Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Dor na menstruação: especialista explica tudo sobre o tema

Durante o ciclo menstrual as mulheres podem sentir algumas dores que interferem na sua qualidade de vida. A Bruna Thedy conversou com uma ginecologista pra te contar os motivos das cólicas. Continue a leitura e saiba tudo o que é, por que acontece e os tratamentos para dor na menstruação.

Dor na menstruação

Durante o ciclo menstrual, as mulheres podem sentir dores que interferem na sua qualidade de vida. A cólica menstrual é uma dor pélvica que faz parte da vida de cerca de 50% das mulheres em idade reprodutiva.

Por que a mulher sente cólica durante a menstruação? 

Para a ginecologista, Lilian Sério, é como se a pelve ficasse inflamada, por isso, várias células da inflamação vão para a região do útero e dos ovários com o intuito de parar o fluxo sanguíneo. Essas células inflamatórias têm um limiar de dor para cada mulher.

Em alguns casos, a causa da dor pode ser um problema mais sério, como a endometriose, mas isso só pode ser verificado pelo médico ginecologista. Por isso, é importante fazer consultas de rotina, afinal, nem toda paciente que sente dores menstruais tem esse problema.

Como saber se as dores são graves?

Para saber se a dor pode ser alguma coisa grave, basta perceber se está atrapalhando no dia a dia a ponto de incapacitar de fazer alguma atividade, ver se a cólica tem uma causa, como endometriose, mioma, pólipo, alguma alteração na formação do útero ou se é somente uma cólica menstrual. Com isso, deve procurar um tratamento.

Quais são os tratamentos para evitar e ajudar a aliviar a cólica?

O tratamento mais comum são os anticoncepcionais porque diminuem as cólicas. Aliado à atividade física, a uma alimentação com pouca gordura e pouco carboidrato, que também diminuem as cólicas, também pode associar um anti-inflamatório, se for uma menina ou adolescente muito jovem ou pessoas que tenham contraindicação de usar um anticoncepcional oral.

Bolsas térmicas quentes também ajudam a diminuir as cólicas, mas, às vezes, a dor é tão forte que é preciso lançar mão de medicações.

Prevenção

Existem coisas que podem ser feitas antes de ter dor na menstruação para prevenir ou quando já está no período menstrual. “No período da TPM, é importante ter a alimentação bem saudável, pois é o período que a mulher tem mais vontade de comer doces. Contudo, devem ser evitados porque eles têm muita gordura e carboidrato”, cita a ginecologista.

Uma rotina de atividade física também alivia bastante as cólicas menstruais. Apesar de a mulher achar que estando menstruada não pode fazer atividade física, saiba que antes e durante a menstruação também pode fazer atividade sem problema algum.

A intensidade do fluxo tem relação com a intensidade da cólica?

Conforme a especialista, não existe relação, pois tem mulher que sangra pouco e a cólica é forte, e outras que sangram muito e não têm cólica.

Agora se a pessoa tem muito sangramento, formando pedaços de sangue (coágulos que ficam dentro do útero), para expelir esse coágulo, o útero vai dar uma contração mais forte. Mas o fato de ela ter fluxo aumentado não quer dizer que vai ter mais cólicas do que as mulheres.

Conteúdos relacionados

Doce e TPM: entenda a relação entre os doisMulheres de fases. As dores femininas ao longo da vidaUso de medicamentos fitoterápicos previne doençasIntolerância à lactose x aplv: saiba a diferença

Matéria originalmente veiculada no programa de 6 de outubro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola