Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Osteoporose e Artrose/Artrite impactam a qualidade de vida

Você sabe o que fazer para manter a saúde dos ossos quando chegamos na melhor idade? Eles são responsáveis pela sustentação do nosso corpo e precisam de cuidados em todas as fases da vida, viu!? Confira a matéria.

Osteoporose e Artrose/Artrite

Até para realizar movimentos simples, como sentar, por exemplo, nós precisamos das articulações. São elas que conectam nossos ossos e cartilagens, mas quando trazem dor, podem indicar problemas sérios.

Confira a matéria que o Sempre Bem preparou para você tirar suas dúvidas sobre osteoporose e artrose que são doenças que acometem os ossos e articulações.

O que é artrose?

“Artrose é um desgaste que ocorre com a idade. Praticamente todos nós quando chegarmos em uma idade muito avançada, teremos algum grau de artrose, principalmente, nas articulações de peso, como joelho, quadril e tornozelo”, explica Rodrigo Astolfi, ortopedista. 

Esse desgaste pode ser causado pelo excesso de peso, fraqueza da musculatura ou desgaste da atividade diária. De acordo com o ortopedista, a artrose tem relação com o nível de atividade física e o que a pessoa fez ao longo da vida, além do alinhamento dos membros inferiores (caso tenha problemas, pode sobrecarregar o joelho e causar artrose).

Leia também o artigo (Como reduzir as dores causadas pela artrose)

Causas e sinais de alerta para artrite

Uma das principais causas da artrite são as doenças reumatológicas, que é o sangue atacando as articulações. Isso tem um caráter totalmente genético. “Dores que não vão embora, que te acordam à noite, que te dão febre, que fazem você perder peso são sempre sinais de alerta para a artrite”, pontua Rodrigo Astolfi.

Karleny Martins trabalha como caixa e conta que há uns cinco anos atrás começou a sentir muitas dores no quadril, que a impossibilitavam de fazer coisas diárias, como varrer casa e ficar muito tempo em pé. A partir disso, resolveu fazer a ressonância e foi diagnosticada a artrite.

Quando sente dores e está em crise, Karleny toma anti-inflamatórios receitados pelo médico. Apesar do diagnóstico, ela revela que não pratica atividade física para fortalecer a musculatura. 

Tratamento da artrose e artrite

“É fundamental perder peso, fazer exercício físico e ganhar massa muscular. Se há algum desalinhamento ou causa ortopédica para a artrose, por exemplo, o joelho torto, deve-se tratar esse problema para evitar a evolução da artrose”, ressalta o especialista.

Como a artrite pode surgir a partir de vários fatores, o tratamento vai depender do agente causador.

Osteoporose

Outro problema comum que pode comprometer os movimentos e que normalmente surge com o avanço da idade é a osteoporose. Aqui no Brasil são 10 milhões de pessoas afetadas e grande maioria nem sabe.

Veja a matéria com especialista (Saúde dos Ossos: é preciso cuidar em todas as fases)

A empresária Edite Rocha tem o problema e costuma sentir muita dor. Todas as noites, é preciso colocar compressa de gelo ou água quente para que consiga dormir. Sua filha, Sheila Rocha, revela que a mãe não consegue subir escada e nem andar muito (no máximo um quarteirão), por isso, não faz caminhada nem hidroginástica. 

Devido às dores, Edite só anda de bengala para conseguir se apoiar, porque é perigoso que ela caia e quebre outro osso.

O que é e como evitar a osteoporose?

Para o profissional, a osteoporose ocorre quando se perde o cálcio dos ossos, que ficam fracos. O grande problema disso é que ao sofrer uma queda boba pode gerar uma fratura do fêmur ou punho.

Veja também a matéria (Ossos fortes na terceira idade)

Para evitar a osteoporose e combater o envelhecimento, é fundamental manter o estoque ósseo ao longo da vida. Quando a pessoa faz atividade física, caminhadas ou corridas, não só o músculo fica mais forte, como também o osso ganha mais massa óssea.

“De maneira geral, a gente não pode esquecer que a vida que o indivíduo leva ao longo do tempo vai resultar na sua terceira idade. Ter uma vida saudável, alimentação ponderada e atividade física regular impactam na sua saúde e qualidade de vida”, destaca o ortopedista.

Importância da prática de atividade física

“A atividade física de maneira variada (trabalho de força ou aeróbico) ajuda a preservar a massa óssea, diminuindo o risco de adquirir osteoporose. Para quem possui essa doença, o exercício previne contra lesões e fatos que possam trazer riscos à saúde”, aborda Emannoel Arrais, profissional de atividade física.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 27 de outubro de 2019.

 

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola