral, o corpo fica mais exposto a infecções e doenças. Veja exemplos dos principais alimentos para incluir nas suas refeições:

frutas: maçã, mamão, abacate, banana, pera, abacaxi, laranja, melão, caqui; carnes vermelhas, peixes e aves: sem pele e com pouca gordura, feitos grelhados ou assados; legumes: abóbora, abobrinha, pepino, berinjela, milho, goiaba, tomate, rabanete; verduras: alfaces de diferentes tipos, alho-poró, escarola, espinafre, salsa, agrião, rúcula; oleaginosas: nozes, castanhas, macadâmia, amêndoas; cereais: aveia, trigo, granola, centeio, chia, linhaça.

3. Praticar atividades físicas

Realizar atividades com frequência está associado a uma melhora significativa da imunidade, trazendo muitos benefícios ao seu bem-estar. Pedalar, fazer caminhadas, nadar, correr, entre outros esportes, são ideais para fortalecer seu sistema imunológico.

Os exercícios estão ligados a uma melhoria do funcionamento do organismo, de maneira geral. Eles ajudam, por exemplo, na circulação sanguínea, equilíbrio do colesterol e glicose, redução do triglicerídeos e controle do peso.

Desse modo, todos esses pontos positivos aumentam a imunidade. Não é preciso fazer uma atividade de forma intensa. Basta, somente, de 15 a 20 minutos de prática em até três vezes por semana, que os efeitos positivos já serão atingidos.

4. Manter um bom sono

Noites de sono plenas são uma forma natural de aumentar a imunidade. Além do descanso do corpo e mente que reduzem o estresse, dormir repara o organismo do cansaço durante o dia.

Por isso, essa reparação deve ser bem feita, com período de 6 a 8 horas para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, um bom sono é responsável por entregar mais disposição física e mental a você, para o dia seguinte.

Um dos principais motivos para a queda de imunidade é não conseguir descansar o suficiente, desregulando as funções do organismo pouco a pouco.

5. Ter períodos de descanso

Chega uma hora em que o seu corpo e mente pedem um tempo. O descanso é vital para o ser humano recompor-se e aliviar a pressão do cansaço trazido do dia a dia de trabalho, estudo e tarefas de casa.

Esse descanso não deve vir apenas do sono, mas sim, de todos os momentos de lazer e repouso. Atividades como ler, assistir filmes, fazer jardinagem, costurar e passear com a família, são alguns exemplos.

Também, atividades voltadas justamente para colocar a cabeça e o corpo em equilíbrio são adequadas para aumentar a imunidade. Massagens, acupuntura, terapia, spa com tratamentos para o corpo, entre outros, são formas de reforçar a saúde.

6. Evitar bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas enfraquecem a sua imunidade quando são consumidas em grande quantidade e com frequência. Um dos efeitos do alto consumo de álcool é o aumento da taxa de colesterol, que impacta na sua saúde e imunidade como um todo.

Portanto, prefira consumir álcool poucas vezes e em pequenas doses. Assim, seus benefícios serão melhor aproveitados e efetivos em como melhorar a imunidade.

Alguns dos benefícios do consumo moderado de álcool, incluem, a melhora do funcionamento do intestino, circulação de sangue, e a prevenção de doenças cardiovasculares.

7. Tomar sol

Uma das melhores formas de aumentar a imunidade é tomar banhos de sol frequentes. A luz solar estimula a produção de vitaminas no organismo, especialmente a de tipo D. E que são essenciais para reforçar o sistema imunológico e manter o corpo saudável.

Essa é uma atividade que deve ser feita de forma cuidadosa, pois o excesso de sol traz consequências graves à pele. Para ter o melhor proveito da luz solar, exponha mais partes do corpo que puder, de 15min a 30min, de duas a três vezes por semana.

Ademais, fique à luz do sol apenas das 8h às 10h ou das 16h às 18h. Esses são períodos em que a incidência de raios ultravioletas é menor, evitando manchas e o câncer de pele.

Ainda, use protetor solar no rosto, bem como um chapéu ou boné para evitar queimaduras de segundo e terceiro grau na face. No restante do corpo, não é preciso passar o filtro solar, pois ele bloqueia a ação da luz, que ajuda a melhorar a imunidade.

8. Beber muita água

A água é essencial para aumentar a imunidade. O líquido é responsável por ajudar o seu organismo a metabolizar os nutrientes dos alimentos, processo de absorção de vitaminas e minerais pelo corpo.

Ela também mantém seu corpo hidratado, ajudando a todos os órgãos funcionarem bem. Para reforçar essa dica, tenha sempre uma garrafa de água por perto, para pegar o hábito de consumi-la. No mínimo, 2 litros por dia vão trazer bons resultados à sua imunidade.

Se você sentir cansaço, tiver gripes e resfriados, entre outros sintomas de baixa imunidade, com frequência, visite o seu médico. É importante fazer um acompanhamento para confirmar se o seu organismo precisa reforçar a imunidade.

Ele poderá pedir exames, além de recomendar ações que vão desde as dicas deste artigo, ao uso de suplementos e medicações, para você melhorar rapidamente.

Por isso, sempre é importante contar com a ajuda profissional. Na Clinic Farma, consultório da rede Pague Menos, você tem um serviço de acompanhamento e orientação de como melhorar a sua imunidade, com a segurança de profissionais farmacêuticos capacitados.

Eles poderão ajudar você a encontrar os melhores suplementos e medicações, caso seja preciso tomá-los, durante seu tratamento. Por isso, invista em serviços e produtos de confiança para que a sua saúde fique sempre em equilíbrio.

Conheça os serviços de acompanhamento e orientação que a Clinic Farma oferece para você conquistar mais qualidade de vida!