Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Doenças Que Se Aproveitam Da Baixa Imunidade

O sistema imunológico é responsável pela defesa do nosso corpo contra vírus e bactérias, por isso, é tão importante mantê-lo forte. Na matéria de hoje, vamos entender melhor como algumas doenças podem se aproveitar da imunidade baixa e saber como preveni-las. Quer saber mais? Confira o vídeo completo e compartilhe!

O sistema imunológico tem uma função especial no nosso corpo: manter o nosso organismo protegido e em bom funcionamento. Contudo, ele pode enfraquecer e, com isso, abrir caminhos para uma série de problemas de saúde. De acordo com a nutróloga Jéssica Mourão, a imunidade depende da alimentação, gestão de estresse, sono reparador e de doenças que, por si só, são capazes de atuar no sistema imunológico. Algumas emoções e até a alimentação também influenciam.

Quando questionada sobre a relação entre o estresse e a imunidade, a médica reforça, ainda, que a vida moderna prejudica uma série de taxas responsáveis pela regulação do corpo. “Isso faz com que os vírus e bactérias estava se proliferem em uma quantidade maior e o organismo não responda”.

Algumas doenças costumam se manifestar quando a imunidade está baixa. São elas:

• Herpes oral

• Herpes genital

• Infecções respiratórias

• Candidíase e infecção urinária

• Herpes zoster

• Tuberculose

O Sempre Bem responde, ainda, as maiores dúvidas da população:

O que causa imunidade baixa em bebês? (Flora Vaz)

Existem dois tipos de imunidade: Inata e adquirida. A primeira é a que nascemos e a segunda é a que vamos adquirindo através do contato com vírus e bactérias. No caso dos bebês, essa imunidade adquirida praticamente não existe – daí, a importância de estimular o aleitamento materno, já que assim a mãe vai passando boa parte da sua imunidade para o filho.

Sono excessivo pode ser sinal de imunidade baixa? (Elisamar Thayse)

Existem muitas causas por trás do sono excessivo: doenças na tireoide e deficiência de vitaminas, por exemplo. Porém, a diminuição do sono também pode ser um sintoma da imunidade baixa.

O resfriamento de pés e mãos pode ser um sinal de imunidade baixa no organismo? (Silvano Almeida)

Este é um sintoma inespecífico. O resfriamento indica um fluxo sanguíneo diminuído, logo, pode ser um sinal de alerta, mas não necessariamente tem a ver com a imunidade e precisa ser investigado.

A nutróloga Jéssica Mourão pontua os principais nutrientes que o corpo precisa ao envelhecer:

• Vitamina D

Vitaminas do complexo B

• Cálcio

• Vitamina B6

Magnésio

• Potássio

Zinco

• Ferro

• Fibras

“As vitaminas estão muito presentes nas proteínas de origem animal, como os peixes, carnes e leite. Porém, a alimentação deve ser o mais variada possível para que todos os nutrientes sejam contemplados”, explica a profissional.

O nutricionista Sandoval Albuquerque complementa: “A base da pirâmide alimentar são os carboidratos, como as frutas, aveia e os prebióticos, considerados bactérias boas que existem no nosso intestino e formam uma barreira contra invasões de patógenos. Já no meio da pirâmide, podemos pensar no mel de abelha que é rico em flavonoides e polifenóis, têm propriedades antibactericidas e antifúngicas, que ajudam a prevenir resfriados e também as proteínas, como o iogurte natural. Por fim, no topo da pirâmide, entram as gorduras boas, como as oleaginosas, consideradas excelentes fontes de minerais.”

Muitas vezes, a suplementação pode ser uma alternativa benéfica. Porém, a médica ressalta que antes de recorrer à suplementação é necessário realizar exames a fim de descobrir o motivo da baixa imunidade. A suplementação ajuda a repor os nutrientes faltantes e, além disso, as fórmulas manipuladas também são boas alternativas.

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO PAGUE MENOS

Medicamentos manipulados são direcionados para as necessidades específicas de cada indivíduo. Quando o assunto é imunidade, os mais procurados são o própolis, zinco, vitamina C e vitamina D, que beneficiam pessoas de todas as idades, porém o público idoso necessita de ainda mais atenção. A Farmácia de Manipulação Pague Menos conta com vários canais de atendimento para melhor atende-lo: (85) 99944.0380, (88) 98883.5946 e (81) 99961.2126.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola