Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Miss Universo ressalta a beleza negra

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Miss Universo ressalta a beleza negra

No último domingo (8), a miss África do Sul, Zozibini Tunzi, ganhou a coroa do concurso Miss Universo 2019, principal competição mundial de beleza. Em seu discurso, Zozibini falou de representação, racismo e machismo.

“Cresci em um mundo em que uma mulher com a minha pele, a minha aparência e o meu cabelo não era considerada bonita. Isso acaba hoje. Quero que as crianças enxerguem o reflexo dos seus rostos no meu”, disse a miss universo ao receber a coroa.

Sua biografia, publicada no site oficial do concurso de beleza, diz que a nova miss “é uma ativista apaixonada e engajada na luta contra a violência de gênero”, que busca mudar a narrativa em torno dos estereótipos de gênero. Além disso, ela defende a beleza natural e incentiva as mulheres a se amarem do jeito que são.

miss universe 2019 zozibini tunzi

“Esta noite, uma porta foi aberta e eu não poderia estar mais agradecida por ter sido a pessoa que a atravessou” (Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019)


O concurso

Miss Universo é a competição de beleza feminina mais importante no mundo, realizada pela  Miss Universe Organization. Anualmente, o evento, um dos mais vistos, tem uma audiência de aproximadamente um bilhão de telespectadores em mais de 180 países.

“Nossa organização acredita que a confiança é a qualidade mais importante para uma pessoa possuir” (Paula Shugart, presidente da Miss Universe Organization)


O Sempre Bem comemora a vitória de Zozibini com um artigo especial para falar de representatividade e estereótipos, além de dar dicas de cuidados para realçar ainda mais a
beleza negra. Confira! 

Estereótipos de beleza

Por muito tempo, o padrão de beleza feminina, em que apenas o estereótipo da mulher branca, loira ou morena, magra, alta etc. era considerado aceitável, prevaleceu nos concursos de beleza, nos brinquedos das crianças, nas novelas.

Aos poucos, a necessidade de representatividade tem feito com que as mulheres assumam suas curvas, seu cabelo e sua pele com orgulho. Afinal, quem disse que bonecas precisam ser brancas, loiras e magras? Quem determinou que heróis devem ser homens? Quem dita o que é ou não é belo?

Não é de hoje que as mulheres desafiam as regras de uma sociedade ainda patriarcal para mostrar o seu verdadeiro valor e autonomia… sobre o próprio corpo e a própria vida. Com isso, fortaleceu-se a expressão “empoderamento feminino”, afinal, a autoaceitação é a melhor forma de quebrar padrões e adquirir confiança para lutar contra os preconceitos que vêm da sociedade.

Confira o artigo (O empoderamento feminino nos chama. Vamos juntas?)

Beleza Negra

Quando concursos de beleza tradicionais reconhecem a harmonia dos traços de mulheres negras, abre-se um espaço para dar visibilidade a lutas que costumam ser ignoradas por muitos. E Zozibini aproveitou bem seu lugar de fala para ressaltar o quanto a beleza negra é negligenciada e o quanto tal preconceito pode afetar a autoestima de meninas no mundo todo. 

Aliás, é preciso valorizar a beleza que existe em cada uma desde sempre, incentivando cuidados com a pele e cabelo específicas para realçar a individualidade e personalidade de todas.

“Que toda garotinha que testemunhou esse momento acredite para sempre no poder de seus sonhos e que elas possam ver seus rostos refletidos no meu” (Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019)


Pele

mulher negra passando creme facial

A pele negra possui uma grande vantagem sobre a branca: a maior quantidade de melanina e elasticidade a deixa menos suscetível ao aparecimento de rugas e linhas de expressão. Apesar de ter uma proteção natural, ela também precisa de proteção solar, pois a incidência dos raios solares na derme negra pode causar manchas, além de estimular o sebo que ocasiona oleosidade, cravos e espinhas. 

Saiba mais em (Como manter a pele negra linda e saudável)

Isso acontece porque as glândulas sebáceas costumam ser mais ativas nesse tom de pele, principalmente no rosto. Também não é raro que a cútis dos braços e pernas de pessoas negras seja mais ressecada, sendo necessário usar hidratantes mais potentes nessas regiões. Por isso, é importante manter uma rotina de cuidados para garantir a saúde da pele.

Rotina de cuidados

A higienização é um passo essencial para uma derme linda e saudável. Portanto, aposte em um sabonete específico para o seu tipo de pele - normal, mista, seca ou oleosa. Outra coisa que ajuda é a esfoliação semanal e o uso da água micelar para retirar as impurezas que se acumulam nos poros ao longo do dia.

Leia também o artigo (Água Micelar x Água Termal - como elas ajudam a pele?)

Mesmo que tem cútis oleosa deve, sim, usar hidratante. Isso porque a falta de hidratação estimula ainda mais a produção de sebo. O recomendado é optar por produtos de textura mais fluida, como séruns.

Cabelo

mulher com cabelo crespo

Não é de hoje que a mulherada tem deixado de lado as escovas progressivas para assumir seus cachos. Elas contam com os mais diversos acessórios e imprimem sua marca com muita personalidade. E a indústria de cosméticos tem acompanhado esse movimento, desenvolvendo produtos direcionados para as cacheadas.

Veja também esse #FicaADica (Cachos Naturais: Dicas Para Cabelos Perfeitos)

Rotina de cuidados

Indispensável para garantir a beleza dos fios cacheados e crespos, o cronograma capilar deve fazer parte da rotina, alternando entre hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Esses procedimentos servem para repor a água, os nutrientes e lipídios que fortalecem a fibra das madeixas. Além disso, alguns produtinhos também não podem faltar:

Confira o artigo (Hidratação, Nutrição e Reconstrução Capilar)

  1. Leave-in: ajuda a manter os fios hidratados. Dê preferência aos que têm proteção térmica.
  2. Difusor: ideal para quem busca cachos mais definidos, a dica é aplicar o creme de pentear nos cabelos úmidos e secar com o difusor.
  3. Pente garfo: para conseguir mais volume, penteie as madeixas levantando a raiz para soltar bem.
  4. Cremes à base de óleo e manteiga: esses produtos são perfeitos para manter os fios mais hidratados.

Conteúdos relacionados

Referências: Miss Universe | Portal Sempre Bem