Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Sabonetes: o que eles entregam além da limpeza?

Muito além de manter-nos livres de sujidades, os sabonetes atuam sobre o tipo de pele e as necessidades do corpo e do rosto. Por isso, escolher o item certo faz a diferença na rotina de skincare.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Sabonetes: o que eles entregam além da limpeza?

Por: Ladinne Campi

Os sabonetes são itens básicos de higiene pessoal. Manter a pele livre da sujeira ambiental e das secreções do corpo é uma questão de bem-estar, já que o excesso de oleosidade e impurezas provoca o acúmulo de células mortas na superfície da pele, prejudica o viço, a textura e coloração da cútis e, por fim, suscita a proliferação das bactérias que causam acne e irritações.

Além disso, caprichar na limpeza é o primeiro passo para usufruir dos benefícios de todos os cosméticos. Felizmente, o sabonete vai além de um simples recurso de higiene e, hoje, conta com diversas formulações capazes de hidratar, nutrir, fechar os poros, controlar a produção de sebo, remover as células mortas e até amenizar os sinais do tempo através de propriedades antienvelhecimento.

Agora que você já conhece o poder de um bom sabonete, deve se atentar à escolha correta para usufruir dos resultados. O primeiro passo é conhecer o seu tipo de pele:

· Normal: Pele suave, textura saudável, sem excesso de oleosidade ou ressecamento.

· Seca: Mais propensa à descamação, vermelhidão e surgimento de pequenas linhas e fissuras, resultado da dificuldade em reter água.

· Mista: Pele com aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), além de aspecto ressecado nas bochechas e extremidades.

· Oleosa: Apresenta uma produção de sebo maior do que o normal. Pele grossa e poros dilatados são as maiores características.

De olho na individualidade de cada pele, a indústria investe em fórmulas capazes de atender as demandas dos consumidores de forma mais assertiva:

· Sabonetes antissépticos: Realizam uma profunda limpeza com a ajuda de ativos com ação antibacteriana. Geralmente, são utilizados para higienização das mãos ou em casos específicos.

· Sabonetes hidratantes: Possuem baixa adstringência e fórmulas umectantes capazes de aumentar a hidratação da pele e evitar a perda hídrica.

· Sabonetes para acne: Ácido salicílico e glicólico são ativos com ação queratolínica e anti-inflamatória, que ajudam a evitar e tratar cravos e espinhas.

Outro ponto a considerar na hora de garantir um sabonete para chamar de seu é o pH do produto. De forma simples, o pH é um indicativo se o sabonete é ácido ou alcalino. Sabe-se que o pH da nossa pele é em torno de 5,5; logo, quanto mais próximo desta medida, mais suave é o produto.

Corpo e rosto também necessitam de rótulos específicos. Isso significa que o hábito de usar o mesmo item pode mudar o pH da pele e trazer prejuízos, uma vez que sabonetes corporais são mais abrasivos e alcalinos.

Os escolhidos para o rosto geralmente apresentam fórmulas líquidas ou em gel. Este veículo favorece o acréscimo de ativos com ação emoliente e hidratante, além de ser bastante aceito em peles oleosas e acneicas. Já os sabonetes em barra são responsáveis por 60% das vendas e costumam ter o seu pH entre 8 e 9, podendo, inclusive, ressecar a pele. Por este motivo, costuma ser escolhido para realizar a limpeza corporal.

Por fim, é imprescindível se atentar à frequência de uso do sabonete. O manto hidrolipídico nada mais é do que uma barreira de proteção que evita a evaporação de água e a penetração de agentes externos, como bactérias e poluição. Quando a pele é lavada em excesso, pode ocorrer o temido “efeito rebote”, ou seja: desidratação e remoção da proteção, deixando a pele mais vulnerável.

E AGORA... COMO ESCOLHER?

Na dúvida, a dica é contar com um bom profissional. Afinal, como supracitado, o sabonete tem tantas especificidades que pode, sim, ser considerado um artigo cosmético.

O princípio ativo deve ser escolhido individualmente, já que são muitas as possibilidades (ação emoliente, refrescante, calmante, para peles sensíveis, acneicas e por aí vai...) e, além disso, a opção por sabonetes com ou sem fragrância precisa ser avaliada.

Além disso, a ajuda especializada deverá orientar sobre o passo a passo da rotina de cuidados. A partir dos 25 anos, é importante contar, ainda, com uma boa água micelar, hidratante, creme para a área dos olhos, esfoliante, máscara facial, água termal, produto de tratamento com ativos como vitamina C, ácido hialurônico, retinol e niacinamida e, por fim, protetor solar.

Depois, não vale esquecer de passar na Pague Menos para garantir sabonetes, hidratantes, esfoliantes e produtos de tratamento para cada fase da vida. A sua pele agradece!