Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Rotina de cuidados com a pele: versões diurna e noturna

Confira dicas essenciais para montar uma rotina de cuidados com a pele e manter a saúde cutânea em dia!


Atualizado em:

Tempo estimado: 10 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rotina de cuidados com a pele: versões diurna e noturna

Parece que, de uns tempos para cá, todo mundo começou a falar de skincare, não é mesmo? É claro que é preciso olhar com com ressalvas tudo aquilo que está na moda, mas já que essa tem relação com cuidado pessoal e saúde, o melhor é aproveitar o estímulo e mergulhar — desde que, é claro, você saiba o que está fazendo!

Para te ajudar nessa empreitada, este post explica, afinal de contas, o que é skincare, quais são seus benefícios e dicas para você montar uma rotina de cuidados com a pele, nas versões diurna e noturna. Siga na leitura para conferir!

O que é skincare?

Em tradução literal do inglês para o português, “skin” significa pele, e “care”, cuidado. Dessa forma, skincare significa toda a série de cuidados que praticamos com a nossa pele — e, acredite, eles se refletem diretamente em nossa saúde física e mental.

Cuidamos da nossa saúde física ao cuidar da pele porque, afinal de contas, ela não só é um órgão do nosso corpo como é o maior de todos. Quando saudável, protege mais o nosso corpo da entrada de bactérias e vírus e regula melhor a temperatura.

Na parte estética, quando bem cuidada e hidratada, a pele tem uma aparência mais lisa, suave e com menos marcas do envelhecimento, o que muito provavelmente impacta positivamente na autoestima e, consequentemente, na saúde mental.

Além disso, reservar um momento para cuidar da própria pele também é exercitar o autocuidado e o carinho de olhar para si mesmo com atenção, o que também participa da construção da saúde mental.

O momento do skincare pode se tornar uma chance diária de praticar o autocuidado e se reconectar com a própria autoestima.

Como manter a pele saudável

Antes de conferir dicas para um skincare eficiente, é preciso ter em mente que cuidar da pele é uma construção que deve contar com várias outras etapas — e tudo começa com aqueles dois litros de água diários! Sim, essa recomendação não falta em nenhuma lista sobre hábitos de saúde, uma vez que manter a hidratação do nosso corpo é fundamental para seu bom funcionamento, e isso não seria diferente quando falamos de pele.

Nossas células têm água na composição e precisam receber diariamente a quantidade de água necessária para que suas estruturas não sejam prejudicadas. No caso da pele, a falta de hidratação se revela em aspectos de aspereza e ressecamento, o que potencializa também a aparência das rugas e demais marcas de envelhecimento.

Da mesma forma, uma alimentação equilibrada e baseada em alimentos saudáveis também é essencial para a saúde da pele, que não deixa de ser um de nossos órgãos excretores. Você talvez nunca tenha parado para pensar nisso, mas substâncias que estão em excesso no organismo também são eliminadas pela pele. É por isso, por exemplo, que uma alimentação muito gordurosa se traduz em oleosidade cutânea.

Além disso, os alimentos não deixam de ser o combustível dessa grande máquina que é o nosso corpo, e o que oferecemos para ele impacta no seu funcionamento global. Uma rotina alimentar rica em verduras, legumes e frutas é mais abundante em nutrientes, tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e ajudam a manter a pele mais firme e iluminada.

Como cuidar da pele: uma alimentação equilibrada e nutritiva impacta de dentro para fora na saúde cutânea.

Outro ponto importante é a boa qualidade do sono. Quem nunca se sentiu abatido depois de dormir mal? A privação de sono impacta em nosso organismo de maneiras muito mais profundas do que se imagina, já que esse período de repouso é extremamente importante para que o corpo se desintoxique.

Ao longo das horas que passamos dormindo, acontecem também alguns picos hormonais que são fundamentais para o processo de renovação celular e o combate ao envelhecimento precoce. O colágeno, que é a proteína responsável pela firmeza da pele, também é reabastecido durante o repouso.

Por fim, antes de entrarmos na rotina de cuidados tópicos, a prática de exercícios físicos também é um tijolinho que faz bastante diferença na construção da pele saudável, já que o sedentarismo é prejudicial à saúde de diversas maneiras e acelera, também, o envelhecimento cutâneo — enquanto uma rotina de atividades físicas estimula a produção do colágeno.

Agora que já falamos um pouco sobre os cuidados que devem ser tomados de dentro para fora, vamos para o que pode ser feito de fora para dentro.

Rotina diurna de skincare: passo a passo

Muito mais do que lavar o rosto de manhã para despertar, a rotina de skincare diurna tem alguns passos muito importantes para a manutenção da saúde da pele. Siga os passos!

Higiene

Tudo começa com a higiene! Lavar bem o rosto é fundamental para remover as impurezas e o excesso de oleosidade e desobstruir os poros, preparando a pele para receber as próximas etapas e produtos.

Toda rotina de skincare deve ser iniciada com uma higienização profunda da pele!

Para higienizar profundamente a pele, utilize o sabonete ou gel de limpeza adequado ao seu tipo de pele (na dúvida, consulte um dermatologista!) e, depois, um tônico, que potencializa a limpeza removendo as impurezas que resistiram ao sabonete.

A água micelar também é um produto indicado para essa etapa da rotina, já que é multifuncional e atua limpando, tonificando e purificando, além de hidratar, regenerar e proteger a pele.

Como essa é a rotina diurna, partimos do princípio que você vai realizá-la logo ao acordar, antes de ter qualquer contato com maquiagem — mas, se esse não for o caso, um demaquilante bifásico pode ser necessário antes do sabonete. Evite ao máximo, no entanto, dormir de maquiagem, pois esse é um hábito extremamente prejudicial para a saúde da pele.

Antioxidante

Provavelmente, você já ouviu falar da importância dos antioxidantes na alimentação: os alimentos com essas propriedades combatem os radicais livres e aumentam as defesas do organismo. Na pele, é da mesma forma.

Os antioxidantes de uso tópico, como a vitamina C e a vitamina E, atuam diretamente na pele com essas funções, ajudando a proteger a pele dos danos causados pelo sol e pela poluição aos quais ela é exposta diariamente.

Hidratante

Depois de lavar bem o rosto e passar um antioxidante, é hora de cuidar da hidratação! Para esse momento da manhã, prefira produtos com textura mais leve e refrescante, que não tragam uma sensação de peso para a pele ou formem uma camada grossa.

Um alerta importante para pessoas com a pele oleosa: essa etapa vale para vocês também! Muitas vezes é por conta da falta de hidratação que a pele começa a produzir ainda mais oleosidade, então não deixe o hidratante de fora da sua rotina. Peça indicação ao seu dermatologista para comprar a versão mais adequada ao seu tipo de pele.

A etapa da hidratação é fundamental em uma rotina de skincare, mesmo para pessoas com pele oleosa!

Tratamento

Agora é a hora de utilizar o seu produto de tratamento específico — que é indicado sob avaliação do dermatologista de acordo com as necessidades da sua pele. Produtos para tratar acne, clarear manchas, amenizar olheiras ou reduzir rugas e linhas de expressão, por exemplo, se encaixam nessa etapa da rotina.

Proteção solar

Não existe rotina de skincare diurna que não envolva a etapa do protetor solar. Extremamente importante para a saúde, esse produto impede a incidência dos raios UVA e UVB diretamente na pele, assim como seus efeitos negativos a curto, médio e longo prazo, como as queimaduras, ardências, envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Rotina noturna de skincare: um passo a passo

Se o dia começa com uma rotina de skincare, ele também termina! Apesar de parecidos, os passos diurnos e noturnos têm pequenas diferenças.

Higiene

Tudo sempre começa na higiene, ainda mais depois de um dia inteiro ao qual você se expôs à poluição e acumulou resíduos na pele. Para começar, então, se você usou maquiagem durante o dia, remova-a cuidadosamente com o auxílio dos produtos adequados.

Eles vão depender, é claro, do seu tipo de pele e da maquiagem utilizada, mas em geral são os lencinhos demaquilantes, os demaquilantes bifásicos ou a água micelar, que podem ser combinados, se for o caso.

Tirar a maquiagem antes de dormir é uma regra essencial dos cuidados com a pele!

Depois de remover toda a maquiagem, é hora de lavar bem o rosto com seu sabonete ou gel de limpeza. Uma ou duas vezes na semana, você pode optar por uma versão esfoliante desses produtos — lembrando de esfoliar suavemente, para não machucar a pele.

Para complementar a etapa de higiene, utilize o tônico facial, que limpa profundamente, alcançando os resíduos que o sabonete não consegue eliminar.

Hidratação

Depois de higienizar bem a pele, é a hora de hidratá-la. Para a hidratação da noite, os cremes mais “pesados” e nutritivos podem entrar em ação! Os cremes noturnos, em geral, possuem mais ingredientes e, inclusive, alguns fotossensíveis. Por conta disso, é sempre importante ter em mente que o rosto deve ser muito bem higienizado na manhã seguinte. Nada de usar um deles e sair correndo da cama no dia seguinte sem lavar o rosto, ok?

Tratamento

Por fim, após higienização e hidratação, chegou a hora de utilizar os produtos de tratamento. Eles podem ser os mesmos da rotina diurna ou outros, que devem ser recomendados pelo dermatologista. Em geral, produtos com indicação de uso apenas noturno contêm ingredientes fotossensíveis e devem ser utilizados com bastante cautela!

Como cuidar da pele: dicas gerais

Para além do passo a passo da rotina, algumas dicas devem ser observadas para que os cuidados com a sua pele sejam o mais eficientes possível.

Realize as etapas com calma

Sabemos que a rotina muitas vezes é extremamente corrida, mas faça o possível para tirar esse momento do skincare e realizar as etapas com calma: isso porque o ideal é que o produto de uma etapa seque bem antes que os próximos sejam utilizados, para que os ativos não se misturem na pele e, com isso, acabem não performando da maneira esperada.

Cuide, também, da pele do corpo

Apesar das dicas e rotinas de skincare estarem relacionadas mais diretamente aos cuidados com a pele do rosto, não deixe o resto do corpo de lado — afinal de contas, tudo é coberto por pele! Você não precisa usar todos esses produtos, mas é bacana contar com um bom hidratante corporal para o seu tipo de pele e utilizá-lo rotineiramente, bem como não se esquecer de passar protetor solar nas áreas mais expostas, como o colo e os ombros.

Utilize dermocosméticos

Você sabe a diferença entre cosméticos e dermocosméticos? Enquanto os primeiros são paliativos, os segundos são produtos de tratamento e precisam ter sua eficácia comprovada. Ao escolher seus produtos de uso diário, certifique-se de que são dermocosméticos e possuem a porcentagem necessária dos ativos para causar o efeito prometido.

Agora que você já sabe como cuidar da sua pele, procure os produtos no lugar certo! A Pague Menos é uma das maiores redes de farmácia do Brasil, oferecendo uma enorme variedade de produtos para que você cuide da sua saúde, do seu bem-estar e, é claro, da sua pele.

Conheça, também, a nossa farmácia de manipulação, que trabalha com as melhores matérias-primas para criar fórmulas individualizadas não só para medicamentos, mas para dermocosméticos feitos especialmente para você. Clique no banner abaixo e se informe!