Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Corticoides: tipos, indicações e efeitos colaterais

Conheça aqui tudo sobre os corticoides: seus tipos, cuidados, uso na gravidez e efeitos colaterais da cortisona.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Corticoides: tipos, indicações e efeitos colaterais

Ter inflamações pelo corpo é um sinal de que ele precisa ser cuidado. E para conter esse problema, os corticoides podem ser recomendados pelo médico. Quando bem usado, seu efeito traz a solução rápida ao quadro de saúde, mas esse medicamento precisa de atenção no uso, para não causar efeitos colaterais.

Os corticoides são anti-inflamatórios que concentram doses de hormônios produzidos pelo organismo. A exemplo do cortisol, popularmente conhecido como o hormônio do estresse. Essa medicação também é chamada por cortisona e corticosteróide, e sua principal ação é a de interromper inflamações e alergias crônicas ou agudas.

Asma, bronquite, lúpus, artrite reumatoide, entre outras doenças são tratadas pelos corticoides. Neste post trazemos todas as informações sobre esse tipo de medicamento, seus tipos, cuidados necessários e mais. Acompanhe!

Quais são os tipos de corticoides?

Os corticoides se dividem em diversos tipos, tratando de problemas de diferentes origens.

Corticoide tópico

Esse tipo de corticoide se encontra nas versões de creme, pomada, loção e em gel, servindo para aliviar inflamações locais na pele. Portanto, ele tem ação local para tratar de alergias como dermatite seborreica, eczema, urticária, etc.

Entre alguns dos corticoides tópicos se destacam a betametasona, mometasona, dexametasona e a hidrocortisona.

Corticoide injetável

Esses corticoides aplicados nas veias são indicados para tratar de problemas osteomusculares — que afetam ossos e músculos. Além de serem usados para tentar eliminar alguns tumores malignos.

Ainda que essa classe de corticoides tenha ação parecida com a de outros tipos, seu uso é prescrito apenas quando há a real necessidade. 

Corticoide oral

Os corticoides de uso oral são ingeridos em cápsulas ou comprimidos; prescritos quando há uma inflamação mais intensa no organismo. A exemplo de doenças endócrinas — variações hormonais—, artrites, problemas respiratórios e no sangue.

Corticoide spray nasal

Essa classe de corticoides é recomendada para tratar rinite, inflamação no nariz e forte congestão nasal, principalmente causada por gripes ou resfriados. 

Corticoide inalatório

Essa ordem de corticóides é usada em inaladores, para o tratamento de doenças respiratórias, alergias agudas que aparecem com o frio e doença pulmonar

Corticoide colírio

Os corticoides também têm uma versão em colírio, utilizada para eliminar inflamações nos olhos, como uveíte e conjuntivite. A principal ação desse medicamento é diminuir a vermelhidão e coceiras.

Usar corticoides durante a gravidez, é seguro?

Usar corticoides na gravidez é bastante perigoso por conta dos riscos que eles trazem tanto para a mãe como para a criança. Contudo, em alguns casos, incluindo para reduzir as chances de ter um bebê prematuro, essa medicação poderá ser prescrita.

Logo, na condição de gestante, esse tratamento deve ser apenas realizado com a autorização de obstetra e, se possível, com a avaliação de outros médicos do grupo pré-natal.

Quais são os efeitos colaterais do uso de corticoides?

O uso de corticoides de forma desregulada pode acarretar desde os menores aos maiores riscos à saúde. E além disso, caso o paciente tenha alguma reação alérgica ao consumir mesmo pequenas doses de cortisona, deve procurar seu médico o quanto antes.

Conheça os principais efeitos colaterais do uso de cortisona:

  • aumento do açúcar no sangue;
  • agitação;
  • aumento da pressão dos olhos;
  • insônia;
  • úlcera no estômago, que pode evoluir para tumor;
  • cansaço;
  • olhos salientes;
  • nervosismo;
  • reações alérgicas na pele;
  • alterações no sistema imunológico;
  • aumento do apetite;
  • má digestão;
  • inflamação no pâncreas e esôfago;
  • catarata.

Quais são os cuidados ao usar corticoides?

O uso de corticoides deverá ser feito apenas quando um médico os prescrever. E somente serem usados na forma recomendada, pois fazer isso por conta própria trará diversas consequências negativas à saúde.

Algumas condições de saúde também devem ser revistas pelo médico, com muita atenção, antes de prescrever corticoides. Hipertensos, epilépticos, pessoas com úlcera no estômago, glaucoma, diabetes e com problemas nos rins têm maiores riscos.

Quando não tomar corticoides?

Além de grávidas terem uma restrição ao uso de corticoides, salvo quando autorizadas por seus respectivos médicos, outros grupos não podem fazer uso de cortisona. Veja quem não pode usar corticoides:

  • alérgicos ou hipersensíveis às substâncias dos medicamentos;
  • pessoas com infecções causadas por fungos, entre outras que precisam de revisão com seu médico.

O uso de corticoides requer muita atenção, tanto do médico como do paciente. Pois, apesar de serem utilizados há décadas, esses medicamentos têm potencial para vários riscos. Nesse sentido, contar com a orientação de outros profissionais de saúde é uma maneira de se prevenir na medida adequada.

No Clinic Farma, consultório farmacêutico da Pague Menos, você tem a orientação profissional que auxilia na escolha de medicamentos prescritos. Além do acompanhamento de doenças, pelo aferimento de pressão, diabetes, hipertensão, obesidade e, ainda, contar com outras instruções para garantir segurança no uso de corticoides.

Gostou? Venha conhecer a Pague Menos, estamos no Instagram, Facebook e Youtube.