Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Conheça os tipos de olheiras e como tratar cada um deles

Você sabia que existem diversos tipos de olheiras? Neste post, te explicamos cada uma e quais os tratamentos disponíveis. Confira!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Conheça os tipos de olheiras e como tratar cada um deles

Manchas escuras ao redor dos olhos te incomodam? Você sente que está com uma aparência cansada por conta delas? Calma, há soluções para isso! Os tipos de olheiras têm características próprias e cada um está relacionado a situações específicas — alguns podem ser falta de uma boa noite de sono, enquanto outros são hereditários. 

Neste conteúdo, separamos tudo o que você precisa saber sobre as tão temidas olheiras, quais são os tipos, as causas e como tratar. Continue a leitura e descubra mais!

Afinal, o que são as olheiras?

A olheira é o escurecimento da pele da parte inferior dos olhos, geralmente pelo excesso de melanina ou pela alta concentração de vasos sanguíneos. Nessa região, a derme é mais fina e, por isso, fica facilmente com esse aspecto mais carregado. 

Na maioria dos casos, elas são herança genética, mas podem estar associadas a outros fatores. As olheiras provocam na feição um aspecto de cansaço, sobretudo quando são profundas e acabam criando uma sombra no entorno do globo ocular.

Por isso, quem apresenta o problema precisa conhecer os tipos possíveis de olheiras para encontrar o melhor tratamento. Com as intervenções adequadas, elas podem ser suavizadas ou até mesmo eliminadas.

O que causa olheiras?

Já sabemos que um fator de peso é a hereditariedade, mas, além desse, há outros que não podem ser desconsiderados, como hábitos, etnia, idade e características próprias da pessoa. Vamos entender melhor.

Maus hábitos

Não é segredo para ninguém que noites mal dormidas são grandes vilãs para as olheiras. Descansar menos do que o seu corpo necessita contribui para o escurecimento da pele da região, portanto, se isso te incomoda, está na hora de rever os seus hábitos de sono. 

Mas além das poucas horas de descanso, não podemos deixar de citar o tabagismo, que contribui seriamente para o envelhecimento da pele, deixando-o fina e com olheiras mais evidentes. 

Tipos de olheiras
O tabagismo pode contribuir para o surgimento de olheiras roxas escuras.

O cigarro também afeta a oxigenação do corpo, portanto, é comum que pessoas que fazem uso dessa substância fiquem com manchas na pele, inclusive, na região inferior aos olhos. 

A bebida alcoólica também é um agravante , já que desidrata o corpo e faz com que a região ao redor dos olhos fique com menos líquido. 

Etnia

A etnia também contribui para as olheiras e, portanto, é comum que pessoas com a pele morena e descendentes de árabes, hindus, armênios, turcos e judeus tenham essa região mais escura. Isso porque é uma característica dessa população ter mais vasos na área inferior dos olhos. 

Idade avançada

Por ser uma pele mais fina, a região dos olhos sente bastante o avanço da idade. É aqui que surgem marcas de expressão e, além disso, há maior flacidez devido a queda de produção de colágeno pelo organismo, deixando as olheiras mais evidentes. 

A partir dos 37 anos, as bolsas de gordura localizadas na área e que protegem o globo ocular começam a descer e, consequentemente, a destacar mais as olheiras. 

Alergias

Se você tem rinite, alergia a esmaltes e dermatite atópica, infelizmente as olheiras estarão mais fortes na sua pele. 

Entenda os tipos de olheiras e tratamentos

Existem cinco tipos de olheiras e embora sejam caracterizados pelas manchas escurecidas em torno dos olhos, não são iguais, pois apresentam causas e aspectos específicos. Veja como identificar cada tipo!

Olheira estrutural ou profunda

Formada em uma área profunda abaixo dos olhos, é um tipo de olheira de origem genética, sendo mais intensa na juventude. A cavidade do globo ocular tem aspecto mais profundo e, por isso, há uma sombra nessa região que dá essa aparência acastanhada para a mancha. 

Além do fator genético, é possível que o avanço da idade (pele mais fina e flacidez muscular), tabagismo, etilismo, doenças sistêmicas e privação de sono interfiram e piorem a aparência da região. 

Tratamento

Atualmente, existe um leque de opções para tratamento, como:

  • Preenchimento com ácido hialurônico
  • Tratamento a laser
  • Uso de dermocosméticos
  • Microagulhamento

Olheira pigmentar

Neste tipo, além da região inferior dos olhos, as pálpebras superiores podem ser afetadas. Este é um caso bastante conectado à etnia e, por isso, pessoas negras e morenas são mais propícias a ter. 

A olheira pigmentar ocorre porque há uma espécie de melasma devido ao acúmulo de melanina na pele fina dos olhos. A coloração deste tipo também é amarronzada.

Tipos de olheiras
A olheira pigmentar se deve ao acúmulo de melanina. 

Tratamento

É muito importante que pessoas com olheiras pigmentadas evitem a exposição solar e usem sempre protetor para evitar que a aparência da mancha fique pior. Além disso, as opções de tratamento são:

  • Uso de dermocosméticos
  • Laser
  • Práticas para melhorar a circulação (uso de compressas geladas de água ou camomila)
  • Aplicação de luz intensa

Olheira vascular

A dificuldade de circulação sanguínea e a retenção de líquidos na pálpebra inferior ocasionam a olheira vascular, de cor levemente azulada, avermelhada ou arroxeada, que são ligeiramente inchadas. É um tipo comum em pessoas que sofrem de estresse, cansaço ou têm noites mal dormidas.

Tratamento

Para as olheiras vasculares, são indicados os tratamentos:

  • Laser
  • Uso de dermocosméticos à base de cafeína
  • Drenagem linfática na região
  • Cirurgia de retirada das bolsas
  • Luz pulsada

Olheira sanguínea

Trata-se de uma olheira de coloração arroxeada devido ao acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos. É ocasionada por desidratação e problemas como rinite alérgica.

Tratamento

  • Luz pulsada
  • Dermocosméticos ativadores da microcirculação

Olheiras mistas

Uma mistura de todos os tipos de olheiras já mencionadas, ou seja, que reúne aspectos da olheira profunda e vascular ou pigmentada e vascular. As causas já conhecidas podem também se misturar dando forma com predominância de um ou outro tipo.

 Tratamento

O tratamento requer avaliação profissional para determinar a melhor forma de amenizar os efeitos da olheira, de acordo com a mistura dos tipos.

Como diminuir olheiras?

Além dos tratamentos, como aliviar as olheiras? Você pode buscar ajuda médica e fazer alguns truques em casa, por exemplo, começar a mudar os hábitos da sua rotina. Busque dormir por um período de 8 horas e evite o consumo de cigarro e álcool.

Se você tiver alergias, como rinite, dermatite atópica ou a esmaltes, marque uma consulta com o seu médico para entender formas de tratar e prevenir os episódios. 

Os cremes para evitar olheiras também são bons aliados, mas é importante que eles tenham ativos como cafeína, vitamina C, ácido hialurônico, retinol e niacinamida.

Se você já passou pelo dermatologista, sabe qual o seu tipo de olheira e tem uma receita em mãos, conheça o serviço de farmácia de manipulação da Pague Menos.