Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Lista de hobbies: 30 passatempos para exercitar o autocuidado

Veja uma lista de hobbies para encontrar a atividade perfeita e ter mais momentos de lazer!


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Lista de hobbies: 30 passatempos para exercitar o autocuidado

Os hobbies são uma excelente forma de garantir momentos de diversão e relaxamento no dia a dia. Reservar um espaço de tempo para desempenhar essas atividades é essencial para aumentar o bem-estar e preservar a saúde mental.

Para te ajudar a escolher um passatempo para chamar de seu, preparamos uma lista de hobbies com atividades de todos os tipos. Veja a seguir!

O que é hobby?

Um hobby é uma atividade praticada nos momentos livres para lazer e descontração. É uma ótima maneira de sair da correria do dia a dia, exercitar o autocuidado, estimular o cérebro e desestressar.

Esses passatempos podem ser os mais diversos, desde atividades relacionadas às artes até esportes. Há opções para todos os gostos e encontrar uma que se adeque ao seu cotidiano pode trazer inúmeros benefícios.

Encontrar um hobby pode trazer mais qualidade de vida.

A importância do lazer para o autocuidado

O autocuidado é um dos aspectos fundamentais para o bem-estar físico e emocional das pessoas. Uma das formas de praticá-lo é tirando tempo para realizar atividades sem uma finalidade específica — diferentes do trabalho e dos estudos —, apenas para se distrair ou relaxar.

A ideia é que essas ações possam propiciar mais qualidade de vida e contribuir para a redução do estresse e, consequentemente, para a boa saúde mental dos indivíduos.

Além disso, os hobbies podem ajudar a melhorar a autoestima, diminuir a ansiedade e estimular, inclusive, a produtividade, por garantir esses momentos de “desligamento” da mente.

Lista de hobbies

Como já mencionado, os hobbies podem ser dos mais variados tipos e as atividades irão depender muito dos gostos pessoais. Confira algumas possibilidades a seguir!

1. Meditação

Tem dificuldades de se concentrar e anda muito estressado? Saiba que a meditação pode te ajudar a resolver esses problemas!

2. Pintura

A pintura é uma ótima forma de se expressar e é possível investir tanto em aulas como praticá-la de forma mais intuitiva.

3. Aulas de teatro

A interpretação é uma ótima maneira de exercitar as habilidades de comunicação, desenvolver a consciência corporal e aumentar a criatividade.

4. Corrida

A corrida é um esporte que promove o desejo de superação, além de proporcionar muitos benefícios para a saúde.

A corrida é um dos exemplos de hobbies ligados às atividades físicas.

5. Academia

Realizar treinos na academia de forma regular é um ótimo método de autocuidado, já que promove a saúde física, contribui para o alívio do estresse e melhora o humor.

6. Yoga

O yoga é uma atividade que busca trabalhar de forma conjunta o corpo e a mente. É uma ótima opção de hobby, pois aumenta a disposição e ajuda a aliviar possíveis dores do dia a dia!

7. Participar de associações

Se engajar em causas também é uma ótima maneira de garantir satisfação pessoal. Encontrar associações e grupos de pessoas mobilizadas em prol de temáticas que te agradem e começar a participar de suas reuniões pode ser um bom passatempo!

8. Instrumentos musicais

Violão, bateria, baixo, guitarra… As possibilidades de instrumentos musicais são inúmeras. Aprender a tocá-los pode favorecer a coordenação motora e a concentração.

9. Dança

A dança é outra maneira de exteriorizar os sentimentos e as aulas permitem ainda trabalhar o fortalecimento muscular, estimular o cérebro e, claro, se divertir!

Os hobbies e o lazer ajudam a melhorar o bem-estar físico e emocional.

10. Fotografia

A fotografia permite registrar situações, pessoas e objetos, captando sua essência. Exercitá-la permite descobrir nos ângulos e modos de ver o mundo!

11. Culinária

A culinária é outro hobby que possibilita colocar a criatividade em prática. Procurar receitas diferentes ou de pratos que goste muito pode ser um ótimo jeito de iniciar a atividade.

12. Viajar

Viajar é uma excelente maneira de entrar em contato com outras culturas e relaxar. Listar os lugares que quer visitar e ir conhecendo-os sempre que possível é um bom modo de garantir momentos de descanso e lazer!

13. Surfe

O surfe é um esporte que trabalha a resistência do corpo, ajuda a fortalecer a musculatura e aumenta o equilíbrio. É ainda um meio de entrar em contato com a natureza e se desafiar!

O surfe é um hobby que garante mais resistência física e imersão na natureza.

14. Pesca

Pescar é um ótimo passatempo para treinar a destreza de movimentos, desenvolver a coordenação motora e exercitar a memória.

15. Jogos de baralho

Os jogos de baralho são uma excelente distração e uma boa prática para a memória. Alguns deles podem, inclusive, ser jogados sem companhia, como paciência.

16. Jogos de tabuleiro

Não são só as crianças que podem se divertir com os jogos de tabuleiro. Existem até versões específicas para adultos e esse passatempo traz muitos benefícios para o desenvolvimento social e cognitivo.

17. Natação

A natação é uma atividade física que trabalha todo o corpo e pode ser praticada por pessoas de qualquer faixa etária. Além disso, ela potencializa a capacidade respiratória e proporciona momentos agradáveis.

18. Costura

Aprender a costurar é muito útil, já que possibilita realizar reparos e criar diferentes peças de vestuário e para a casa, como estofados e cortinas. A prática reduz ainda significativamente os níveis de estresse e pode ser uma excelente maneira de canalizar a criatividade.

A costura é uma atividade que ajuda a exercitar a criatividade.

19. Escalada

Se você gosta de atividades mais radicais, a escalada pode ser uma boa pedida de hobby. É exercício que ajuda a aumentar a flexibilidade, tonificar os músculos e pode ser executado em ambientes externos ou indoor.

20. Coleções

Colecionar objetos é um passatempo que ajuda a desenvolver habilidades de organização, senso de cuidado e capacidade de negociação. É possível compilar uma infinidade de itens, de moedas antigas a palhetas de guitarra.

21. Bicicleta

Além de ser um meio de transporte alternativo e não poluente, a bicicleta é uma opção para quem procura manter a mente e o corpo equilibrados, já que alinha atividade física com diversão.

22. Passeios culturais

Os passeios culturais são ótimos para pessoas que procuram por passatempos cheios de conhecimento e curiosidade. Geralmente, eles resgatam uma parte da história e permitem que o visitante volte no tempo.

23. Skate

O skate é um esporte que faz com que o praticante exercite diversas partes do corpo. Dessa forma, a flexibilidade, a maior resistência física e o fortalecimento das articulações são benefícios que o skatista consegue adquirir praticando esse hobby.

24. Escrita

Escrever é um passatempo que permite um maior desenvolvimento de funções criativas. Desde a manutenção de diários até anotações de sonhos, tudo vale.

A escrita é um hobby que ajuda na expressão de sentimentos.

25. Plantas

Cultivar plantas é um hábito que permite uma conexão maior com a natureza. Além disso, mantendo essa prática, é possível plantar ervas e temperos para auxiliar no preparo de pratos, ou, se desejar, flores para enfeitar o lar.

26. Camping

Camping é uma ótima opção para quem gosta de um estilo de vida mais natural. Geralmente, é realizado dentro de espaços próprios para a prática, já que dessa forma, o aventureiro consegue ter mais segurança em suas atividades.

27. Cinema

Ir ao cinema é uma excelente maneira de entrar em contato com outras realidades e obter novos conhecimentos. É uma atividade que contribui para o bem-estar e ajuda a ampliar o repertório cultural!

28. Desenho

Desenhar também é um hobby que pode proporcionar momentos de relaxamento e autocuidado. Essa atividade pode ser desempenhada em aulas ou de forma mais despretensiosa.

29. Produção musical

Fazer um curso de DJ ou produção musical é uma possibilidade de passatempo superprazerosa para os amantes do som!

30. DIY

Uma opção de atividade para quem gosta de decoração e trabalhos artesanais é o Do It Yourself (DIY), que pode ser traduzido como “faça você mesmo”. A ideia é reparar ou construir peças e objetos sem ajuda de profissionais, apenas seguindo tutoriais ou até mesmo utilizando a criatividade.

O lazer é uma parte essencial do autocuidado, e os hobbies são uma ótima maneira de praticá-lo. Para saber mais sobre esse conceito e quais outros hábitos podem ajudar a exercitá-lo, clique no banner e confira o conteúdo completo!