Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

A quantidade de suor que eu libero está correta?

Falar de boa forma significa também suar a camisa. Você já se perguntou se a quantidade de suor que seu corpo produz está correta? O Sempre Bem vai conversar com a Mariana Chaves, que é endocrinologista, e o educador físico Reno Brasil, que vão explicar tudo isso para a gente. 

O que é o suor? Por que o corpo transpira?

“O suor é uma substância produzida pelas glândulas sudoríparas, que estão espalhadas pelo corpo todo. É um líquido que, a princípio, é inodoro e rico em toxinas, com a função de eliminar toxinas e de regular a temperatura corporal”, explica a endocrinologista.

Como a gente sabe que está suando corretamente?

Existem algumas maneiras de analisar a questão do suor. De acordo com a especialista, é importante verificar o cheiro, pois odores vão indicar que algo errado está acontecendo, ver se a quantidade de suor está incomodando e gerando um transtorno social ou psicológico. Esses itens podem mostrar que o suor não está controlado. 

“Se o suor passa a ser um constrangimento social ou você tem algum cheiro ruim, ele pode ser um sinal de alguma doença ou de algum erro alimentar”, comenta Mariana.

Que tipo de exame deve ser feito para detectar problemas no suor?

Não existe um exame específico, isso vai depender muito do quadro do paciente. Para a endocrinologista, é importante fazer uma boa avaliação clínica com o intuito de ver como está a dieta do paciente para saber qual é o tipo de alimentação. 

Saiba mais em (Desafios da Boa Nutrição no dia a dia)

Outro ponto é analisar se tem alguma região do corpo que ele vai suar mais, se tem algum tipo de doença ou hormônio alterado que possa influenciar no suor.

Ou seja, tudo isso faz parte de uma análise para saber se a quantidade e o suor estariam dentro da normalidade. 

O que é hiperidrose?

“A hiperidrose é uma doença rara, que atinge cerca de 2% da população, e é caracterizada pelo excesso de transpiração, por exemplo, nas mãos, nos pés e na axila”, pontua a profissional.

O suor na atividade física 

Segundo o educador físico, na atividade física o suor tem a função de regular a temperatura corporal, onde há troca de calor com o ambiente. Por exemplo, se o indivíduo realizar exercício em um local quente e não transpirar, provavelmente ele tem algum déficit no mecanismo de regulação de temperatura. Nesse caso, é importante procurar um médico para avaliar o caso.

Com relação ao excesso de suor durante a atividade, “é preciso regular para não desidratar demais”, conta Reno Brasil. 

Assista ao vídeo (Fica a Dica - Como Lidar Com O Suor Na Academia)

Existem exercícios que propositalmente são feitos em lugares para a pessoa suar mais. Isso é saudável?

Trata-se de uma cultura bem antiga e hoje em dia não se trabalha mais dessa forma. “Antigamente era comum ver as pessoas andando e correndo com capa de chuva para transpirar mais, na ilusão de que isso ia repercutir no emagrecimento”, ressalta Reno.

Na verdade, a pessoa está perdendo só água, ou seja, quando beber esse líquido de novo vai repor tudo o que gastou. 

“Em alguns casos, você pode tentar reproduzir o que vai usar na atitude esportiva em um ambiente mais quente para chegar mais próximo da realidade da prova dele, mas que não seria aberto para todo mundo”, aborda o profissional.

Trabalho de capa

Segundo Marcos Maju, atleta profissional de MMA, para o trabalho de capa, é preciso fazer vários treinos aeróbicos e às vezes treinos da luta.  A gente vai bater saco, fazer esteira e elíptico, pular corda. Tudo isso ajuda a acelerar mais o metabolismo e aquecer a temperatura do corpo.

Sobre o uso da capa nos treinos, “é importante para a transpiração dele”, revela Del Brasilino, profissional de educação física. O atleta ainda conta que quanto aquecer o corpo, mais vai suar. Antes das suas lutas, ele realiza o trabalho de desidratação acompanhado por profissionais e equipes técnicas. 

Confira também (Práticas de luta são opção para emagrecer)

“É preciso de uma equipe para trabalhar com o atleta a parte nutricional e preparação física. Perder líquido envolve uma técnica para que o atleta consiga baixar o peso necessário. Também se deve conseguir recuperar o atleta para a luta”, cita Del Brasilino.

Alimentação e Mau odor do suor

Conforme Mariana Chaves, existem alguns alimentos que exacerbam o cheiro do suor, por exemplo, os ricos em enxofre, como a lentilha e o feijão. Além disso, as dietas ricas em proteínas podem dar um cheiro característico do suor, assim como alho, cebola, fumo, cigarro e algumas doenças internas de metabolização de certos nutrientes.

Quais são as toxinas que a gente elimina no suor?

“Em 1% do suor existe a ureia, que seria uma das principais toxinas do suor, o ácido úrico e outras toxinas menores que necessitam ser liberadas pelo suor”, cita a endocrinologista. 

O educador físico acrescenta que além das toxinas, o suor libera os sais minerais. Durante a atividade mais prolongada e extenuante, a perda de sais vai fazer com que caia o rendimento da pessoa. Nesses casos, é importante realizar a suplementação da perda desses sais.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 27 de janeiro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola