Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Entenda a importância de cuidar da saúde mental

Cuidar da saúde mental evita o desencadeamento de diversas doenças, como depressão e ansiedade. Confira como promover esse cuidado e ter mais qualidade de vida.


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Entenda a importância de cuidar da saúde mental

Cuidar da saúde mental deve ser uma ação tão importante e presente na vida das pessoas quanto o cuidado com o corpo. Ou seja, da mesma forma que alguém se preocupa em estar bem fisicamente, é essencial que também se preocupe em estar bem emocionalmente.

Infelizmente, a maioria ainda não pensa dessa forma e o cuidado com a saúde mental acaba sendo um tabu, posicionamento que se agrava quando há o desenvolvimento de doenças relacionadas, como a e a .

Mas, afinal, o que é saúde mental? Pode ser definida como uma condição que permite um indivíduo reagir e superar as tensões, exigências, mudanças e desafios da vida.

Uma pessoa que está bem mentalmente não deixa de sentir emoções, tais como tristeza, raiva, frustração e outras. Porém, ela consegue lidar com esses sentimentos de forma saudável, harmonizando os seus pensamentos e cumprindo com as suas obrigações de trabalho, relacionamentos, familiares, de amizade, etc.

Cuidar da saúde mental é fundamental, visto que impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, no seu raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relaciona com os outros. Isso vale desde criança, para evitar a e que ela se prolongue com o passar do tempo.

Quais sinais indicam que é o momento de iniciar esse cuidado? Quais são as consequências quando não estamos bem mentalmente? Como promover esse cuidado com a saúde? Confira essas e outras respostas sobre o tema agora, neste artigo!

Quando é hora de cuidar da saúde mental?

Sempre é tempo de cuidar da saúde mental, e não apenas quando se nota que algo não está como deveria. Como abordamos no início deste artigo, esse ponto de atenção precisa fazer parte do seu dia a dia, assim como o zelo que você tem com a sua parte física.

Porém, há alguns sinais que indicam uma urgência de se iniciar o cuidado com a e emocional quanto antes.

No geral, os que mais chamam a atenção para isso são:

perda de apetite sem causa física, ou comer em excesso;

beber e/ou fumar de forma descontrolada, ou mesmo fazer uso de drogas;

se afastar das pessoas próximas, evitar encontros ou compromissos que gostava de estar antes;

discutir e/ou brigar com amigos, cônjuges, familiares, colegas de trabalho sem motivo que justifique;

ter alterações bruscas de humor, ou , que comprometem o relacionamento com as pessoas ao redor;

sentir a mente confusa e/ou ter episódios de esquecimento;

ter a sensação de medo, angústia, preocupação, raiva, tensão em níveis exagerados; 

sentir que não tem energia para nada;

ter a sensação de entorpecimento, de estar “anestesiado”, “paralisado”;

perder a noção de importância das situações e/ou das pessoas;

sentir-se sem esperança, impotente, ou sem perspectiva para o futuro;

sentir dores no corpo sem razão aparente;

acreditar que não é mais capaz de realizar as tarefas diárias já habituais, como cuidar da casa, dos filhos, trabalhar, estudar, etc;

ter pensamentos ou memórias recorrentes que fixam na mente e atrapalham o dia a dia e as tomadas de decisões;

pensar ou ter a intenção de machucar outras pessoas ou a si mesmo;

ter a impressão de estar ouvindo vozes;

acreditar com veemência em coisas ou situações que não são verdadeiras.

Quais as consequências de não cuidar da saúde mental?

Segundo dados da OMS divulgados em uma publicação no , o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 9,3% da população. Somado a isso, 86% dos brasileiros sofrem de algum transtorno mental, a exemplo da depressão, ou , por exemplo.

Essas informações são de 2019, ou seja, antes da pandemia do novo coronavírus. Com a sua chegada, esse quadro se intensificou.

Uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e , revelou que 53% dos brasileiros afirmam que sua condição mental se agravou no último ano (2020).

Aqui, é essencial diferenciar os dois termos relacionados ao cuidado com o bem-estar emocional e mental de uma pessoa: transtorno mental e doença mental.

Transtorno mental pode ser utilizado quando essa parte da vida de uma pessoa não está bem como deveria, mas ainda não há o diagnóstico se isso desencadeou ou não uma doença.

Em outras palavras, esse termo se refere à trajetória diagnóstica para identificar as consequências desse desconforto mental, o qual varia bastante para cada indivíduo, considerando também os seus hábitos, ambiente em que vive, entre outros pontos.

Já quando falamos em doença mental, estamos nos referindo à identificação de uma causa que compromete a saúde de uma pessoa. Nesse caso, há um padrão de sintomas compatíveis com determinada doença, o que leva à necessidade de um tratamento específico para curar ou, pelo menos, controlar a patologia.

Com isso definido, fica mais fácil entender quais podem ser as consequências de não cuidar da saúde mental. Das que mais se destacam estão a perda da qualidade de vida em diferentes cenários e, principalmente, o desenvolvimento de doenças mentais, como:

depressão;

ansiedade

esquizofrenia;

psicoses;

transtorno de bipolaridade;

distúrbios de personalidade;

distúrbios alimentares.

O que leva uma pessoa a desenvolver transtornos e doenças mentais?

O desenvolvimento das doenças que acabamos de citar tende a também estar relacionado ao ato de não cuidar da saúde mental — por exemplo, exposição prolongada a situações de estresse pode ser uma das causas de patologias como essas.

Porém, é importante que você saiba que existem outras condições que podem colaborar e levar ao comprometimento do bem-estar emocional e mental de um indivíduo, que são:

fatores biológicos: hormônios, química do cérebro e genética;

fatores sociais: questões financeiras, ambiente familiar ou de trabalho tóxico;

experiências de vida: situações de violência física, mental ou emocional, perda de uma pessoa querida, traumas, abusos, etc;

uso de substâncias como álcool e drogas ilícitas;

outros problemas de saúde com a pessoa ou com alguém próximo;

padrões cognitivos, a exemplo de baixa auto-estima e pensamentos negativos constantes.

Por que cuidar da saúde emocional e mental? 

Cuidar da saúde mental é essencial para que uma pessoa consiga lidar com diferentes emoções e situações que são naturais e comuns a todo o ser humano.

Uma vez que esse lado da sua vida esteja conforme o esperado, você se sentirá bem consigo e com as pessoas ao seu redor, conseguindo produzir mais e conviver melhor em sociedade.

Somado a tudo isso, cuidar da saúde mental evita que você desenvolva uma série de doenças relacionadas, tais como as que citamos anteriormente.

Neste ponto, é fundamental destacarmos a importância desse cuidado com você e com as pessoas que lhe cercam, visto que as consequências de negligenciar os sinais de alerta também podem afetar amigos e familiares.

Os transtornos mentais são fortes impulsionadores de pensamentos suicidas. Quanto mais o mal-estar mental e/ou emocional toma conta da vida de uma pessoa, maiores são as chances de ela pensar, ou mesmo tentar, fazer algo negativo para acabar com essa situação. Aí que entra a importância de realizar .

Segundo, Organização Pan-Americana de Saúde e da OMS, Organização Mundial de Saúde, 1 a cada 100 mortes acontecem por suicídio. Para se ter uma ideia, morrem mais pessoas que se suicidam do que por HIV, , guerras ou homicídios.

Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, publicados no portal UOL, estimam que 96,8% dos casos de suicídio têm relação com transtornos mentais, sendo a a doença mental mais associada a essa ação.

Também por esse motivo, cuidar da saúde mental — sua e das pessoas que você ama — é tão importante, fazendo com que a seja uma das melhores formas de superar a depressão.

Como cuidar da saúde mental? 17 dicas práticas e eficientes!

Percebe quanto é importante cuidar da saúde mental e tudo que pode acontecer caso negligencie esse cuidado?

Para ajudar você a ter mais qualidade de vida nesse cenário, as nossas dicas são:

pratique que relacionam mente e corpo, como yoga, meditação, tai-chi e outras similares;

também é possível se beneficiar da sensação de bem-estar mental com outros exercícios físicos, a exemplo da corrida, dança e natação;

não abra mão de momentos de lazer e de descanso;

inclua na sua rotina práticas simples, mas que ajudam a elevar positivamente a sua condição mental, tais como ler, e ouvir música;

aproveite a hora do banho para promover o autocuidado, relaxar e se concentrar em você, deixando as preocupações do lado de fora;

organize o seu dia para evitar quadros de ansiedade, ou seja, faça uma lista com as suas tarefas e tente estabelecer prioridades;

busque o autoconhecimento, entenda os seus limites, identifique os seus objetivos, o que lhe faz bem e o que incomoda, etc;

procure ter boas noites de sono;

prefira sempre manter uma ;

tenha tempo para os seus hobbies;

reforce laços com pessoas que fazem bem a você;

busque meios de controlar o estresse e procure, sempre que possível, não se expor a situações que levem a essa sensação;

nomeie e entenda as suas emoções;

permita-se não fazer nada alguns dias da sua semana;

se desconecte das ;

não tenha vergonha de procurar ajuda profissional;

use os medicamentos indicados pelo médico.

Além disso, você pode contar com nossa Farmácia de Manipulação e ter medicamentos fitoterápicos para ansiedade, depressão e outras fórmulas exclusivas para quaisquer outro problema de saúde.

Ficou clara a importância e como cuidar da saúde mental? Então aproveite que está aqui no nosso blog e leia o artigo “Saiba como combater o cansaço mental