Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como cuidar da pele oleosa? Confira dicas!

Acesse o conteúdo e saiba mais sobre como cuidar da pele oleosa e quais são os cuidados necessários para ter um efeito incrível!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como cuidar da pele oleosa? Confira dicas!

Saber como cuidar da pele oleosa é fundamental para a saúde e beleza. Tudo se torna ainda mais importante, quando falamos da face, que sofre uma exposição maior que as outras partes do corpo humano. Por isso, ter cuidados específicos com o rosto e usar produtos adequados é essencial para prolongar a saúde e estética.

Siga a leitura e confira mais sobre a rotina de cuidados com a pele oleosa e como se cuidar durante as diferentes estações do ano!

O que é a pele oleosa e quais suas características?

A pele oleosa é bastante comum entre os brasileiros, isso porque se trata de um país tropical. A oleosidade do rosto é o resultado da produção excessiva de sebo, apresentando outros fatores como poros dilatados, brilho e até acne.

A exposição solar é um dos principais causadores do excesso de oleosidade, além disso, hábitos alimentares ruins, estresse e alterações hormonais também influenciam diretamente na oleosidade. Por isso, é tão comum adolescentes e jovens adultos terem peles mais oleosas que pessoas de meia idade. As principais características são:

  • Aparência brilhosa;
  • Espessura mais grudenta;
  • Poros aparentes e dilatados;
  • Maior concentração de acnes.
A pele oleosa é caracterizada pela aparência brilhante.
A pele oleosa é caracterizada pelo aspecto brilhoso.

Pele oleosa precisa de hidratação?

Devido ao brilho intenso da pele, acredita-se que quem tem pele oleosa não necessita de hidratação. Porém, o processo é ao contrário: a derme precisa repor o nível de água para ficar equilibrada e para que as glândulas sebáceas não produzam mais óleo, com a intenção de combater o ressecamento.

Portanto, a pele oleosa precisa de hidratação para não produzir o sebo excessivo como forma de proteção. Os hidratantes recomendados para esse tipo de derme são os livres de óleos e com ingredientes que auxiliam na diminuição da oleosidade, como ácido salicílico, niacinamida e o ácido hialurônico. 

Separamos algumas dicas para cuidados básicos, mas que podem fazer a diferença no cronograma de cuidados com a pele oleosa. Veja a seguir!

Tenha uma rotina de skincare

O ideal é tornar os cuidados com a pele recorrente e, para isso, uma rotina de skincare pode ser bastante vantajosa. O principal cuidado que se deve ter é quanto à utilização excessiva de produtos que podem causar o efeito reverso e prejudicar a saúde dermatológica. Por isso, sempre que possível, busque orientação de especialistas.

Ter uma rotina de skincare é fundamental para todos os tipos de pele.
A rotina de skincare é um dos primeiros passos para cuidar da pele oleosa em casa.

Sem a necessidade de exagerar nos produtos, a skincare pode consistir nos seguintes passos: higienizar a pele com um sabonete pela manhã e logo em seguida passar hidratante. No meio do dia, utilizar um lenço para limpeza rápida e, de noite, higienizar para dormir, pode ser o suficiente para manter a pele em dia e esteticamente agradável. Outro ponto que pode ser benéfico são as esfoliações semanais.

Nunca durma de maquiagem

Dormir de maquiagem é um dos principais malefícios para a pele, já que o acúmulo de resíduos misturados com o suor favorece a proliferação de bactérias que são prejudiciais para a derme. Sendo assim, é mais comum pessoas que possuem esse hábito tenham uma pele mais acneica e sofram de envelhecimento precoce com a aparição de rugas e linhas de expressão.

Tirar a maquiagem antes de dormir ajuda a melhorar o aspecto da pele.
A rotina de cuidados com a pele oleosa e com acne precisa incluir a remoção de maquiagem antes de dormir.

Uma ótima aliada na hora do cansaço e de tirar a maquiagem é a água micelar, que já realiza algumas etapas, como a extração e hidratação, sendo bem mais prático do que lavar o rosto.

Utilize protetor solar diariamente

O principal responsável pela saúde e longevidade da beleza da pele, principalmente do rosto, o protetor solar, deve ser item obrigatório na sua rotina. Ao lavar a face de manhã e hidratá-la, deve-se aplicar o protetor solar com o FPS indicado para a sua pele — com isso um especialista pode te ajudar.

Passar protetor solar todos os dias é essencial.
Se você ainda não sabe como cuidar da pele oleosa no verão, o protetor solar pode te ajudar.

Há opções de protetores com coloração e com hidratantes, evitando assim a necessidade de aplicar mais produtos no rosto. Além disso, a regra mais importante no momento de escolher o produto é se certificar de que ele é livre de óleo, impossibilitando assim a sensação de grude e sebo no momento de aplicação.

Use máscaras

As máscaras de argila são ótimas aliadas no cuidado e manutenção da pele. Isso se deve ao fato da pele ficar em descanso com o produto por um tempo determinado, onde os nutrientes são repostos e a derme consegue se renovar, expelindo as impurezas e a pele morta acumulada.

As máscaras de argila são aliadas da pele oleosa.
As máscaras são aliadas de quem já sabe como cuidar da pele oleosa em casa. 

Mantenha-se hidratada e se alimente bem

De nada adianta seguir as dicas acima se você não se hidratar e tiver uma alimentação saudável. Especialmente se ainda sofre com problemas de acne ou não sabe como cuidar da pele oleosa no inverno.

É importante ressaltar que a alimentação e o consumo de água são dois fatores imprescindíveis para o bom funcionamento do corpo humano, e com a pele não é diferente. Por isso, invista em alimentos naturais como frutas, verduras e legumes e consuma, no mínimo, dois litros de água por dia.

Faça limpeza de pele

A limpeza de pele é um procedimento que remove as impurezas, resíduos, secreções e impurezas que não saem da rotina de cuidados diários. Ele ainda ajuda a desobstruir os poros, diminuindo o número de acne e os cravos, além ainda de reduzir a oleosidade.  

Fazer limpeza de pele é um passo importante do skincare.
Faça limpeza de pele uma vez por mês ou dê intervalos maiores conforme necessário. 

Cuidar bem da pele não exige muito trabalho como você pode perceber. Basta uma rotina de skincare e uma boa alimentação e você já vai fazer um grande trabalho. Por mais que seja difícil diminuir a oleosidade da pele, você vai ajudar a deixá-la hidratada e saudável. 

Conte com a Pague Menos

A Pague Menos é uma das maiores e mais conceituadas redes de farmácia e manipulação do Brasil. Aqui, temos dermocosméticos que vão ajudar você a cuidar da sua pele da cabeça aos pés. Para saber mais sobre os produtos e como prosseguir com a solicitação, clique no banner abaixo.