Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Tatuagem: Descubra todos os cuidados necessários com a pele

Venha aprender a cuidar da sua pele tatuada e manter a sua tatuagem linda


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Tatuagem: Descubra todos os cuidados necessários com a pele

Por: Criz Campos

Cuidar da pele é fundamental. O bom cuidado significa saúde e melhor aparência desse órgão que é o maior do corpo humano e quando se pensa em pele tatuada o cuidado deve ser ainda maior para um bom processo de cicatrização.

Logo depois de se fazer uma tatuagem, a pele fica machucada e sensível, o que pode facilitar o aparecimento de infecções, por isso o recomendado é intensificar os cuidados assim que terminar a sessão de tatuagem:

"Basicamente você tem que alinhar 4 pilares: o 1º é a proteção (fazendo o uso do papel filme nos primeiros 3 dias e trocando de 4 em 4 horas), o 2º é a limpeza (usando os sabonetes e pomadas indicados pelo seu tatuador), o 3º, a alimentação (evitar alimentos remosos e gordurosos) e por último, a hidratação e filtro solar (evitar sol, praia e piscina por, pelo menos, 15 dias).”

Além disso, é importante beber muita água e passar protetor solar a partir do 7º dia, pontua a tatuadora Raíssa Ribeiro (@rah.tatu), do estúdio Madame Tattoo.

Mas atenção, antes de fazer uma tatuagem é importante que a pele esteja bem cuidada também. "É necessário que a pele esteja íntegra, ou seja, sem feridas ou lesões e bem hidratada, pois assim diminui a chance de infecções cutâneas e até mesmo para melhor aceitação do pigmento da tatuagem, diminuindo também o risco de reações alérgicas", completa a dermatologista Luanna Patrício.

Nos primeiros dias após a tatuagem, evite:

- Tirar as casquinhas

Elas ainda podem estar ligadas a camadas mais profundas da pele.

- Coçar

Isso pode agravar a irritação da pele e provocar infecção por bactérias nas unhas.

- Contato com água

Principalmente em locais públicos como piscinas ou praias, porque grande parte das bactérias se desenvolve na água, aumentando assim o risco de infecção.

- Pegar sol

A radiação ultravioleta (UV) causa inflamação da pele e pode deslocar as camadas de tinta da tatuagem, além de atrasar a cicatrização.

- Creme em excesso

Evite, principalmente, os cremes com petróleo, porque eles criam uma barreira que impede a pele de respirar e cicatrizar da forma certa.

- Alimentos que prejudicam a cicatrização

Como a carne de porco, frituras e embutidos, por exemplo.

- Roupa muito apertada

Isso evita a respiração da pele e também pode acabar repuxando as casquinhas de pele que ajudam na cicatrização.

- Ficar muito tempo com o mesmo plástico filme

A proteção com plástico filme evita infecções, mas permanecer com esse material durante muito tempo sem a troca e a limpeza adequada, também podem causar problemas para a tatuagem.

A cicatrização da tatuagem, geralmente, acontece depois de 1 ou 2 meses, mas os cuidados com a pele devem ser mantidos para sempre.

Cuidados com a tatuagem

  • Use a pomada indicada pelo tatuador
  • Use protetor solar sempre
  • Evite pancadas ou cortes na região da tatuagem
  • Beba, em média, 2 litros de água por dia

Tatuagem e atividades físicas

É importante ter cuidado com a volta às atividades físicas, especialmente no ambiente de academia porque o suor pode deslocar a tinta da tatuagem que ainda não se firmou nas camadas mais profundas da pele, além de ser um local com bastante sujeira, o que pode aumentar o risco de infecção.

O regresso à academia ou ao exercício físico deve ser, pelo menos, 1 semana após a tatuagem.

Benefícios de uma pele hidratada

- Diminui o envelhecimento precoce

- Proteção contra os efeito da poluição

- Prevenção de manchas

- Controla a oleosidade na pele

A pele dá sinais: identifique a hidratação da sua

Características de uma pele mal hidratada:

- Maior evidência das linhas finas de expressão

- Escamação

- Vermelhidão

- Coceira

"Mãos, cotovelos e pés se tornam mais ásperos e esbranquiçados e algumas vezes podem causar rachadura e até mesmo soltar a pele. Costumo dizer que a pele quando está muito ressecada, tem a aparência do solo craquelado do sertão", explica a dermatologista.

Dra. Luanna, dá ainda algumas dicas de produtos indicados para se usar na pele tatuada, como “vaselina, dexpantenol , cold cream e óleo de girassol são ótimos agentes hidratantes e que também ajudam na cicatrização da pele tatuada”.

Evitar uma aparência feia na tatuagem é o que todos querem, por isso, todo cuidado é necessário.

Os retoques podem ser feitos a partir de duas semanas depois do procedimento, que é quando a tatuagem já está mais cicatrizada, mas claro que isso depende do organismo de cada um, explica a tatuadora.

Vale lembrar

Nem toda tatuagem precisa de retoque!

Seguindo corretamente as recomendações do seu tatuador e dermatologista, a probabilidade é ter uma tatuagem e pele sempre bonitas e saudáveis.

Para um maior cuidado com sua pele e tatuagem, a Farmácias Pague Menos, oferece em suas lojas, Dermoconsultoras, que são profissionais especializadas para orientar na melhor escolha de cosméticos e além disso, uma vasta área de dermo com opções de produtos para todos os tipos de pele.

Visite nosso site!