Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Entenda a diferença entre rinite e sinusite

Doenças respiratórias são super comuns e têm sintomas bem parecidos. Para entender a diferença entre rinite e sinusite leia este artigo.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Entenda a diferença entre rinite e sinusite

Apesar das similaridades das doenças respiratórias, há diferenças entre rinite e sinusite, isso porque cada uma tem suas particularidades nos sintomas, na manifestação no corpo humano e no tratamento.

Não é raro escutar alguém dizendo que tem rinite ou sinusite, mas muitas vezes, há uma confusão entre as enfermidades, justamente pelos sintomas quase iguais e, às vezes, até pelo nome, né?

Para que não haja mais essa dúvida, elaboramos este artigo para explicar as diferenças dessas doenças. Continue a leitura!

Afinal, o que é a rinite?

A rinite é uma infecção da mucosa nasal, que interfere no funcionamento do aparelho respiratório humano. Simplificando, ele obstrui, causa coriza, espirros, coceiras e em alguns casos a alteração do olfato.

Essa enfermidade tem duas classificações, que são: a aguda, onde os sintomas duram de 7 a 10 dias e a crônica que é quando eles ultrapassam 3 meses.

Contudo, alguns fatores podem influenciar numa crise, como resfriados e o contato com a poeira, pelos de animais, alimentos e até cheiros fortes, por exemplo, produtos de limpeza.

A rinite é separada em três tipos, sendo eles:

Rinite infecciosa

Mais conhecida como resfriado, esse tipo de rinite é quando bactérias e fungos se alojam no trato nasal. Ela comumente tem um período determinado, fazendo com que o problema não perdure por um longo período.

Rinite alérgica

Já nesse tipo, é quando o sistema imunológico, no caso da rinite as mucosas nasais, tem contato com alguma substância que são consideradas estranhas, desencadeando assim uma série de sintomas.

Rinite mista

Essa rinite pode envolver os dois tipos citados acima, ela ocorre quando há mais de um fator envolvido na manifestação dos sintomas.

Sintomas e tratamento da rinite

Primeiramente, é importante ressaltar a importância do acompanhamento médico para conseguir obter um diagnóstico e tratamento adequado. Mas é possível identificar os sintomas e optar por tratamentos que não oferecem riscos.

Sintomas 

  • coceira no nariz;
  • obstrução nasal;
  • espirro;
  • dores de cabeça;
  • coceiras nos olhos.

Tratamentos 

  • antialérgicos;
  • descongestionantes nasais;
  • vacinas contra alergias;
  • remédios de longo prazo para inibir alérgenos.

E a sinusite?

A sinusite, diferente da rinite, é a infecção dos seios nasais, pelo nome pode parecer que essa enfermidade atinge o nariz, mas não é. Os seios nasais ficam localizados na testa e nas maçãs do rosto.

Normalmente, ela é causada pela presença do vírus influenza no organismo, por isso é comum em gripes e resfriados. Mas, além disso, ela pode ser originada a partir do desenvolvimento de bactérias em secreções que ficam dentro dos seios nasais.

Assim como a rinite, a sinusite é dividida em aguda, quando os sintomas duram até 12 semanas e crônica, quando ultrapassa esse tempo. Para um diagnóstico preciso é indicado a procura de um otorrinolaringologista e, em alguns casos, realizar um exame de imagem.

Sintomas e tratamentos

A sinusite tem sintomas mais graves e fortes em relação à rinite, sendo assim o tratamento também dura mais tempo e são utilizados remédios com maior poder de ação, como antibióticos.

Sintomas

  • dores na face;
  • dor de cabeça;
  • sensação de cabeça pesada;
  • obstrução nasal;
  • coriza;
  • tosse;
  • febres ocasionais.

Tratamentos

Qual a diferença entre rinite e sinusite?

Bom, ao longo deste conteúdo apresentamos as principais especificações das duas doenças. Fazendo uma breve resumida, a rinite trata-se de uma infecção da mucosa nasal, que pode ser causada por um resfriado ou contato com alérgenos. Entretanto, a sinusite pode ocorrer em decorrência de uma gripe ou pela presença de bactérias em secreções dos seios nasais. De forma prática, a sinusite atinge a face, testas e os entornos dos olhos, parte afetada pelos vírus e bactérias.

Como você pode perceber, a sinusite tem uma gravidade maior e exige mais atenção quando passa dos três meses, se configurando uma doença crônica. Para entender melhor esse assunto, confira este artigo: Sinusite crônica: entenda os sintomas e saiba como tratar.

Contudo, é imprescindível estar atento à diferença entre rinite e sinusite e aos sinais que o organismo demonstra, já que eles dizem muito sobre a qualidade da nossa saúde, e isso é essencial para tratamentos precoces e a contenção do avanço de enfermidades. Ainda, nesse processo o acompanhamento especializado é essencial para cuidar da saúde de perto e identificar patologias como essas. Para isso, conte com o Clinic Farma, consultório farmacêutico da Pague Menos, e deixe nossos profissionais cuidarem de você!