Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Encontrando O Equilíbrio

Quando se fala em estresse na correria do dia a dia, é difícil encontrar alguém que não passe por ele, não é mesmo? O estresse faz parte da vida, mas nada nos impede de buscar o equilíbrio ideal para manter nossa saúde. Veja os depoimentos na matéria!

Você sabia que a população brasileira é considerada uma das mais estressadas do mundo? Por aqui, 70% das pessoas sentem esse desconforto, responsável por cerca de 132 mil infartos todos os anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% das pessoas em todo o mundo já sentiram na pele os desconfortos do estresse.

A psicopedagoga Kátia Franco lida, diariamente, com uma rotina pra lá de estressante: "Eu acordo muito cedo e já tenho que encarar o trânsito, deixar filho no colégio e correr para o trabalho, cujas obrigações são muitas. Fora isso, tento dar atenção para família e amigos."

Para Marco Antônio Amato, psicólogo, não é diferente. Ele entende a importância de dedicar uma parte do dia para para relaxar. "Muitas pessoas não conseguem. Depois do trabalho vão para casa e pegam o computador ou celular para continuar trabalhando", lamenta.

ESTRESSE X ESTILO DE VIDA

De fato, muitas pessoas subestimam o poder do descanso para o corpo e para a mente. Kátia conta que precisou aprender a cuidar melhor de si mesma: "A prática do Aikido me trouxe equilíbrio e uma vida mais saudável em todos os sentidos. Eu posso dizer que foi um divisor de águas. Hoje eu consigo ter mais serenidade e tranquilidade para encarar os problemas".

Marco Antônio concorda: "Acredito que o exercício físico tem a função de relaxar e ajudar a voltar a nossa atenção para nós mesmos. A possibilidade de sair da rotina é um ponto positivo, mas não o único: uma vida ativa proporciona benefícios como eliminar os radicais livres, por exemplo." O psicólogo acredita que o segredo de viver bem reside no amor próprio.

A funcionária pública Karina Oliveira concorda: "É através do autocuidado que conseguimos sentir mais energia, foco e vitalidade." Ela explica que tinha dificuldade de focar nos estudos, pois se sentia dispersa e sem ânimo. "Era um momento em que eu precisava de muita energia e concentração. Foi aí que eu aderi ao método DeRose, que consiste em técnicas corporais com foco em reeducação respiratória e administração do estresse."

O DeRose Method é uma metodologia completa para:

• Incremento ou aumento da vitalidade;

• Administração do estresse;

• Gestão das emoções

• Aumento de foco

São usadas técnicas respiratórias bem específicas, em que os praticantes aprendem a localizar a consciência, utilizar o diafragma e a sua capacidade respiratória", explica o instrutor Itamar Campos.

Karina conta que os benefícios foram sentidos a partir da primeira aula. "Eu tenho conseguido administrar melhor o estresse, focar mais no meu trabalho, me dedicar às atividades pessoais e focar nos objetivos. Isso me trouxe uma mudança de comportamento com relação as pessoas e a mim mesma", comemora.

A atividade física atua no aumento de endorfina, adrenalina e dopamina. Por isso, é considerada um antidepressivo natural. Esses neurotransmissores são responsáveis pela sensação de relaxamento, aumento da vitalidade e amor pela vida. Dar um passo em direção a saúde é estar mais próximo de alcançar a sua melhor versão.

Você pode gostar

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais
Beleza

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos
Saúde

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos