Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Tudo sobre a menstruação

A menstruação ocorre durante a fase reprodutiva da mulher, e é um assunto que ainda gera muitas dúvidas. Por isso, o Sempre Bem recebeu a ginecologista e obstetra Talita Nascimento para explicar tudo sobre esse tema.

Por que a mulher menstrua?

Segundo a ginecologista, todas as mulheres menstruam mensalmente, porque existe uma camada interna no útero, que é o endométrio. 

Todos os meses, ele fica ‘gordinho’ para receber uma implantação de uma possível gestação, e quando isso não ocorre ela descama, mais ou menos na segunda parte do ciclo menstrual, gerando a menstruação.

Qual a idade considerada normal para a primeira menstruação?

Normalmente, a menarca (primeira menstruação) ocorre nas meninas dos 10 aos 15 anos. Caso ocorra antes disso, a pessoa deve se preocupar e procurar um ginecologista nos seguintes casos:

Quando o corpo sinalizar que vai ocorrer uma possível menstruação, por exemplo, com o aparecimento precoce das mamas ou brotinhos mamários e os pelos pubianos.Quando a menstruação ocorre com 8 anos ou começa a dar sinais antes dos 10 anos.

É importante o acompanhamento de um profissional, pois isso pode ser um sinal de uma puberdade precoce.

Qual o tempo normal de um fluxo menstrual?

“Considera-se normal um fluxo de 2 a 8 dias. Algumas fontes dizem que até 1 dia é normal, com um volume de, mais ou menos, 20 ml a 60 ml o fluxo todo”, explica Talita Nascimento.

A mulher deve se preocupar quando o seu fluxo é muito intenso em casos onde há uma mudança com um volume muito excessivo. Nesse caso, o ideal é procurar a causa e o seu ginecologista.

Tipos de fluxo

Algumas marcas de absorventes já delimitam o local em que está a maior área de fluxo. Confira a seguir os tipos de fluxo.

Normal: quando o sangue passa um pouco dessa área, mas não há extravasamento nem para as laterais nem para as bordas. Pequeno: normalmente é comum nos primeiros e nos últimos dias da menstruação. Aumentado: onde há uma tendência do sangue a ir para as bordas, e possivelmente essa mulher tende a trocar mais vezes absorventes. 

Tipos de absorventes

Absorvente noturno: algumas mulheres sentem a necessidade de usá-lo mesmo ao longo do dia, porque oferece mais segurança.Absorvente interno: o tamanho varia de acordo com o fluxo e a adaptação. Coletor menstrual: proporciona a medição da quantidade de fluxo.

Relação entre menstruação e TPM

De acordo com a especialista, os hormônios tendem a se elevar para que a camada interna do útero fique mais ‘gordinha’. Quando a mulher vai menstruar, esses hormônios têm uma queda bem rápida e causam alguns desequilíbrios, por isso, surge a TPM.

Conteúdos relacionados

Dor na Menstruação: especialista explica tudo sobre o temaMulheres de fases. As dores femininas ao longo da vidaDoce X TPM: 3 práticas indispensáveis para ter controle sobre sua TPMCólica menstrual muito forte: conheça as causas e tratamentos

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola