Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Você sabe qual o seu tipo de cacho?

Cada tipo de cabelo exige cuidados e produtos específicos.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Você sabe qual o seu tipo de cacho?

Vencedora do concurso Miss Brasil desse ano, a estudante piauiense Monalysa Alcântara encantou os juízes por completo: com um belo sorriso e um discurso empoderador em que denunciou o racismo no país, ela se destacou em todas as provas até levar a final. Outro destaque da candidata e uma de suas características mais fortes, o cabelo bem cacheado, é uma prova de que os cachos estão sendo cada vez mais valorizados e que devem, sim, ser assumidos e bem cuidados.

Aqui no portal, a gente adora dar dicas para as cacheadas cuidarem do cabelo, mantendo-o hidratado e cheio de brilho. Porém, antes de escolher os produtos para usar, é importante saber qual é o seu tipo de cacho, já que são dezenas de opções para cada um deles. Muita gente não sabe, mas os tipos de cacho são divididos em números (2, 3 e 4 – o tipo 1 é o cabelo liso) e cada número possui subcategorias (A, B e C) que ajudam a identificar as especificidades dos fios.


1 - Imagem: Blog Cacheia.com

TIPO 2 – ONDAS LEVES

O cabelo 2A, que costuma ter a raiz lisa, tem poucas ondulações e é o cabelo desejo de muitas famosas, como a modelo Gisele Bundchen. O 2B segue a mesma linha, mas já não tem aquele aspecto tão semelhante ao cabelo liso, enquanto que o 2C já apresenta alguns cachinhos não tão definidos – geralmente, um pouco mais pesado do que os fininhos 2A.

Dica: O cabelo tipo 2 costuma sofrer com frizz nas partes mais onduladas, principalmente em temperaturas muito baixas ou muito altas, e as pontas podem ficar ressecadas. Um produto maravilhoso para quem possui essas madeixas é o óleo reparador, que deve ser aplicado em poucas quantidades apenas no finalzinho dos fios.

TIPO 3 – CACHOS DEFINIDOS

Sabe aquela ondinha que a gente puxa e ela volta, que nem uma mola? Pronto! O tipo 3 é uma “transição” do liso para o crespo e costuma apresentar cachos mais definidos. No Brasil, uma representante inesquecível é Ana Paulo Arósio, que sempre exibiu com orgulho o seu curly hair. Na raiz, o 3A ainda apresenta leves ondulações, lembrando o tipo 2. Já os tipos B e C possuem mais ondulações, tendo menor dificuldade para “enrolar” naturalmente. Para esses dois, é indicado utilizador um bom controlador de frizz, já que a exposição dos cachinhos ao vento podem deixá-los dispersos.

Dica: Para quem não consegue chegar na ondinha perfeita e prefere deixar o cabelo secar naturalmente, uma ótima pedida é utilizar cremes de pentear com função de memorizador de cachos, aplicando na metade inferior das ondas, logo após o banho e definindo o cabelo com as mãos e a toalha.

TIPO 4 – CRESPO

O tipo 4 representa aquele cabelo poderoso, cacheadinho desde a raiz e bastante visto com a revolução capilar dos últimos anos, que permitiu que diversas mulheres deixassem a química e assumissem seu crespinho. É o cabelo de atrizes como Taís Araújo e Juliana Alves, que possuem o fio A, com cachinhos em formato de “parafuso”, mais curtos que os do tipo 3, mas igualmente definidos. Os tipos B e C possuem menos definição e maior “encolhimento” quando secos, proporcionando o visual Black Power que a gente adora.

Dica: Especialmente para cabelos com menos definição, é importante hidratar muito os fios, que podem ficar bastante ressecados. O uso de reparador de pontas ou creme leave-in para dar forma é recomendado – mas com cuidado, para que não chegue ao couro cabeludo – assim como o uso de produtos com colágeno na composição.