Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Conheça as causas do AVC e saiba como prevenir

Veja quais são as principais causas do AVC, e saiba como se proteger do acidente vascular cerebral, com dicas simples!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Conheça as causas do AVC e saiba como prevenir

O acidente vascular cerebral é um dos principais motivos de mortes anuais, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde. Dessa forma, as causas do AVC estão relacionadas a uma série de fatores que têm potencial de trazer o problema à tona, em várias idades. Por isso, o melhor caminho, sempre é se prevenir.

O AVC ocorre quando há a falta de fluxo sanguíneo no cérebro, e pode ser do tipo isquêmico ou hemorrágico. No primeiro, o problema acontece quando veias ou artérias estão com problemas de circulação, por conta do acúmulo de placas de gordura ou coágulos sanguíneos no órgão.

 Já o segundo, acontece quando um vaso cerebral rompe e sangra. Tanto um quanto outro, os sintomas como forte dor de cabeça, perda de movimentos ou fraqueza de um lado do corpo, paralisia da fala e a alteração do estado de consciência, podem ocorrer.

Para descobrir mais a fundo sobre as causas do AVC e como preveni-lo, neste post, você vai conhecer os principais fatores de risco e as melhores dicas para se cuidar desse problema sério!

Quais são as causas do AVC isquêmico?

O AVC de tipo isquêmico pode se dar por diversos fatores de risco ou mesmo que a pessoa já tenha uma predisposição genética e hereditária para o problema. Contudo, quanto mais formas de prevenção, menos chances desse problema acontecer.

Veja as principais causas do AVC isquêmico:

tabagismo: o cigarro aumenta o risco;má alimentação: comidas cheias de sódio, carboidratos e gordura causam ao longo do tempo, o acúmulo de placas de gordura nas artérias e veias;pressão alta: o mau funcionamento da pressão arterial pode levar ao AVC isquêmico;colesterol alto: causado tanto pela má alimentação como por predisposição genética, leva a uma circulação de sangue deficitária;diabetes: a má administração de glicose pelo organismo causa o acúmulo de gordura nas paredes de veias e vasos sanguíneos, que leva ao derrame;problemas cardiovasculares: má circulação no sistema cardiovascular podem ocasioná-lo;uso de drogas ilícitas: tanto a curto como a longo prazo, o uso de drogas ilícitas lesiona vasos sanguíneos e pode causar coágulos, que tem como uma das consequências, o AVC.

Quais são as causas do AVC hemorrágico?

O AVC hemorrágico pode acontecer depois de um derrame isquêmico, por causa da falha no envio de sangue para o cérebro. Mas, também há outras causas que podem, inclusive, ser ligadas a uma má formação genética do órgão, que não há como ser constatada até esse problema acontecer.

Veja as principais causas do AVC hemorrágico:

aneurisma cerebral: um derrame ou uma má formação de vasos cerebrais podem levar hemorragia;anticoagulantes sanguíneos: o uso desregulado desse tipo de medicamento pode levar à sangramentos internos, incluindo o AVC;pressão alta: caso a pressão suba rapidamente, pode ser o suficiente para a hemorragia cerebral;pancada na cabeça: quando essa área recebe uma forte colisão, um sangramento interno pode acontecer;doenças que atrapalham a circulação de sangue: inflamações dos vasos cerebrais, como: hemofilia que desregula a coagulação do sangue e trombocitemia que produz plaquetas sanguíneas acima do normal. 

Como evitar um AVC?

O acidente vascular cerebral pode ser evitado por diversos meios. E cada um deles, além de prevenir AVC, traz mais qualidade de vida, saúde física e mental, no curto e no longo prazo.

Fazer exercícios físicas

A prática de atividades físicas pode diminuir consideravelmente a chance de um AVC. Desse modo, apenas 15 ou 20 minutos de prática, de duas a três vezes por semana, são suficientes para melhorar a circulação sanguínea, regular níveis de glicose e colesterol.

Não fumar

O fumo constante deteriora a circulação de sangue, além de levar toxinas altamente perigosas, como a nicotina, o tabaco e o alcatrão, ao organismo como um todo. O que aumenta as chances de uma coagulação sanguínea e rompimento de vasos no cérebro.

Beber moderadamente

A bebida excessiva contribui para um mau funcionamento do organismo, fundamentalmente da circulação de sangue. 

Com o uso prolongado de álcool, esse funcionamento tende a ficar comprometido por causa da própria substância, que é tóxica em altas quantidades.  Além disso, o consumo exagerado faz com que os índices de colesterol aumentem, devido ao alto teor calórico.

Manter uma alimentação saudável

A alimentação é a porta de entrada para uma vida mais saudável em grande medida. Logo, manter refeições saudáveis, reduzindo o consumo de alimentos industrializados como refrigerantes, congelados e doces, é um passo fundamental para se prevenir. Dessa maneira,  manter uma rotina alimentar saudável significa incluir mais legumes, verduras e frutas no cardápio e diminuir o consumo de carboidratos. Ademais, beber muita água, assim como sucos de frutas naturais com o mínimo de açúcar, também faz parte de uma dieta balanceada capaz de evitar o AVC em qualquer idade.

Controlar o peso

O sobrepeso e a obesidade trazem consequências para a circulação de sangue e problemas de coração, sendo dois fatores de risco. Portanto, controlar o peso por meio de uma boa alimentação, programa nutricional e atividades físicas são formas de diminuir as chances.

Regular a pressão arterial

Como uma das causas do AVC é a hipertensão, manter o controle da pressão arterial é essencial. Para isso, evitar alimentos com muito sal, fazer atividades físicas moderadas e fazer a medição constantemente, é importante para prevenir AVC.

Fazer o controle glicêmico

Um dos riscos de quem convive com a diabetes é que ela é uma das causas do AVC. 

Por isso, controlar o nível de glicose diariamente é necessário, mesmo que isso exija uma série de medidas preventivas, como o uso de medicamentos e a aplicação de insulina. Mas, fazer uma boa dieta que elimina muitos carboidratos e açúcar, é uma ação que controla o índice glicêmico.

Como tratar um AVC?

Quando um acidente vascular cerebral acontece, é preciso fazer todos os procedimentos médicos que são orientados no hospital e pela equipe envolvida no tratamento. Dependendo da gravidade do caso, várias ações deverão ser tomadas.

Veja as principais formas de se tratar um AVC:

fisioterapia: essa medida ajuda na recuperação de parte dos movimentos perdidos com a paralisia;medicamentos: algumas medicações são necessárias durante uma longa fase da vida, para conter os efeitos a longo prazo do AVC;atividades físicas: para recuperar as atividades motoras e ajudar a entregar mais vigor e bem-estar;programa de nutrição: para oferecer uma boa fonte de energia e de vitalidadesessões de fonoaudiologia: em casos de perda ou comprometimento de fala, esse tratamento é preciso;terapia ocupacional: essa medida ajuda a dar mais bem-estar e melhorar o raciocínio.

Ter um acompanhamento de profissionais também é essencial para quem teve um derrame cerebral. Assim, a compra de medicações adequadas e prescritas, medições de glicemia e pressão arterial, por exemplo, ajuda prevenir algumas das causas do AVC. No Clinic Farma, consultório farmacêutico da Pague Menos, você tem esse atendimento personalizado e que apoia o tratamento de problemas como o acidente vascular cerebral, dando o suporte necessário.Gostou? Entre as causas do AVC, uma delas merece atenção, pois é silenciosa e grave. Acesse este artigo e veja outros problemas que a pressão alta pode ocasionar!