Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saúde do cuidador: como levar uma rotina mais leve

Você já parou para pensar na saúde do cuidador? Leia sobre os cuidados necessários e como ajudá-lo a ter uma rotina mais leve!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Saúde do cuidador: como levar uma rotina mais leve

Exercer a tarefa de cuidar de uma pessoa não é fácil. Em qualquer estado de nossas vidas, podemos adoecer, nos acidentar e passarmos a necessitar de ajuda e cuidados constantes, assim como durante o envelhecimento. São em situações como essas que o cuidador é requisitado. 

Saiba mais sobre essa função que auxilia nas tarefas diárias e melhora a qualidade de vida de enfermos e suas famílias, além de dicas de cuidados para uma rotina mais leve. 

O que é um cuidador?

O cuidador é qualquer um que realiza o trabalho de cuidados de uma pessoa necessitada. Muitas vezes, é alguém da família, que abdica de suas funções para auxiliar o próximo e colaborar com as atividades da casa. Em outros casos, é também um profissional remunerado, que costuma atuar em domicílios ou instituições. 

A prestação de serviços de cuidador(a) é reconhecida na Classificação Brasileira das Ocupações (CBO), do Governo Federal, desde 2002. A pessoa cuidadora que atua no âmbito domiciliar — contratada e remunerada por uma pessoa física ou pela família — enquadra-se na categoria dos trabalhadores domésticos e possui os mesmos direitos, conforme a Lei Complementar nº 150, de 1º de junho de 2015. Entre os direitos listados estão:

  • Carteira de trabalho assinada; 
  • Décimo terceiro salário;
  • Licença-maternidade e paternidade;
  • FGTS; 
  • Horas extras;
  • Repouso semanal remunerado;
  • Salário não inferior ao mínimo;
  • Trinta dias de férias anuais;
  • Inscrição na previdência social.

O ato de cuidar 

Segundo o dicionário Michaelis, o verbo cuidar possui diversos significados: agir com prudência, prestar atenção, tratar-se com esmero, tratar da saúde e prevenir-se contra alguma situação de perigo. São algumas ações que praticamos durante a vida e que nem paramos para refletir o efeito delas em nossas vidas. Passamos a valorizar somente quando precisamos da ajuda do outro.

O cuidador de pessoas também necessita de atenção para que ele possa viver bem e realizar suas atividades sem limitações ou problemas. Muitas vezes, o profissional ou familiar precisa ficar constantemente tratando do enfermo e acaba deixando sua saúde de lado. Passamos tanto tempo nos preocupando com o enfermo que não paramos para refletir em quem cuida do cuidador.

É necessário cuidar se si para cuidar do outro.

Como cuidar da saúde mental

A responsabilidade de cuidar de alguém é um fardo muito grande. Muitos cuidadores aprendem a lidar com tarefas físicas, como ajudar a comer, dar banho, trocar a roupa, mas não são preparados para encarar o desgaste mental. A situação pode ser até mais difícil quando o enfermo é uma pessoa próxima, como parceiro, filho ou pais. 

Insônia, estresse, ansiedade e medo são apenas algumas das queixas de quem trabalha ou passa muito tempo cuidando do outro e acaba esquecendo de zelar por si. Existe também a questão de lidar com as emoções do enfermo, impactando ainda mais a saúde mental. 

Cuidados durante a rotina

Assim como as atividades do paciente são planejadas com a família, o responsável também precisa organizar seu dia a dia para que tudo flua da melhor maneira possível. 

É preciso deixar sempre claro quais são os limites e as necessidades. Para o bem-estar do paciente, o cuidador deve estar confortável com o planejamento das tarefas. Alguns outros cuidados são necessários para melhorar a qualidade de vida do cuidador de pessoas. Todos estão listados abaixo!

Acompanhamento médico

É muito importante que o cuidador faça exames médicos anuais para saber como o corpo está reagindo e como os hormônios estão trabalhando. Junto aos testes, o acompanhamento psicológico também pode colaborar para o desenvolvimento como ser humano. Autoconhecimento nunca é demais. 

Atividades físicas

Assim como o paciente necessita realizar atividades físicas para manter a qualidade de vida, o cuidador também. Realizar muitas tarefas manuais durante o dia pode gerar um cansaço extremo e até dores na hora de dormir. Só percebemos que nos desgastamos muito quando vamos descansar. 

O cuidador também pode se exercitar e se distrair de diversas maneiras. Durante o descanso do paciente, ele deve aproveitar para realizar alongamentos, movimentar os dedos e até realizar massagens em regiões que demandam mais esforço físico. 

Sempre que possível, aprender uma atividade nova e colocar em prática enquanto assiste televisão, por exemplo. Alguns bairros e associações oferecem práticas esportivas e são uma ótima oportunidade para fazer amizades pela região. 

Meditação, práticas de respiração e até aproveitar os momentos de descanso para fazer algo que gosta são essenciais para manter a saúde mental em dia. Tanto o profissional como o familiar devem respeitar seus limites e saber a hora certa de buscar ajuda. 

O cuidador também precisa se exercitar para se sentir bem. 

Dormir bem

Uma boa noite de sono é essencial para repor as energias. Durante este momento, o organismo exerce as principais funções restauradoras, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. 

Alimentação saudável

Cuidar de si envolve boa alimentação. Mesmo que o trabalho seja intenso, os intervalos devem ser respeitados e utilizados para reabastecer as energias através da comida. Uma dica é ir ao nutricionista e explicar como funciona a rotina para que o profissional possa elaborar um cardápio adequado e com as quantidades diárias necessárias de vitaminas e minerais. 

O bom cuidador é aquele que observa e identifica o que o paciente pode fazer por si, avalia as condições e o ajuda a realizar as atividades. Cuidar não é fazer tudo pelo outro, mas ajudar quando necessita, estimulando a pessoa a conquistar autonomia, mesmo que seja em pequenos passos. 

Do ponto de vista da família, a preocupação com a saúde e o bem-estar do cuidador deve estar sempre no radar. Afinal de contas, o profissional só conseguirá prestar um bom serviço se também estiver em boas condições físicas e mentais. 

Se você é o tipo de pessoa que gosta de se cuidar e busca uma opção prática de planos de saúde, conheça o Sempre Bem Saúde clicando no banner abaixo!