Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Vitaminas na gravidez: por que é importante e quais são essenciais

Ácido fólico, vitaminas B6, D, A e C são apenas alguns exemplos que não podem faltar na lista de vitaminas na gravidez. Confira outras e a importância.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Vitaminas na gravidez: por que é importante e quais são essenciais

As vitaminas na gravidez, assim como os minerais, são essenciais para garantir a saúde da mãe e do bebê durante esse período tão importante.

Essas substâncias são responsáveis pelo bom desenvolvimento da criança, bem como para evitar que a mãe desenvolva alguma doença durante a gestação, tais como anemia e perda óssea.

Dessa forma, boa parte delas podem ser adquiridas através de uma alimentação balanceada. No entanto, não são raros os casos de gestantes que apresentam deficiência de nutrientes e, por isso, precisam fazer uso de suplementação.

Se quer intensificar seus cuidados na gravidez, ficar mais saudável, assim como o seu bebê, confira agora quais vitaminas e minerais você não deve deixar de consumir.

Os principais minerais e vitaminas na gravidez

Antes de citar a lista de vitaminas e minerais que são essenciais no período gestacional, é bem importante destacarmos um ponto: o uso dessas substâncias deve ser orientado por um profissional. Já que o excesso de minerais e vitaminas na gravidez é tão prejudicial quanto a sua falta. 

A vitamina A, por exemplo, quando consumida além da quantidade que o seu corpo precisa, pode levar à má formação do feto. Outro exemplo é o excesso de vitamina C, que pode aumentar o risco de cálculos nos rins.

Por isso, tão importante quanto tomar vitaminas na gravidez, é consumir as que o seu organismo realmente precisa e, principalmente, na quantidade certa.

Com isso em mente, confira a lista de minerais e vitaminas para ter uma gestação saudável:

ácido fólico (vitamina B9);
vitamina B6;
vitamina D;
vitamina A;
vitamina C;
vitaminas do complexo B;
cálcio;
ferro;
zinco.

Ácido fólico (vitamina B9)

Essencial para o bebê nos primeiros meses de gestação, o ácido fólico, ou vitamina B9, é responsável pela formação do chamado tubo neural.

Essa parte do corpo é que dá origem à medula espinhal e ao cérebro, logo no primeiro mês da gravidez. Por isso, esse acaba sendo o período mais crítico, no que diz respeito à má formação dos fetos.

Vitamina B6

A vitamina B6 ajuda na formação e no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, mas também contribui bastante para reduzir os enjoos característicos do início da gestação.

Vitamina D

Outra que não deve faltar na lista de vitaminas na gravidez, é a vitamina D. O motivo é que essa substância ajuda a proteger a placenta e a bolsa amniótica, diminuindo as chances de insuficiência placentária e de ruptura prematura da bolsa no último trimestre de gestação.

Vitamina A

Contribuindo para o bom desenvolvimento celular e com a saúde da pele, mucosas e olhos, a vitamina A é outra que não pode ficar de fora da relação de vitaminas na gravidez.

Vitamina C

A vitamina C ajuda na saúde dos bebês, mas especialmente das gestantes, pois é uma substância que participa da produção do colágeno, fundamental para a saúde das cartilagens, ossos, tendões e pele.

Além disso, a vitamina C auxilia na absorção do ferro, outro nutriente essencial para esse período.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, durante a gestação, têm papel essencial na formação do bebê, incluindo o desenvolvimento do seu sistema nervoso e até mesmo do coração.

Cálcio

Como dissemos anteriormente, além das vitaminas na gravidez, os minerais também têm papel importantíssimo para manter a boa saúde da mãe e do bebê.

O cálcio, por exemplo, é fundamental para a formação óssea da criança, fortalecendo essa estrutura e também os seus futuros dentes. Além disso, é parte importante na transmissão dos impulsos nervosos e na contração muscular da criança.

Sobre esse mineral, vale destacar uma importante informação. Quando o bebê não recebe a quantidade ideal de cálcio para se desenvolver, ele absorve essa substância dos dentes e dos ossos da mãe. Quando isso acontece, a mulher pode ter sérios problemas dentários, assim como cãibras e unhas quebradiças.

Ferro

O ferro, que tem a sua absorção facilitada pela vitamina C, conforme explicamos anteriormente, é fundamental para a produção certa de hemoglobina.

A hemoglobina é a proteína do sangue e sua função é levar oxigênio para todas as células do corpo humano. Somado a isso, o ferro contribui com a manutenção do sistema imunológico, essencial para que o corpo consiga combater as doenças.

Zinco

E na lista de minerais e vitaminas na gravidez, o zinco é o responsável pelo desenvolvimento cognitivo e neurológico do bebê. Quando em baixas quantidade no organismo, pode retardar a formação e o crescimento dos neurônios da criança.Já na grávida, o zinco contribui para reduzir o tempo de cicatrização de possíveis lesões.

A importância da alimentação durante a gestação

Como dissemos no início, uma alimentação balanceada pode ser o suficiente para que você obtenha as principais vitaminas na gravidez. Veja alguns exemplos: 

ácido fólico: presente nos vegetais verde escuro, no fígado de boi ou de galinha, no feijão preto, lentilhas, frutas cítricas, entre outros;
cálcio: leite de vaca e de soja, espinafre, castanha-do-pará;
ferro: carne vermelha, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de cor escura;
vitamina D: ovos, suco de laranja, atum e sardinha. 

Lembrando que essa última vitamina também é adquirida com 15 minutos de banho de sol, nos horários certos, ou seja, começo da manhã ou final de tarde, sempre com protetor solar.

Ademais, não se esqueça também que a orientação de um especialista é fundamental para a ingestão da quantidade certa de vitaminas na gravidez. 

Assim, para fazer esse acompanhamento você pode contar com o Clinic Farma, atendimento farmacêutico especializado da rede de farmácia Pague Menos e garantir uma rotina mais saudável para você e o crescimento do bebê, durante a gravidez!