Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O que são e quais os benefícios dos suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares podem ajudar a melhorar o desempenho do corpo e da mente, quando combinado com uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
O que são e quais os benefícios dos suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são ideais para complementar a dieta, equilibrando a boa alimentação com a prática regular de exercícios físicos.

Se você tem uma rotina acelerada, a saúde do corpo e da mente é fundamental para cumprir toda a agenda. Sabemos que nem sempre sobra tempo para uma alimentação adequada e, para isso, existem os suplementos.

Apesar de químicos, eles são recomendados para pessoas que precisam repor as deficiências de vitaminas e minerais no organismo. Entretanto, é preciso atentar para os objetivos de uso, antes de iniciar o consumo.

Neste post você vai saber o que são os suplementos alimentares e para que servem essas substâncias. Continue lendo e veja também quais os mais indicados, além dos benefícios de complementar a alimentação com esse tipo de produto!

O que são os suplementos alimentares?

São produtos com características e propriedades similares às alimentares, considerando os valores nutricionais. No entanto, os suplementos são substâncias químicas e concentradas produzidas nos mais variados formatos.

Eles podem ser consumidos em forma de cápsulas, líquidos, pó, granulados e pastilhas. A composição de vitaminas, minerais e vitaminas, beneficia a saúde do coração, rins, fígado e músculos.

Para que servem essas substâncias?

Antes de mostrar a utilidade e a eficácia dos suplementos, é importante dizer que eles não substituem uma . Portanto, devem ser usados exatamente como complemento, para balancear e equilibrar as taxas de nutrientes do corpo.

Assim, eles serão capazes de cumprir a missão a qual foram desenvolvidos. Portanto, eles servem para complementar a alimentação, para deixá-la mais saudável e balanceada, de acordo com os objetivos de cada pessoa.

Existem alguns tipos de suplementação:

antioxidante — contra o envelhecimento;
hipercalórico — para engordar;
hormonal — regularizar o sistema hormonal;
proteicos — para ganhar massa muscular;
termogênico — para emagrecer.

O corpo e o organismo precisam de vitaminas e minerais para manter a disposição e atividade. Os alimentos são responsáveis por oferecer os nutrientes adequados e permitir a cada indivíduo conservar a saúde em dia.

Para um funcionamento adequado, a alimentação deve ser balanceada, com a ingestão equilibrada dos chamados macronutrientes e micronutrientes. Eles são responsáveis por nutrir o corpo e assegurar o funcionamento correto do organismo.

O grupo de macronutrientes engloba os carboidratos. Por exemplo, pães, arroz, macarrão e doces; proteínas como carne, frango, peixe, leite, derivados do leite e os lipídios encontrados em óleos e castanhas.

Já no grupo dos micronutrientes se concentram as vitaminas e minerais, que auxiliam a ingestão e ingestão dos macronutrientes.

Desse modo, são estimulados e favorecem o funcionamento do metabolismo, um processo cíclico para melhoria contínua do corpo e da mente.

Quando o estilo e os hábitos alimentares não beneficiam a boa saúde é o momento de entrar em ação. A suplementação alimentar vai prestar todo o suporte necessário, até que o corpo esteja fortalecido.

Em quais casos os suplementos são indicados?

Antes de suplementar é importante buscar a orientação de profissionais especializados. É essencial utilizar suplementos que sejam recomendados por médicos ou nutricionistas.

Os exames detalhados vão determinar a necessidade e a dosagem certa do suplemento para evitar seu excesso ou carência. A falta de equilíbrio pode prejudicar a saúde ao atingir órgãos importantes como rins e fígado.

No geral, o consumo dos suplementos alimentares é indicado para quem deseja perder peso, ganhar massa muscular ou ter mais energia. Para cada objetivo, uma característica e um tipo de produto diferente. Veja os detalhes!

Suplementos alimentares para emagrecimento

Os termogênicos são eficientes quando a meta de suplementação alimentar é a perda de peso. Já que eles aumentam o metabolismo e estimulam a eliminação de gordura.

Suplementação para ganho de massa muscular

A suplementação para quem deseja ganhar massa muscular deve ser feita em conjunto com a prática de regulares, caso contrário, pode não surtir o efeito desejado.

Suplementos alimentares para aumento de energia

Aquela sensação de cansaço e indisposição, mesmo com uma boa alimentação, pode ser reduzida com as doses adequadas de suplemento. Os melhores e mais recomendados estão presentes nas vitaminas C e do complexo B.

Contudo, jamais subestime o poder nutritivo de uma boa alimentação. Apesar dos suplementos serem completos e eficientes, são os alimentos que fornecem os nutrientes necessários para a manutenção de uma saúde livre de problemas e até mesmo, doenças.

Gostou do post? Aproveite a visita em nosso blog para entender a importância da nutrição para prevenir a obesidade. Uma boa alimentação pode ser o que você precisa para manter o peso balanceado e ter mais disposição!