Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Exames de rotina: quando fazer e quais são os principais

Os exames de rotina são essenciais para diagnosticar precocemente diversas doenças, algumas até fatais. Confira os principais e quando realizar cada um.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Exames de rotina: quando fazer e quais são os principais

Os exames de rotina são aqueles realizados periodicamente, a fim de verificar o estado de saúde geral de uma pessoa.

Ainda que você não apresente sintomas de nenhuma doença, realizar esses exames é fundamental para identificar precocemente diversas patologias, em especial as que são silenciosas.

Pessoas com  colesterol alto, por exemplo, não costumam sentir nada de diferente no seu dia a dia. No entanto, quando não detectado e tratado, pode levar a sérias complicações, como  acidente vascular cerebral (AVC), infarto, insuficiência cardíaca, entre outras.

Com o intuito de evitar problemas como esses, confira agora quais são os principais e quando você deve realizar cada um deles.

Quais são os principais exames de rotina?

São vários os exames de rotina que podem ser solicitados pelo médico durante um check-up de saúde. Eles podem ser laboratoriais, clínicos ou de imagem.

Entre os mais comuns estão: 

pressão arterial;
hemograma;
colesterol; 
glicemia;
urina;
ácido úrico;
fezes;
TGO e TGP.

Pressão arterial

A verificação da pressão arterial é essencial para identificar a  hipertensão, doença silenciosa que causa o aumento da pressão do sangue nas artérias e pode resultar em AVC, distúrbio nos rins, entre outras complicações.

Desse modo, o exame de pressão arterial é indolor e bastante rápido. Ele é realizado no consultório médico com a ajuda de um aparelho chamado esfigmomanômetro, que informa como está a pressão sanguínea do paciente naquele momento.

Hemograma

O hemograma é um dos mais conhecidos. Realizado em laboratório, trata-se da coleta de uma amostra de sangue que ajuda a identificar problemas como anemia, leucemia e doenças autoimunes.

Essa verificação é feita através da análise e medição dos glóbulos vermelhos (hemácias), dos glóbulos brancos (leucócitos) e da quantidade de plaquetas.

Colesterol 

Também realizado através de coleta de amostras de sangue, o exame para colesterol tem como objetivo verificar a quantidade de gordura presente no sangue.

Esse exame vai informar valores referentes aos chamados colesterol bom (HDL), colesterol ruim (LDL), além do colesterol VLDL e total. Conforme descrito no início desse artigo, a verificação de como estão os níveis de colesterol faz parte dos exames de rotina, pois ajuda a evitar uma série de doenças cardíacas, muitas delas, fatais.

Glicemia

O teste de glicemia é solicitado para analisar a quantidade de açúcar presente no sangue e, com isso, verificar se uma pessoa está ou não com diabetes.

Sendo mais um da lista de exames laboratoriais, a verificação da glicemia (ou glicose) é a única maneira de diagnosticar outra doença silenciosa, a diabetes.

Ela atinge mais de  16 milhões de brasileiros e pode causar problemas na visão, inclusive a cegueira; alterações no funcionamento dos rins, coração e nervos; complicações respiratórias, entre outros. 

Urina

Na lista de exames de rotina, o de urina tem como objetivo identificar infecções no sistema urinário, bem como doenças ocultas que geram problemas renais.

Além disso, através de uma pequena amostra de urina, são verificados também possíveis perdas de proteína por essa via, elementos indesejados e excesso de açúcar no organismo.

Ácido úrico

O teste para analisar a quantidade de ácido úrico no corpo de uma pessoa pode ser feito pela coleta de amostra de sangue ou de urina.

Ele costuma entrar nessa lista, quando o paciente se queixa de dores nas articulações, e também quando há suspeita de lesões renais, leucemia e outras doenças consideradas mais graves.

Portanto, altos índices de ácido úrico no organismo provoca dores, inchaços e deformação nas articulações, e doenças como artrite gotosa e problemas nos rins.

Fezes

A finalidade do exame de fezes é detectar parasitas, larvas e outros organismos estranhos nesse material biológico, bem como a presença de sangue oculto. Esse teste está incluso na lista de exames de rotina, pois ajuda a fechar o diagnóstico de queixas relacionadas ao aparelho digestivo, tais como dores e diarreia constante.

TGO e TGP

O TGO (Transaminase Glutâmico Oxalacética) e TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica) são dois exames de rotina solicitados para verificar o funcionamento do fígado

O resultado desses testes, ajudam a identificar diferentes disfunções e problemas desse órgão, a exemplo da hepatite, doença que pode se tornar crônica e levar a outras complicações como cirrose ou mesmo câncer.

Com qual frequência devem ser realizados?

A frequência depende de fatores como idade, sexo, histórico familiar e doenças pré-existentes. Alguns hábitos, como consumo excessivo de álcool, drogas e tabagismo, também podem influenciar na periodicidade desses testes.

De modo geral, é recomendado que adultos saudáveis realizem exames de rotina a cada 2 anos. Quem tem algum fator de risco, como obesidade e sedentarismo, deve realizar os testes anualmente.

Já para pessoas com diagnóstico fechado de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, a orientação é que os exames de rotina sejam realizados a cada 6 meses.

Além disso, uma outra dica para manter o cuidado contínuo é ter um acompanhamento diário com profissionais especializados. Esse tipo de serviço, você encontra no Clinic Farma, o consultório farmacêutico individualizado da Pague Menos. 

Portanto, caso faça os testes e o médico constate a necessidade de auxílio diário, conte com essa solução da Pague Menos. Ou caso precise de algum medicamento para melhorar as taxas apresentadas nos seus exames, visite o nosso site e confira todos os descontos e promoções!