Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Dor nas articulações. Quem nunca!?

Dor no joelho é uma das principais queixas entre os brasileiros

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Dor nas articulações. Quem nunca!?

A articulação do joelho é a maior do corpo e está submetida a grandes esforços, por isso não é raro que surjam incômodos. E se engana quem pensa que isso é coisa mais da terceira idade, viu! O desconforto pode atingir qualquer faixa etária.

A dor se divide em aguda e crônica. Para entender melhor a diferença entre elas, conversamos, no Rio de Janeiro, com o ortopedista Silvio Gonçalves.

Dor aguda

Segundo ele, “dor aguda é aquela que surge subitamente, geralmente de forte intensidade e de duração de poucos dias. As lesões mais comuns são aquelas causadas por trauma, principalmente quedas, quando pode haver lesão dos meniscos e ligamentos”.

Falando em queda, vale tirar uma dúvida muito comum: após cair e se machucar, é melhor compressa de água quente ou fria? De acordo com o especialista, deve-se aplicar a “fria sempre!”, destaca. O indicado para dores agudas é colocar gelo para aliviar a dor e diminuir o inchaço. “E associar um anti-inflamatório por uma média de 5 dias”, completa o ortopedista.

Dor crônica

E sobre as dores crônicas? “São aquelas de longa duração, geralmente acima de 30 dias. A artrose é extremamente frequente, especialmente, nas idades mais avançadas”, ressalta.

Vale outro parêntese aqui! Artrose não tem cura. “O tratamento paliativo é fazer compressas quentes, exercícios físicos de fortalecimento muscular e perder peso, além de medicação analgésica e fisioterapia”, afirma o especialista.

AS ARTICULAÇÕES SÃO CONEXÕES QUE LIGAM TODOS OS OSSOS DO ESQUELETO HUMANO E CARTILAGENS. O SISTEMA ARTICULAR É QUE NOS PERMITE MOVIMENTAR DEDOS, MÃOS, BRAÇOS E PERNAS, POR EXEMPLO, E ESTÃO DIVIDIDAS EM TRÊS TIPOS DE ARTICULAÇÕES:

1. Articulações fibrosas: elas ficam localizadas entre um osso e outro e são inflexíveis, ou seja, fixas. As articulações do maxilar, ossos do crânio, entre outros são alguns exemplos.

2. Articulações cartilaginosas: possuem cartilagem entre os ossos, possibilitando que eles possam deslizar uns sobre os outros sem causar danos. Elas ficam situadas na articulação do quadril e nas vértebras da coluna. 

3. Articulações móveis: também chamadas de articulações sinoviais, são aquelas flexíveis que ficam situadas entre a pele e os ossos. Graças à existência das bolsas sinoviais (que possui líquido sinovial), elas previnem de desgastes que os atritos podem causar. A articulação do quadril, joelhos e pés, além da articulação do ombro, cotovelo, mãos e dedos, são alguns exemplos desse tipo articular. 

Aprenda como prevenir a dor

O que se deve fazer para prevenir esse desconforto? “Diminuir o estresse sobre a articulação perdendo peso e fortalecer a musculatura estabilizadora do joelho. Evitar atividades de impacto que provoquem atrito articular usando calçados com amortecedor". 

Entenda as possíveis causas para a sua dor

Dor na lateral do joelho

Estiramento do ligamento colateral

Rotura do menisco lateral

Tendinites laterais

Dor na parte interna do joelho

Tendinites da pata de ganso

Rotura meniscal

Estiramento ligamentar

Artrose medial

Dor na parte de trás do joelho

Cisto de Baker

Dor na frente do joelho

Tendinite patelar e doenças da articulação entre o fêmur e a patela

Como tratar

Uma das indicações mais comuns é o uso de relaxante muscular. De acordo com o médico, ele atua “diretamente na musculatura em volta da articulação, diminuindo o estresse em torno dela e contribuindo indiretamente para melhoria da dor articular”, explica o ortopedista.

O ALÍVIO QUE VOCÊ PRECISA

Uma das principais indicações em casos de dores é o relaxante muscular. Esse tipo de medicamento ajuda a diminuir a contração do músculo, minimizando os efeitos da dor. O Miorrelax traz três ativos importantes nesse combate: orfenadrina, que é um relaxante muscular; cafeína, que potencializa a ação analgésica e a dipirona, que age no alívio da dor. É encontrado facilmente nas farmácias na versão de comprimido com 4, 10 ou 30 unidades.

  • Miorrelax 3 Ativos c/ 30 Comprimidos 
  • Miorrelax 3 Ativos c/ 4 Comprimidos 
  • Miorrelax 3 Ativos c/ 10 Comprimidos 

Encontre todas as opções de Miorrelax no e-commerce das Farmácias Pague Menos. 

*Este artigo encontra-se originalmente publicado na edição 32 da revista Pague Menos Sempre Bem, que tem como capa Claudia Leitte.

Fonte:

Silvio Gonçalves

Ortopedista