Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Atividades ao ar livre: confira 7 opções para aproveitar o verão

As atividades ao ar livre são a pedida certa para se divertir em família nas estações mais quentes! Confira dicas.


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Atividades ao ar livre: confira 7 opções para aproveitar o verão

As estações mais quentes do ano são muito convidativas para que as pessoas apreciem mais a vida fora de casa. Outro incentivo para isso é que, neste momento da pandemia, as reuniões com mais pessoas ainda são recomendadas em ambientes externos. Por conta disso, este post traz 7 dicas de atividades ao ar livre para aproveitar — seja sozinho, em família ou com amigos! Siga na leitura para conferir.

1. Fazer um piquenique

Nada como aproveitar um dia de sol para um gostoso piquenique em família, que pode ser em um parque, uma praia ou até mesmo no quintal de casa! O que vale são os quitutes, a companhia e o ar fresco!

Para fazer um piquenique basta escolher o local, levar uma canga ou cobertor para colocar no chão, escolher comidinhas gostosas para colocar em cima e… não se esquecer do protetor solar, é claro.

É importante combinar com todos os participantes sobre a organização das comidinhas para que todo mundo não acabe levando a mesma coisa, e o mais legal é que todos levem quitutes para compartilhar com a turma.

Como fazer um piquenique: reúna a galera, prepare as cangas e comidinhas e se divirta!

2. Ler no parque/praia

A companhia de um bom livro é boa em qualquer lugar: dentro de casa, no transporte público, em uma sala de espera e… ao ar livre também! Experimente um dia gostoso de primavera para levar sua leitura da vez para passar — e se você não tiver uma, vale a oportunidade para começar uma nova história.

Ler do lado de fora é uma experiência deliciosa e que pode servir tanto para você aproveitar a própria companhia quanto em grupo: quem pensa que a leitura obrigatoriamente é uma atividade solitária está enganado. Chamar um ou mais amigos para ler em conjunto pode ser uma experiência muito prazerosa e, se vocês combinarem de ler o mesmo livro, podem, inclusive, trocar impressões e comentar as passagens.

Você já experimentou ler ao ar livre?

3. Andar de bicicleta

Além de ser uma atividade deliciosa, andar de bicicleta traz vários benefícios para a saúde física e mental. Aproveitar os dias mais quentes e sem chuva para pedalar por aí, seja explorando as áreas mais tranquilas da cidade ou pedalando pelo parque, pode render ótimos momentos.

Essa é outra atividade que pode ser feita tanto em grupo quanto sozinho, desde que, é claro, você conheça o local onde estará pedalando e se sinta seguro e confortável. Não se esqueça de colocar uma roupa confortável, passar protetor solar, levar a garrafinha de água e usar capacete!

Andar de bicicleta é outra ótima oportunidade de programa entre amigos para o verão!

4. Pular corda

E para quem adora se movimentar, pular corda é uma atividade gostosa, fácil de fazer e que, além de tudo, colabora na queima calórica. É possível encontrar uma corda para comprar em diversas lojas virtuais e esportivas.

Se você já tem o hábito de fazer essa atividade em casa ou na academia, não tem muito segredo: é só levar a corda para passear por aí. Se você não está acostumado a praticar, no entanto, é importante começar aos poucos para que o seu corpo não estranhe a atividade e você não se machuque.

É essencial, também, sempre prestar atenção nos sinais do corpo e não passar dos limites — principalmente no verão, em que o calor intenso pode acelerar a desidratação e o sol pode vir a causar queimaduras e outros danos a longo prazo na saúde. Redobre os cuidados necessários para estar ao ar livre e divirta-se com segurança!

Esportes ao ar livre: pular corda é uma excelente ideia!

5. Praticar esportes coletivos

Reunir a galera para praticar um esporte coletivo ao ar livre, como futebol, vôlei de praia e até mesmo queimada, é uma ótima maneira de aproveitar o dia. Como essas são atividades que dependem de um certo número de pessoas para dar certo, o ideal é criar um grupo para facilitar a organização, a comunicação e as responsabilidades: alguém vai ter que lembrar de levar a bola, não é mesmo?

Da mesma forma, se você não tiver o hábito de praticar esportes, preste atenção redobrada nos sinais do seu corpo — e nunca deixe de levar a garrafinha de água e o protetor solar. Além disso, vale ficar atento às regras do parque ou da praia onde o seu grupo pretende se reunir para jogar. Pode ser que precise reservar o espaço com antecedência, e é importante se planejar para evitar as frustrações da galera.

Os esportes coletivos ao ar livre são uma boa pedida para juntar a galera e aproveitar o clima!

6. Praticar yoga

A yoga é outro exercício bastante versátil, que pode ser praticada tanto em casa quanto ao ar livre e ainda oferece opções para quem busca diferentes propostas de exercitar o corpo e a mente.

No lado físico, a yoga trabalha colocação postural, alongamento e ajuda a reduzir dores corporais. No lado mental, ela ajuda a treinar a meditação e o controle dos pensamentos, para mandar a ansiedade para longe.

Existem diversas modalidades de yoga que puxam para os diferentes lados — algumas mais voltadas para o físico e, outras, para o mental. Vale testar para descobrir qual é a que mais faz sentido para você e o seu momento.

De qualquer forma, o contato com a natureza é excelente para potencializar os benefícios do exercício e o aumento do bem-estar, seja para práticas individuais ou em grupo.

Que tal praticar yoga ao ar livre?

7. Exercitar a fotografia

Por fim, exercitar o hobby da fotografia também é uma ótima atividade para se fazer fora de casa, seja com uma câmera profissional, amadora, celular ou, até mesmo, as antigas analógicas! Com o avanço da tecnologia, fotografamos tantas coisas ao longo do dia que parece até que a fotografia perdeu seu peso de arte.

No entanto, ela continua sendo uma ótima oportunidade para exercitar o olhar no dia a dia e, por que não, parar para perceber as belezas que estão à nossa volta. Experimente criar projetos fotográficos para congelar momentos e detalhes da vida ao ar livre, seja registrando momentos em família ou os mínimos detalhes daquela flor que você encontrou pelo caminho. Além de vivenciar um momento diferente e divertido na rotina, as lembranças desse dia serão bastante palpáveis!

Aproveite o verão para exercitar o olhar, praticando fotografia!

Bônus: como aproveitar ao ar livre com segurança?

Para aproveitar as atividades fora de casa no verão com segurança é importante tomar alguns cuidados, já que a intensidade do sol e do calor podem trazer problemas tanto a curto quanto a médio e longo prazo.

A primeira dica é se manter, sempre, hidratado! Se a recomendação geral é que se beba 2 litros de água por dia ao longo de todo o ano, os dias mais quentes exigem ainda mais do organismo e aceleram a perda de líquidos. Ao praticar atividades fora de casa, tenha uma garrafinha de água sempre por perto e a possibilidade de reabastecê-la.

Caso esteja planejando passeios para um lugar mais isolado, sem bebedouros, quiosques ou demais estabelecimentos por perto, certifique-se de levar água em quantidade suficiente para não sofrer desidratação ao longo do dia.

Ainda nesse assunto, é importante ter em mente que o álcool acelera a desidratação corporal e, por conta disso, é bacana moderar a quantidade de bebidas alcoólicas ingeridas nesses dias mais quentes do ano, especialmente se o plano for passar horas em ambientes externos.

E falando no que ingerimos… a alimentação também faz bastante diferença! Evite comidas muito pesadas e gordurosas que dificultam a digestão e podem gerar ainda mais mal-estar em dias quentes. Prefira, também, sempre levar comida de casa ou comprar em estabelecimentos de confiança. Muitas vezes as comidinhas vendidas pelos ambulantes não estão muito bem embaladas e podem ter estragado com os efeitos do calor.

Alimentos refrescantes e ricos em licopeno são a recomendação perfeita para essa época do ano, tanto por ajudar a espantar o calor quanto para reforçar a proteção da pele. Tomate, mamão, goiaba, melancia e pitanga são bons exemplos.

Alimentos ricos em licopeno, como o tomate, ajudam a reforçar a proteção natural da pele.

Além disso, é importante escolher bem os horários de sair de casa e, se possível, evitar os períodos de maior intensidade do sol. Em geral, o ideal é pensar em programas que aconteçam antes das 10h da manhã ou depois das 16h.

Por último, mas não menos importante, nunca se esqueça do protetor solar! A incidência dos raios solares diretamente sobre a pele pode causar inúmeros prejuízos para a nossa saúde a curto e a longo prazo. Enquanto os raios UVB causam as queimaduras, ardências e vermelhidões, os raios UVA penetram profundamente na pele, aceleram o processo de envelhecimento e podem causar problemas bastante sérios como o câncer de pele.

Para se divertir no verão com segurança e conforto, confira as opções de protetor solar da Pague Menos! É só clicar no banner abaixo.