Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O que são alergias de verão e como tratar

Coceiras na pele? Descubra o que são as alergias de verão, quais são as principais reações alérgicas durante o calor, e como tratar esses distúrbios!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
O que são alergias de verão e como tratar

Apesar de o inverno ser uma estação que provoca algumas alergias, como a sinusite e a rinite, o verão também tem seus efeitos colaterais nesse sentido. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados simples para evitar senti-los e sofrer com as alergias de verão.

O verão pode causar uma variedade de alergias. É comum que com a constante mudança de temperaturas, as pessoas alternam ainda mais o trânsito entre suas casas e áreas de lazer, ficando mais vulneráveis a diferentes doenças. Mas por que isso acontece?

Neste post, o Sempre Bem preparou tudo o que você deve saber para se prevenir das alergias de verão, e entender o porquê elas acontecem. Acompanhe!

O que causa as alergias de verão?

A resposta está na alternância entre o calor e as chuvas torrenciais durante os meses que compõem o verão: dezembro a março. Essa variação causa mudanças bruscas de temperatura e sensação térmica. Dessa forma, a imunidade do corpo humano oscila como uma forma de reação.

Em dias muito quentes, quando a ação da luz solar é mais forte, a pele fica bastante exposta e pode desenvolver algumas alergias dermatológicas, como erupção de bolhas, descamação e até a dermatite atópica — um ressecamento excessivo da pele, acompanhado de irritação e coceira.

Já o trânsito entre ambientes abafados, frios e quentes pode afetar o sistema respiratório. Nessa época do ano, é comum o surgimento de corizas, viroses e rinites alérgicas. Nesses casos, a pessoa sofre com obstrução nasal, secreção nas narinas e garganta e até dor de cabeça. Em alguns quadros, febres também podem aparecer.

Quais são as principais alergias no verão?

Há diversos contratempos chamados popularmente de alergias de verão. Para diferenciar o que acontece em cada uma e ajudar a aliviar seus sintomas quando elas aparecerem, preparamos uma lista com as principais. Acompanhe.

Brotoejas

São pequenas erupções com o tom avermelhado na pele, deixando a região afetada bastante sensível. Esse transtorno também é conhecido como miliária, e causa coceiras, ardência e podem deixar marcas se não forem bem tratadas.

Na prática, essas bolinhas que aparecem na pele acontecem devido ao acúmulo de suor e gordura, que não foi eliminada devidamente.

Normalmente as brotoejas acometem crianças e bebês, e desaparecem em pouco tempo. A única intervenção que é preciso para cuidar do problema é evitar a exposição solar, produtos na pele, banhos muito quentes, além de usar roupas leves.

Dermatite atópica

Coceiras que surgem com frequência em diferentes lugares do corpo, acompanhadas de vermelhidão e bolhas, são sinais claros da dermatite atópica. Essa é uma alergia de verão muito comum para diversas pessoas, que ainda desconhecem o problema.

O motivo para a dermatite atópica acontecer é de quedas da resistência imunológica, frente a mudanças de temperatura comuns ao verão. E também, na transição do inverno para a primavera.

Para tratar do problema, é preciso consultar um dermatologista, que irá recomendar cremes, loções e pomadas adequadas.

Urticária

Das alergias de verão, a urticária é mais evidente. Lesões na pele, além da região bem avermelhada e uma sensação de calor excessivo fazem parte dos efeitos do distúrbio. Também, manchas podem aparecer.

Entre os tratamentos para combater as alergias no verão, o uso de antialérgicos e calmantes de uso local ou oral podem ser recomendados. Pois, eles têm ação mais intensa e precisa.

Conjuntivite alérgica

Durante o verão, é comum que o globo ocular fique mais seco, o que aumenta o risco para a conjuntivite alérgica. Esse distúrbio é uma irritação da conjuntiva, a membrana que reveste o olho e o protege.

Coceiras, vermelhidão e inchaço ao redor do olho afetado estão entre os sintomas. Para tratar desse problema, é preciso lavar bem a região, com água corrente e fresca, além de fazer compressas com algodão e água quente, e usar colírios lubrificantes.

Rinite alérgica

A rinite no verão é nada mais do que a irritação da mucosa nasal, que acontece por causa das altas temperaturas, além do contato com poeira, objetos sujos, pelos de animais, etc.

Os espirros e a coriza são sintomas clássicos da rinite no verão, e precisam de tratamento com soros. Contudo, para reverter bem o quadro, é preciso se afastar de pelos de animais, poeira e sujeiras.

Qual é a importância da higiene e hidratação nesse período quente?

Um dos principais jeitos de evitar as alergias de verão, é manter a limpeza de casa e do local de trabalho, além de sempre hidratar-se. Essas medidas simples ajudam a combater, respectivamente, o acúmulo de poeira e sujeiras, fungos, umidade, e a reforçar a imunidade para encarar o verão.

Se você estiver com alguma das alergias de verão, deve buscar tratamento para evitar a piora do quadro. No Clinic Farma, consultório farmacêutico da Pague Menos, você recebe atendimento especializado nesse sentido.

Assim, ao mínimo sinal de algum dos sintomas das alergias de verão, procure um médico. Não se esqueça de usar o protetor solar durante esse período, hidratar-se e manter uma alimentação saudável.

Veja Também:

Conheça os tipos de alergia ao frio e tratamentos

O que é alergia emocional, causas e sintomas

Alergias: Causas, Sintomas e Tratamentos