Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

É rinite alérgica ou resfriado? Confira as diferenças!

O nariz fica congestionado, aquela tosse aparece… mas e aí, é rinite alérgica ou resfriado? É muito comum que as pessoas confundam os sintomas, já que ambos são inflamações nasais — mas enquanto a primeira é decorrente de um agente alérgeno, o segundo é causado por uma infecção viral. Neste post, falamos falar um pouco sobre cada um deles para que seja mais fácil diferenciar. Siga na leitura!

O que causa um resfriado?

Dado que o sufixo -ite significa inflamação e o resfriado é uma inflamação nasal, ele também é chamado de rinite. A diferenciação, no caso, é que ao invés de ser alérgica, a rinite é infecciosa. Existem mais de 200 tipos de vírus que podem fazer com que uma pessoa contraia um resfriado, que é facilmente transmitido por meio de contato com partículas de saliva e secreções de pacientes infectados.

Sintomas do resfriado

Entre os sintomas mais comuns de um resfriado estão o nariz congestionado, os espirros, a tosse, a irritação na garganta, a dor de garganta, a dor de cabeça, a dor no corpo, a febre, o cansaço excessivo e a sensação de mal-estar generalizado.

A febre é um sintoma clássico do resfriado que não aparece nas crises alérgicas.

O que causa uma crise de rinite alérgica?

Diferentemente do resfriado, a rinite alérgica é uma doença crônica com predisposição genética à sensibilização excessiva a fatores alérgenos, como ácaro, poeira, fungos, mofo, fumaça, determinados alimentos e até mesmo cheiros fortes como o dos perfumes ou dos produtos de limpeza.

Em casos em que a imunidade do indivíduo está comprometida, até mesmo mudanças bruscas de temperatura podem desencadear uma crise alérgica de rinite, que se trata da inflamação da mucosa nasal e das vias aéreas pelo contato com os alérgenos.

Sintomas da rinite alérgica

Os principais sintomas da rinite alérgica são crises frequentes de espirro, congestão nasal, coriza constante e coceira nas narinas, nos olhos e nos ouvidos. Percepções de alterações no olfato e no paladar também são bastante comuns.

Os espirros e coceiras nas vias aéreas são os grandes protagonistas da crise de rinite alérgica.

Deu para perceber que as principais diferenças entre os sintomas da rinite alérgica e do resfriado, para além das causas, estão nos sintomas que “fogem” das vias aéreas? Enquanto a crise de alergia provoca sinais mais localizados, os do resfriado se espalham mais pelo corpo, causando a febre, as dores e o mal-estar generalizado.

Como diagnosticar e tratar

Analisar previamente os sintomas e sinais já ajuda a ter uma ideia de qual é o problema que deve ser enfrentado. O acompanhamento médico, no entanto, é fundamental em ambos os casos.

Enquanto o resfriado pode ser diagnosticado facilmente apenas por meio da avaliação clínica em consultório e observação dos sintomas, o diagnóstico da rinite alérgica pode exigir testes de identificação de alérgenos, até para entender os fatores que provocam as crises e auxiliar na escolha de uma linha de prevenções e tratamentos mais efetiva.

Tratamento para resfriado

O tratamento para o resfriado se baseia basicamente no repouso do corpo para que ele se restabeleça e na ingestão de líquidos, para aumentar a hidratação. Para além disso, remédios para o alívio dos incômodos dos sintomas podem ser utilizados, como os analgésicos e descongestionantes.

O repouso, a ingestão de líquidos e o controle dos sintomas são a melhor maneira de se restabelecer de um resfriado.

Tratamento para rinite alérgica

No caso da rinite, o tratamento, em geral, é conduzido com medicamentos anti-histamínicos, corticóides nasais e descongestionantes. Nos casos crônicos, o médico costuma avaliar os casos de forma mais global, buscando, na medida do possível, a dessensibilização aos alérgenos.

Como prevenir

Por terem causas bastante diferentes, os resfriados e as crises de rinite alérgica contam com métodos de prevenção também diferentes.

Prevenção do resfriado

Como o resfriado comum é causado por uma grande variedade de vírus que, inclusive, passam por mutações ao longo do tempo, ainda não foi possível desenvolver uma vacina eficaz. Dessa forma, a melhor medida preventiva é evitar o contato direto com pessoas infectadas e tomar cuidado com as medidas de higiene, lavando as mãos com frequência e evitando encostá-las no nariz, na boca e nos olhos.

Manter uma alimentação saudável, dormir bem, tomar água e praticar exercícios físicos com regularidade também são medidas que ajudam a reforçar a imunidade do organismo e, com isso, torná-lo mais preparado para se defender dos vírus.

Prevenção da crise de rinite

Para prevenir uma crise de rinite, o ideal é evitar o contato com os agentes alérgenos causadores. Alguns hábitos podem ser incluídos na rotina a fim de evitar o acúmulo de poeira e ácaros, como manter o ambiente arejado, utilizar aspirador de pó, trocar frequentemente as roupas de cama e evitar carpetes, tapetes, cortinas, bichos de pelúcia e outros potenciais acumuladores de pó.

O ideal, no entanto, é que pacientes com rinite alérgica crônica e crises muito recorrentes façam acompanhamento com um alergologista para tratar a condição de maneira continuada e dessensibilizar aos poucos o organismo para reduzir os incômodos e a frequência das crises.

E falando em acompanhamento, você já conhece a Clinic Farma? É um serviço da rede de farmácias Pague Menos que oferece acompanhamento individualizado com farmacêuticos capacitados para monitorar sua saúde geral e realizar procedimentos do dia a dia, como aferição de pressão e glicose. Descubra mais sobre o serviço clicando no banner abaixo.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola