Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Ovário policístico e Endometriose: entenda essas doenças

Endometriose e síndrome do ovário policístico não têm cura, mas têm tratamento.


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Ovário policístico e Endometriose: entenda essas doenças

Por: Criz Campos

Endometriose

O que é ?

Doença crônica inflamatória, a endometriose acontece quando o tecido que cobre a camada interna do útero (endométrio) fica fora do útero e pode também atingir outros órgãos. " Pode aparecer de forma superficial, com lesões bem pequenas, atingir o intestino, a bexiga e o fundo vaginal ou como um cisto ovariano (endometrioma), completa a ginecologista e obstetra, Mayna Moura.

Não há causas bem definidas para a doença. A principal teoria é que o sangue da menstruação, que tem células do endométrio, sofre um refluxo para a cavidade pélvica pelas trompas de falópio. "As células endométricas perdidas instalam-se nas paredes dos órgãos da região pélvica e começam a crescer", explica a médica.

A endometriose acontece em mulheres em fase de reprodução e pode causar dor e dificuldade para engravidar. "A dor pode aparecer de diversas formas: como uma cólica menstrual forte, durante a relação sexual, como dor pélvica crônica (fora do período menstrual) e na hora de urinar ou evacuar durante a menstruação", destaca a especialista.

Como tratar?

O tratamento pode ser feito com medicações ou cirurgia. Além disso, um estilo de vida saudável e a suplementação de nutrientes são importantes para minimizar a inflamação.

Ovário policístico

Ovário policístico é outra doença comum, que também atinge mulheres na fase fértil e pode causar infertilidade. "A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma doença em que há grandes alterações hormonais e o estrogênio é um dos hormônios que pode apresentar-se fora da normalidade.

Tem relação com endometriose?

Ainda não se sabe se há, realmente, a ligação de mulheres com ovário policístico desenvolverem endometriose (ou terem mais riscos) e vice-versa, mas, sabe-se que pode sim existir esta relação mais fortemente em mulheres que já possuem uma das duas doenças, ressalta dra. Mayna.

Nem a endometriose, nem a síndrome do ovário policístico têm cura, mas têm tratamento.

Câncer de endométrio tem relação com ovário policístico?

Mito. Não há relação porque são doenças de origens diferentes. O câncer de endométrio pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum no período da menopausa.

Fatores de risco para endometriose

• Histórico familiar de primeiro grau

• Primeira menstruação precoce

• Fluxo menstrual intenso

• Sedentarismo

• Má alimentação

"É importante ressaltar que nem todas as mulheres com endometriose e síndrome dos ovários policísticos vão ter infertilidade. Praticar atividade física, manter o peso corporal saudável e engravidar são os principais fatores protetores para essa doença", reforça a ginecologista.

Fonte: Mayna Moura (ginecologista e obstetra)