Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O que é psicoterapia: entenda como funciona e quando procurar

Saiba o que é psicoterapia, para o que ela serve, seus benefícios e quando considerá-la!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
O que é psicoterapia: entenda como funciona e quando procurar

A saúde mental é uma das pautas mais recorrentes nos últimos tempos. A prova disso é a campanha Janeiro Branco, que visa chamar a atenção e conscientizar a população a respeito da importância do bem-estar psicológico e emocional.

Um dos pontos-chave quando se fala de saúde mental é a psicoterapia. Esse conjunto de práticas tem como propósito diminuir sofrimentos e opera na lógica do autoconhecimento. Para te ajudar a compreender o que é a psicoterapia, como ela funciona e a quem se destina, preparamos este conteúdo. Boa leitura!

Psicoterapia: o que é

A psicoterapia consiste em um conjunto de práticas, baseadas nos conceitos da psicologia, que buscam tratar questões relacionadas à mente e aos aspectos emocionais das pessoas.

Ela pode ser realizada de diversas formas e com diferentes abordagens, mas de forma geral tem como essência o diálogo entre o paciente e o psicoterapeuta.

As sessões de psicoterapia se fundamentam na conversa entre o terapeuta e o indivíduo.

Outra denominação possível para o tratamento é terapia. Entre as temáticas que podem ser abordadas nas sessões, encontram-se as relações interpessoais, o luto, a ansiedade, o trabalho, a família, as mudanças repentinas e os relacionamentos afetivos.

Além disso, a psicoterapia é um recurso terapêutico importante para doenças de cunho psicológico como a depressão, as fobias e o transtorno bipolar.

A ideia é que, em conjunto, o indivíduo e o terapeuta estabeleçam um espaço de troca, confiança e acolhimento, para trabalhar as questões que estão afligindo o paciente.

Como funciona

Em linhas gerais, a psicoterapia pode ocorrer de forma individual; em grupo, seja com pessoas que possuem problemas semelhantes ou com familiares; ou com o cônjuge, a chamada terapia de casal.

Independentemente da maneira como ela transcorra, a base de seu funcionamento é a colaboração e conversa entre o paciente e o terapeuta.

As questões são levadas pelo indivíduo e, durante o diálogo, o psicoterapeuta pode suscitar circunstâncias presentes nelas, como os sentimentos que são vivenciados a partir disso, como eles afetam o cotidiano, o que pode ser trabalhado de outra maneira, entre outros aspectos.

Saber como funciona a psicoterapia ajuda a desmistificar esse tratamento.

É importante ressaltar que o objetivo é a realização de uma escuta ativa das situações vivenciadas e trazer um ponto de vista ao paciente sem julgamentos, que possa contribuir com seu processo de desenvolvimento emocional.

Para que serve a psicoterapia?

A terapia serve justamente para tratar as atribulações emocionais que acometem qualquer pessoa, sejam elas angústias relacionadas a episódios traumáticos ou a questões do dia a dia.

A intenção é trazer maior compreensão ao paciente sobre as causas dos diversos sentimentos que surgem frente às situações e apoio para lidar com eles da melhor forma.

Isso porque os aspectos psicológicos podem tomar dimensões maiores quando não tratados e afetar diretamente o bem-estar do indivíduo, prejudicando a realização de suas tarefas cotidianas e relações.

Questões que podem ser trabalhadas

A psicoterapia pode se ocupar da maior parte das questões emocionais vivenciadas pelas pessoas.

Como citado anteriormente, é possível trabalhar aspectos relacionados à carreira; aos relacionamentos com amigos, familiares, amorosos ou no trabalho; à perda de pessoas queridas; às sobrecargas; aos estudos; às transições da vida; entre outros.

A psicoterapia individual ou em grupo pode se ocupar de questões diversas.

Além disso, condições como a depressão, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o transtorno de ansiedade e o estresse pós-traumático podem ser trabalhadas em terapia.

Tipos de psicoterapia

A psicoterapia pode contar com diversas vertentes e abordagens. Veja algumas delas a seguir!

  • Psicanálise: desenvolvida por Freud, tem como base a investigação do inconsciente;
  • Terapia analítico-comportamental: se fundamenta nos princípios do behaviorismo radical;
  • Gestalt-terapia: tem como foco a experiência individual no momento presente;
  • Psicoterapia analítica junguiana: iniciada por Jung, se fundamenta na importância da psique e busca integrar os aspectos inconscientes à consciência;
  • Psicoterapia cognitivo-comportamental: baseia-se na combinação dos princípios do behaviorismo e das teorias cognitivas;
  • Fenomenologia: tem como foco a observação do indivíduo como fenômeno;
  • Psicodrama: é uma psicoterapia que pode ocorrer de forma individual e em grupo, na qual a encenação contribui para a avaliação das emoções.

Benefícios

Os benefícios da psicoterapia para o bem-estar e a saúde mental das pessoas são inúmeros. Ela é capaz de ajudar no tratamento de doenças psicológicas, contribui para o autoconhecimento, permite lidar melhor com as emoções, ajuda a melhorar a autoestima e os relacionamentos interpessoais, além de auxiliar na busca por propósitos em vários âmbitos da vida.

Quando considerá-la?

A psicoterapia pode ser considerada por qualquer indivíduo, independentemente da fase da vida em que se encontra.

A terapia também pode ser realizada de forma online.

Ela se faz importante nos momentos em que nos sentimos sobrecarregados, estamos com problemas nas relações, de prolongação da tristeza e do desânimo, de falta de perspectivas, de luto, de preocupações excessivas e de compulsões dos mais diversos tipos.

Além disso, a terapia é altamente recomendada para pessoas diagnosticadas com transtornos e doenças psicológicas.

Cuidados com a saúde mental

A psicoterapia é uma ferramenta muito significativa para cuidar da saúde mental, mas não é a única. Os passatempos e momentos de lazer, a busca por relações e ambientes saudáveis, os exercícios físicos e o descanso são elementos fundamentais para manter o bem-estar emocional.

Como foi possível observar, a terapia pode contribuir muito para a melhora da qualidade de vida e o desenvolvimento da inteligência relacionada às emoções. Não tenha vergonha de pedir ajuda sempre que necessário, o espaço da psicoterapia é justamente de encontro, apoio e acolhimento!

Para saber mais sobre a ansiedade e a depressão, doenças psicológicas que afetam cada vez mais indivíduos, clique no banner abaixo e baixe gratuitamente o e-book Ansiedade e Depressão produzido pela Pague Menos!