Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Riscos e consequências da obesidade


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Riscos e consequências da obesidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. A instituição afirma que, até 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso, com 700 milhões em situação de obesidade.

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) estima que pelo menos 50% da população brasileira encontram-se acima do peso (sobrepeso e obesidade) atualmente, com aproximadamente 15% das crianças nessa situação. A região sul é a mais afetada, com 56,8% de sua população adulta com excesso de peso.

A obesidade é uma doença que, quando não tratada e remediada, pode desenvolver diversos outros problemas no organismo que levam a complicações no sistema respiratório, doenças cardiovasculares e problemas nos ossos e músculos, além de alterações hormonais. Saiba quais são as principais doenças atreladas ao surgimento da obesidade.

Doenças do coração

No coração, os principais problemas que podem surgir são a hipertensão arterial (também chamada de pressão alta), arritmia cardíaca, doença arterial coronária, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC. É válido lembrar que todos esses problemas estão correlacionados e podem aparecer em conjunto.

Doenças respiratórias

Outra consequência da obesidade é o surgimento de problemas respiratórios. Devido ao excesso de gordura na região do pescoço, as vias aéreas podem ficar mais comprimidas e, consequentemente, a respiração ficar comprometida. Asma, apneia do sono e hipertensão pulmonar são alguns dos problemas que podem surgir.

Doenças nos músculos e ossos

Os problemas que aparecem na estrutura óssea, articulações e tecido muscular são bastante comuns e podem surgir de forma numerosa por causa da sobrecarga da obesidade. As articulações dos joelhos, tornozelos e quadris geralmente ficam bastante comprometidas, assim como a coluna vertebral. Além disso, a síndrome do túnel do carpo e a gota podem aparecer.

Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é uma doença ocasionada pelos altos níveis de glicose no sangue, podendo ainda ocasionar outras doenças no coração, rins e até cegueira. Ela é bastante comum em pessoas com excesso de peso e geralmente surge em indivíduos que estão com obesidade.

Depressão

E os problemas não são apenas físicos. A obesidade, pela carga de complicações que acarreta, também pode gerar problemas de autoestima, insegurança, desânimo e tristeza. A saúde mental do indivíduo fica bastante afetada, podendo desenvolver nele um quadro severo de depressão.

Virando o jogo

Para prevenir ou combater a obesidade, é fundamental ficar atento ao índice de massa corporal (IMC), além de mudar o estilo de vida. Na infância ou na vida adulta, os principais fatores de risco para desenvolver o problema são a falta de atividade física (ou sedentarismo) e uma dieta desregrada. 

Incluir na rotina diária novos hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos pode ser o começo da mudança para uma vida mais saudável e plena.

Caso tenha mais dúvidas, visite o Programa Vida Saudável Clinic Farma em uma das Farmácias Pague Menos, ele cuida de diversos problemas de saúde, incluindo a obesidade.