Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Praticar esportes: importância, modalidades e como começar

Descubra a importância que praticar esportes tem na saúde geral, e quais cuidados você deve manter ao fazer exercícios físicos!


Atualizado em:

Tempo estimado: 9 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Praticar esportes: importância, modalidades e como começar

Praticar esportes não deve ser restrito para quem já tem um bom condicionamento físico. Isso é algo que se conquista com o dia a dia de prática. E esse é apenas um dos grandes benefícios que se ganha ao fazer . Mas, antes de começar alguma, é bom conhecer modalidades e seus cuidados.

Dores no corpo, falta de força para realizar tarefas cotidianas e ganho de peso. Esses são alguns dos principais problemas trazidos por jovens, até a terceira idade: o , o inimigo número 1 dos esportes. Esse mal do novo século tem diversas consequências no organismo a curto e longo prazo. E a melhor forma de se cuidar é praticar esportes.

Neste post, o Sempre Bem escolheu os melhores benefícios de praticar esportes, além de modalidades para você começar, mesmo que não tenha prática. Além de te ajudar com os principais cuidados para continuar com motivação. Confira! 

Quais são os benefícios de praticar esportes?

A ciência já provou e continua a provar todos os anos que a prática de atividades físicas é um santo remédio contra diversos males que alguns hábitos trazem.

Sedentarismo, má alimentação e , como a . Tudo isso ficará de fora com todas as vantagens que os esportes, em suas várias modalidades, reservam à saúde. 

Controla o peso

Gastar mais energia do que o corpo precisa. Essa é a receita básica para perder peso, e a prática de esportes auxilia nesse processo, pois queima as gorduras que podem se acumular em seu corpo.

Isso faz com que o seu organismo nunca crie reserva de gordura em excesso e gere aquele pneuzinho. Ou, nas palavras mais técnicas, o sobrepeso e a . 

Traz maior vitalidade e energia

Quem começa a praticar esportes pode até reclamar de cansaço, nas primeiras vezes. Mas, isso fica para trás com a prática constante de atividades físicas, pois elas garantem muito mais força e vitalidade.

Abandonar o sedentarismo tem seu custo, e mexer o corpo poderá causar um cansaço no início. Mas, não desistir e ir aos poucos é a chave para garantir muito mais energia todos os dias, inclusive nos momentos em que você não pratica o exercício. 

Diminui o estresse

O estresse é um dos males que somatiza toda a tensão do dia a dia, e se transforma em dores de cabeça e no corpo, além do mau humor típico. Contudo, ao praticar esportes, esse misto de desvantagens fica de lado e a cabeça tende a ficar tranquila.

As atividades físicas, quando praticadas no tempo e frequência mínimos — 30 minutos por três vezes por semana — liberam no cérebro. Este é o popular hormônio da felicidade, que gera sensação de prazer e bem-estar ao longo do dia, contribuindo para a saúde física e mental.

Portanto, entre os benefícios de praticar esportes, ficar longe do estresse é um dos principais para garantir ótima qualidade de vida. Também, esses efeitos positivos na saúde mental, diminuem o risco para doenças como o e o . 

Aumenta a imunidade

Um corpo parado abre portas para que vírus e bactérias atuem com muita facilidade contra ele. Se você não sabe, boa parte da imunidade se deve a um bom funcionamento de todo o organismo, que por sua vez precisa de estímulos, seja por alimentos, mas, principalmente, pela prática de esportes.

Então, para garantir um organismo que resista a gripes, resfriados, doenças autoimunes como a , é preciso praticar atividades físicas sempre. 

Auxilia no tratamento de depressão e ansiedade

Ao mesmo tempo em que a prática de atividades físicas ajuda a combater o estresse, ela também auxilia a reduzir a ansiedade e o risco para a depressão. O motivo é que o mesmo hormônio — a endorfina — ajuda a manter o humor estável.

Para quem já sofre com a depressão e a ansiedade, dois males que estão totalmente relacionados, praticar esportes se encaixa como um reforço grande no tratamento. 

Melhora o sono

Assim como os benefícios de praticar esportes trazem mais ânimo e vitalidade, eles contribuem para que o corpo fique relaxado. Isso é muito positivo para que noites de sono sejam melhores, especialmente reduzindo a em quem sofre com esse mal. 

Colabora para a saúde cardiovascular

A boa saúde do coração é em grande parte originada de um estilo de vida saudável, que inclui a prática de exercícios físicos.

O que os esportes fazem com o organismo é melhorar a circulação de sangue, diminuir os níveis de ruim e equilibrar a glicose — açúcar sanguíneo. Essas vantagens trazidas com a prática regular colaboram para que a seja ótima.

Assim, praticar esportes diminui o risco para doenças como infarto, problemas de circulação, e . 

Contribui para a saúde dos ossos

A saúde dos ossos tende a cair conforme a idade avança. Mas, não quando se pratica esportes com frequência. E a razão para esse efeito é que as atividades colaboram para que a sintetização de nutrientes — aproveitamento das substâncias pelo organismo —seja maior.

Como os ossos são formados em sua maioria, por cálcio, a prática frequente de esportes ajuda o corpo a absorver esse nutriente. O que fortalece os ossos e previne, por exemplo, a . 

Quais são as modalidades de esporte mais indicadas para quem quer começar?

Começar a praticar esportes não é complicado quando você tem as melhores opções para quem é um iniciante. Dá até para começar realizando treino funcional em casa! Dessa maneira, as dúvidas e desafios comuns a fazer algo novo, não vão te desanimar. 

Caminhada

A é algo que o ser humano sabe fazer desde pequeno, mas não de forma regrada como um esporte.

Para caminhar com qualidade e trazer os benefícios dessa atividade em boa medida, use roupas leves e tenha um par de tênis próprio para a atividade. Também, proteja-se do sol e do frio, principalmente para evitar , e busque locais planos.

Caminhar sem parar por 15 minutos nas primeiras vezes, já é o suficiente para que a saúde ganhe os benefícios dessa modalidade. Também existem opções de exercícios para aumentar a resistência física, se o seu objetivo é aumentar o tempo na caminhada, ou até começar a correr.

Ciclismo

O ciclismo é uma atividade de baixo impacto nas articulações. O que significa que se você tem algum problema nos ossos ou sobrepeso, pode praticá-lo com o menor risco de lesões no corpo.

Escolha uma bicicleta adequada a sua altura — sim, elas têm tamanhos pequenos, médios e grandes. Também não se esqueça nunca de usar capacete, óculos e roupas adequadas ao esporte.

Por fim, escolha locais planos e aprenda como usar as marchas da bicicleta, para que consiga pedalar por vários lugares, sem se esforçar além do ideal. 

Natação

A natação é uma atividade que trabalha todos os músculos do corpo e é perfeita para ganhar mais fôlego. Pois, ela mexe diretamente com a respiração e a saúde dos pulmões, melhorando até mesmo quadros de e de .

Para fazer a prática, busque escolas ou clubes que tenham piscinas aquecidas e cobertas. Contar com a ajuda de profissionais é essencial para a sua evolução.

No mais, tenha uma touca, sunga ou maiô adequados, além dos óculos para nadar. Todos eles irão te ajudar a fazer a atividade com segurança e um ótimo aproveitamento. 

Yoga

A yoga é uma prática de centenas de anos no mundo inteiro e tem grandes benefícios no organismo todo. Especialmente para quem busca maior resistência física e relaxamento emocional e mental, além de um bom controle da .

Há mais de 5 tipos de yoga, portanto, você deve buscar uma escola ou profissional que dê as aulas de acordo com o seu grau de força e objetivos. 

Alongamentos

Eles podem não parecer esportes, mas quando feitos da forma e no tempo ideais, valem tanto quanto atividades mais intensas.

Pescoço, braços, pernas e todo o corpo serão exercitados, para que ele fique mais flexível e não sofra com os efeitos do sedentarismo. Principalmente para quem trabalha sentado por muitas horas.

Alguns exercícios funcionais como o agachamento, a prancha e a flexão de braços podem ser agregados aos . Isso dará uma carga extra de duração e exigência ao esporte. Mas, só os faça quando tiver boa habilidade. 

Como começar a praticar esportes com segurança?

Para começar a fazer atividades físicas sem riscos de prejudicar o organismo, é preciso ter alguns cuidados básicos, evitando assim, aquelas dores pós-treino e exercícios. Confira! 

iniciar aos poucos: vá com calma, pois o corpo só irá ganhar força e resistência com a prática regular, além de isso evitar que você tenha mal-estar;

procure um médico para indicar a melhor atividade de acordo com a característica física: um profissional de saúde irá, baseado no seu perfil e quadro de saúde, indicar qual é o esporte adequado ao seu biotipo;

faça exames gerais: fazer um check-up, para constatar se há algum problema que impeça a prática de um esporte ou outro;

programe-se: escolher um horário e dias da semana para a prática, bem como o local onde o esporte será praticado, é fundamental;

tenha objetivos: perder peso, ganhar resistência, ficar mais forte; estes são alguns dos objetivos que devem ser definidos e que ajudarão a montar um treino adequado.

Tomar bastante água antes, durante e depois dos seus treinos, além de manter uma alimentação saudável diariamente vão potencializar a sua saúde. Investir no esporte como estilo de vida, acreditamos que pode levar a uma boa longevidade e incentivo a superar desafios na vida.

Por isso, . A parceria com a CBF firmada no final de 2020 reforça a prática de esportes como um aspecto central que deve ser valorizado no país. Reforçando o compromisso da rede de farmácias, de levar mais saúde a todos os brasileiros.

Depois de tantos benefícios citados neste artigo, e de dicas de atividades físicas, como o aeróbico, por exemplo, não há como deixar de praticar esportes. Escolher uma modalidade que tenha a ver com o seu estilo de vida é o primeiro passo; continue a seguir as outras dicas do portal Sempre Bem, e ganhe muita saúde.

Veja também que há uma modalidade mais intensa que pode ser feita.