Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Entenda o que é pielonefrite, seus sintomas e o tratamento

Confira o que é pielonefrite, quais são suas causas, os sintomas e como é possível tratá-la e preveni-la!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Entenda o que é pielonefrite, seus sintomas e o tratamento

As infecções do trato urinário são relativamente comuns, mas costumam gerar fortes dores e incômodos. Geralmente, elas são curadas em alguns dias, com o uso de antibióticos. No entanto, se os recursos não foram administrados de forma adequada, a má cura pode acarretar outros problemas, como a pielonefrite.

Essa inflamação costuma ser mais grave que as demais infecções do trato urinário, já que afeta diretamente os rins. Para te explicar como essa patologia atua no corpo, preparamos este conteúdo sobre o que é pielonefrite, seus tipos, sintomas e tratamento. Continue a leitura e confira!

Pielonefrite: definição

A pielonefrite é uma doença inflamatória infecciosa que acomete os rins. Ela frequentemente se manifesta sob forma grave e compromete principalmente o parênquima renal, responsável pela produção da urina, e a pelve renal, que atua como um funil para o líquido em direção ao ureter.

A patologia pode afetar apenas um ou ambos os rins e normalmente ocorre quando uma infecção urinária baixa, na qual microorganismos se proliferam na uretra, sobe até a bexiga, chegando, posteriormente, aos órgãos superiores.

A pielonefrite é uma doença inflamatória infecciosa, que pode ser causada por diversas bactérias.

Tipos de pielonefrite

A pielonefrite pode ser de dois tipos: aguda ou crônica. Sob forma aguda, a doença se manifesta de forma repentina, ocasionando um comprometimento das funções renais que pode ser revertido, e desaparece em no máximo algumas semanas, se tratada da forma correta.

Já a forma crônica da doença frequentemente está ligada ao acometimento recorrente de infecções urinárias e seu mau tratamento, à deficiência do sistema imune, ou, então, a doenças como a diabetes tipo 2 e a hipertensão arterial.

A pielonefrite crônica gera a perda das funções renais de maneira prolongada, podendo provocar insuficiência renal grave e a falência dos órgãos.

Principais causas

São duas as principais causas da infecção. A mais comum é a ascendente, descrita anteriormente, na qual bactérias adentram o organismo pela uretra, sobem até a bexiga e, depois, aos rins. Os microorganismos responsáveis nesses casos geralmente são E.coli, Pseudomonas, Proteus, Enterobacter e Klebsiella.

É importante ressaltar que, embora pouco habitual, as infecções na bexiga podem ser assintomáticas, apresentando sinais somente após o acometimento dos rins.

A outra forma na qual a patologia pode ocorrer é por meio da chamada via hematogênica, em que bactérias provenientes de infecções em outras partes do corpo caem na corrente sanguínea e se acomodam nos rins. Nesse caso, a pielonefrite pode ser extremamente grave e estar associada a um quadro de sepse.

As causas da pielonefrite podem ser de dois tipos: a ascendente e a por via hematogênica.

Fatores de risco

Alguns aspectos podem ser responsáveis pela maior probabilidade do desenvolvimento da pielonefrite. Veja quais são eles a seguir:

- Diabetes: a doença pode aumentar as chances de ocorrência da pielonefrite por conta das alterações nas taxas de glicemia e do prejuízo causado ao sistema imunológico;

- Obstruções no trato urinário: bloqueios nas estruturas responsáveis pela produção e fluxo da urina, por exemplo, causados por gestações ou pedras nos rins, são fatores de risco para a patologia

- Recorrência de infecções: como já mencionado, a reincidência das infecções urinárias também é um aspecto que pode ocasionar a pielonefrite;

- Deficiência do sistema imune: indivíduos com comprometimentos no sistema imune, como pacientes que realizam tratamentos com imunossupressores, também têm mais propensão ao desenvolvimento da doença;

- Anatomia feminina: as dimensões e a localização dos órgãos femininos são fatores que aumentam a probabilidade do desenvolvimento de infecções urinárias e, consequentemente, da pielonefrite.

Sintomas

A ocorrência dos sintomas da doença depende de seu tipo. A pielonefrite aguda tem sinais que aparecem de uma vez e são mais intensos. Já a forma crônica da doença tende a intercalar períodos sintomáticos e assintomáticos, por conta da intermitência da infecção.

Apesar disso, os indícios para ambas são os mesmos: febre; calafrios; náuseas; vômitos; mal-estar; fadiga; dores na lombar, nas costas, na região pélvica e ao urinar; micção frequente e urina com odor forte, turva e/ou com a presença de sangue e pus.

A dor na lombar é um dos sintomas da pielonefrite.

Como identificá-la

Caso haja presença dos sintomas, é preciso procurar o médico rapidamente. O diagnóstico é realizado após a avaliação clínica, do histórico do paciente e de exames, como hemograma, urinálise e urocultura.

Também é possível a realização de outros exames como o antibiograma, a fim de verificar antibióticos que podem ser eficazes no tratamento, e tomografias ou ultrassons, para checar se há algum tipo de obstrução no trato urinário que pode gerar o agravamento ou a recorrência da doença.

Tratamentos possíveis

O tratamento da pielonefrite geralmente consiste na administração de antibióticos para o controle da infecção. O tipo utilizado, a via de ingestão e o período dependem do quadro específico.

O mais importante nesse sentido é utilizar o recurso terapêutico da forma prescrita, para evitar a reincidência da doença.

Nos casos de pielonefrite crônica pode se tornar necessário o empenho de procedimentos como a diálise, se houver comprometimento grave das funções renais.

Os tratamentos para pielonefrite, de modo geral, envolvem o uso de antibióticos.

Como prevenir

A doença pode ser prevenida com alguns cuidados no dia a dia. Um deles é a ingestão adequada de água, que contribui para a eliminação de bactérias que possam estar presentes no trato urinário.

Além disso, urinar sempre que sentir vontade e pelo menos a cada três horas também é um fator importante.

Realizar a higiene íntima corretamente após evacuar, passando o papel higiênico de frente para trás, e urinar depois ter relações sexuais são outros aspectos que podem ajudar a prevenir a pielonefrite em mulheres.

Durante a gestação, também é fundamental redobrar esses cuidados, para evitar infecções urinárias, além de se atentar a seus sintomas.

Em caso de cistites ou outro tipo de infecção no trato urinário, realizar o tratamento prescrito até o fim, sem parar a medicação após o desaparecimento dos sintomas, é outro ponto imprescindível para evitar a doença.

O tratamento de infecções sempre deve ser realizado até o fim e da forma prescrita.

A pielonefrite é uma patologia que pode gerar complicações graves caso não seja tratada de forma certa. Conhecer seus sinais e procurar o médico caso eles surjam é essencial para uma recuperação satisfatória.

Se você precisa acondicionar medicamentos que demandam cuidados especiais para conservar sua eficiência terapêutica, saiba que pode contar com o AME, da Pague Menos. O serviço possui atendimento multidisciplinar e estrutura física para armazenamento seguindo as exigências do Ministério da Saúde. Clique no banner abaixo e saiba mais!