Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como tratar a artrite e ganhar qualidade de vida

Saber como tratar a artrite é essencial, pois inibe seu agravamento e aumenta as chances de ter uma vida mais saudável e equilibrada.


Atualizado em:

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como tratar a artrite e ganhar qualidade de vida

Atividades como andar, correr e subir escadas são simples e cotidianas, mas que podem ser dificultadas por algumas doenças que afetam as articulações. A artrite é um dos motivos mais frequentes de procura à assistência médica e pode impactar a qualidade de vida.

Saber como tratar artrite é fundamental para evitar seu agravamento. Quanto mais rápido o diagnóstico, maiores são as chances de encontrar boas formas de tratamento.

Para saber tudo sobre isso, o Sempre Bem falou com o ortopedista Ronaldo de Oliveira, que é especialista em osteoartrose e fraturas no idoso. Confira!

O que é artrite?

Artrite é um termo geral usado para descrever qualquer doença que afete as articulações.

“As artrites são um grupo de doenças reumáticas, existindo mais de 100 tipos diferentes. Os mais comuns são a artrose ou osteoartrite (doença degenerativa das articulações) e a artrite reumatoide”, explica o ortopedista.

A artrite reumatoide é uma doença crônica que afeta articulações, principalmente as mãos e os pés. Ela é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis das articulações, causando dor e inchaço, entre outros sintomas.

Quais são as informações mais importantes sobre o problema?

São muitas as informações sobre a artrite que você precisa saber para ligar o alerta caso perceba indícios do seu surgimento. Assim, é possível adotar medidas de cuidados mais efetivos.

Sintomas

Rigidez e dor nas articulações são os sintomas mais comuns, mas podem vir acompanhados de vermelhidão, sensação de calor, inchaço e diminuição da amplitude de movimentos nas áreas afetadas.

É possível detectar sinais de inflamação e perda de flexibilidade, afetando regiões importantes do corpo como:

  • região lombar;
  • ancas;
  • joelhos;
  • pés;
  • pescoço;
  • dedos;
  • base do polegar.

Entre uma das consequências da artrite está a dificuldade de movimentação. A pessoa acometida pela doença pode sofrer para:

  • andar;
  • subir escadas;
  • levantar as pernas;
  • ficar de cócoras;
  • levantar e segurar objetos.

Causas

Não existem causas determinadas ou, pelo menos, concretas para o desencadeamento da artrite. Além do desgaste natural das articulações, outros aspectos podem também colaborar para o surgimento da doença e que correspondem aos fatores de risco.

Prevenção

A perda de peso e a prática de exercícios físicos de maneira correta, com acompanhamento profissional, são essenciais para prevenir as artrites. “Corrigir deformidades, quando identificadas, e ter uma vida saudável são benefícios que suas articulações irão agradecer com o passar dos anos”, ressalta o ortopedista.

O médico também enumerou algumas causas que podem representar um perigo aumentado para essas doenças. Acompanhe!

Fatores de risco

1. Obesidade

O peso coloca mais pressão nas articulações, o que pode levar ao desgaste da cartilagem mais rapidamente. É por essa razão que a obesidade pode aumentar o risco de ocorrer qualquer tipo de artrite, inclusive nas mãos.

As mulheres com excesso de peso estão quatro vezes mais expostas ao risco de desenvolver osteoartrite nos joelhos que as não obesas. Nos homens com excesso de peso, a ameaça é cinco vezes superior.

2. Gênero e Idade

O risco de desenvolver artrites aumenta com o avançar da idade. Há ainda maior incidência do problema em mulheres do que em homens, particularmente quando se encontram acima dos 50 anos.

3. Traumas articulares

Ao danificar as articulações num acidente ou na prática exagerada de esportes sem orientação, há um risco aumentado de manifestar doenças nessas regiões, ainda que os danos tenham ocorrido em tempos passados.

4. Atividades repetitivas

O estresse repetitivo numa articulação específica também aumenta a probabilidade de apresentar artrites, devido a sua utilização excessiva.

5. Herança genética

Algumas pessoas herdam uma tendência para desenvolver problemas nas articulações.

6. Deformações ósseas

Quem tem malformações ósseas ou uma cartilagem defeituosa apresenta maiores chances de desenvolver, principalmente, artrose precoce.

Diagnóstico

Para diagnosticar tais problemas, é fundamental procurar um especialista, pois é ele que fará a análise clínica e verá a necessidade de solicitar exame de sangue específico e raio-X. Tanto a osteoartrite como a artrite reumatoide podem ser diagnosticadas por essa avaliação do profissional. Fique atento!

“O especialista deve atuar na identificação e no tratamento das lesões associadas e no acompanhamento efetivo da doença. Ele pode aconselhar as medidas de prevenção e alguns medicamentos que podem ser utilizados para ajudar a aliviar a dor”, informa Ronaldo Oliveira.

Tratamento

O profissional também explicou as principais formas de tratar as artrites. Segundo ele, atualmente há um vasto arsenal de terapias que podem ser utilizadas. Saiba agora!

No estágio inicial da osteoartrite, o tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia, alongamento e fortalecimento da musculatura, além do incentivo à perda de peso e mudança nos hábitos de vida. Veja as principais indicações:

  • Proteínas do colágeno;
  • Suplementos alimentares;
  • Condroprotetores (auxiliam na produção dos componentes da cartilagem);
  • Viscossuplementação articular (tratamento que repõe os fluidos nas articulações).

No estágio grave da doença ou na presença de deformidades, às vezes, correções e tratamentos cirúrgicos são procedimentos menos agressivos e com menor risco.

“Mesmo as temidas substituições articulares por próteses, procedimento realizado nos casos graves com dores intratáveis, mostram avanços significativos. Com uma melhor qualidade dos materiais e implantes, e um aperfeiçoamento da técnica, a sobrevida de uma prótese pode chegar a 20 ou 25 anos”, completa.

Os tipos mais comuns de artrite

Artrite degenerativa

Caracterizada pelo desgaste da cartilagem das articulações, causa atrito entre os ossos. A mais comum é a artrose ou osteoartrite, que costuma surgir na terceira idade, mas que pode estar associada ao excesso de peso e histórico familiar.

Embora predominem nas pessoas acima dos 60/70 anos, jovens e adultos não estão livres delas. A artrite reumatoide, por exemplo, acomete pessoas de qualquer idade.

Artrite inflamatória

Ocorre quando o sistema imunológico ataca de forma equivocada as células e tecidos saudáveis do organismo, acarretando inflamações que desgastam as articulações, podendo afetar órgãos internos, olhos e outras estruturas.

A artrite reumatoide, o lúpus eritematoso sistêmico e a artrite psoriática são os tipos da doença inflamatória.

Artrite infecciosa

Quando em contato com as articulações, os vírus, bactérias e fungos podem provocar um quadro de inflamação. Entre os microrganismos capazes de provocar essa reação estão:

  • hepatite C – pelo sangue no compartilhamento de agulhas ou uso de material não esterilizado;
  • salmonela – por ingestão de alimentos contaminados;
  • clamídia e gonorreia – por sexo desprotegido.

Artrite metabólica

Quando o ácido úrico – substância produzida naturalmente pelo organismo a partir da metabolização de purinas, substâncias presentes nas células – em nível elevado forma cristais que são depositados em partes do corpo, como articulações, pode causar inflamação, inchaço e dor.

Conhecida como gota é uma condição que afeta, sobretudo, os homens acima do peso, sedentários, com idade entre 40 e 50 anos, que fazem consumo regular de bebida alcoólica.

Artrite tem cura?

Já existem medicamentos e tratamentos eficazes para curar determinados tipos de artrite, o que depende da condição e fase em que foi descoberta. A evolução das intervenções médicas e farmacêuticas pode ajudar a definir o tratamento mais adequado que leve à remissão ou cura completa, o que requer avaliação e orientação médica.

Com o objetivo de ajudar, a Pague Menos criou o AME, serviço disponível em várias das suas lojas com toda a estrutura e tecnologia necessária de armazenamento e controle de medicamentos especiais, de acordo com os critérios e exigências do Ministério da Saúde.

Como você viu, saber o que é a artrite, conhecer os seus tipos e como realizar o tratamento é primordial para aumentar as chances de se ver livre do problema. Nada melhor do que ter qualidade de vida e condições de mobilidade, sem dor e sem desconforto.

Se você gostou deste post, que tal aproveitar a visita para conhecer o AME da Pague Menos e todos os serviços relacionados aos cuidados de armazenamento de medicamentos complexos!