Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais

Descubra como cuidar do cabelo ondulado em casa de um jeito prático para valorizar os fios. Veja um passo a passo de finalização!  


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais

Estamos cada vez mais distantes da ditadura do cabelo liso — ainda bem! Houve uma época em que fios ondulados, cacheados e crespos eram constantemente abafados por chapinhas, químicas e processos de alisamento. 

Hoje, as coisas mudaram, e o cabelo natural, seja na curvatura que for, ganhou a liberdade que merece, muito em razão da autoaceitação e da quebra de conceitos estéticos aos quais fomos expostas durante a vida. Se você está passando por transição capilar para voltar às madeixas naturais e quer saber como cuidar do cabelo ondulado, chega aqui que vamos te ajudar!

Cabelo ondulado: como cuidar?

Primeiro, você precisa saber que seu ondulado natural não tem curvatura única. Nosso cabelo é um mix de texturas, com algumas partes mais cacheadas e outras mais lisas. Essa mistura boa faz parte do nosso DNA e não devemos nos preocupar demais com isso, tampouco nos frustrar pelos fios não estarem perfeitos e homogêneos por igual. 

É hora de também aceitar o frizz, de não se cobrar por estar sempre com o cabelo finalizado e entender que não há problema em deixar o day after pra lá. Vamos, então, às dicas para que seus fios ondulados fiquem saudáveis e ainda mais bonitos?

Mantenha o cabelo sempre limpo

Cabelo bonito começa no couro cabeludo, é o básico que funciona. A saúde dos fios passa, necessariamente, pela região, que precisa estar limpa e sem oleosidade. Aliás, o excesso de óleo favorece o surgimento de fungos e descamação. 

O indicado é lavar o cabelo com frequência, de preferência, com água morna ou fria. Isso porque a água muito quente agride o couro cabeludo e pode fazer com que a área fique sensível e a caspa apareça. 

Outra dica para você levar para a vida: jamais esfregue o couro cabeludo com as unhas; use somente as pontas dos dedos, massageando suavemente a raiz. O atrito provocado pelas unhas pode fazer com que apareçam pequenas feridas. 

Use produtos de qualidade

É melhor ter poucos produtos, mas que sejam de qualidade, do que muitos itens baratinhos e com baixa eficácia de limpeza e tratamento. 

Se puder, invista em produtos profissionais: shampoo para cabelo ondulado, máscara e finalizador são suficientes. Embora tenham custo mais elevado, o investimento compensa se pensarmos que contêm ativos de alta qualidade, rendem mais (pequenas quantidades são suficientes para lavar e hidratar) e tratam os fios a fundo.

mulher com cabelo castanho longo utilizando produtos para cabelo ondulado.
Produtos para cabelo ondulado: inclua shampoo, máscara e creme finalizador na sua lista.

Finalize com o cabelo bem molhado

A finalização para cabelo ondulado é cheia de técnicas, mas não é preciso ser expert para colocá-las em prática. A primeira dica e que realmente faz diferença no resultado é finalizar com os fios muito molhados — sim, pingando!. Isso porque a água é uma das principais responsáveis pela modelagem das ondas.

O melhor momento para aplicar o finalizador é quando você sair do banho. Deixe o creme no box para adiantar. Ah, e não tire o excesso de água com a toalha, aplique o produto com o cabelo bem molhado.

Mas qual creme para cabelo ondulado é melhor? Aí depende muito do seu tipo de fio e também do quanto você pode investir. Não se esqueça de dar preferência a finalizadores de qualidade. 

Comece aplicando o creme nos fios bem molhados, do comprimento às pontas. Você precisa sentir que espalhou o produto por todo o cabelo, use um pente para distribuir melhor o finalizador.

Faça fitagem

Chegou a hora da fitagem! Divida o cabelo em quantas partes forem necessárias, pegue uma mecha e desembarace. Para fazer as fitinhas, você pode usar os dedos, um pente comum ou uma escova de fitagem — a escolha fica a seu critério, pois todas as opções funcionam. 

Para fazer com as mãos, abra os dedos e encaixe a mecha entre eles. Feche os dedos e puxe para fora, formando as fitas. Em seguida, amasse o cabelo. 

Já com o pente ou a escova de fitagem, passe o acessório por baixo da mecha e penteie para fora. Por último, amasse para ativar as ondas.

como desenvolver bons hábitos para autocuidado.

Aplique gel ou mousse

Fitagem finalizada, você pode utilizar um gel ou um mousse próprio para a finalização, caso queira um resultado mais definido. Espalhe o produto nas mãos e vá amassando o cabelo. 

Cuidado com a quantidade de produto, já que o gel tende a ressecar o cabelo e deixá-lo com aspecto mais “durinho” depois de seco.

Use uma toalha

Depois, para remover o excesso de água, você precisará de uma toalha de microfibra, uma camiseta de algodão ou uma fraldinha. Não use toalhas de banho tradicionais, pois elas tendem a gerar frizz. 

Acomode o tecido nas duas mãos e amasse todo o cabelo até sentir que ele está mais seco.

Deixe secar 

Para a secagem, você tem dois caminhos: secar naturalmente ou com um difusor. Se optar pelo primeiro, evite ficar tocando no cabelo, caso contrário as ondas não ficarão tão definidas. 

Se preferir usar o difusor, ligue-o na velocidade baixa e na temperatura alta. Você pode apenas encostar o aparelho no cabelo ou tombar um pouco a cabeça para o lado e secar de cima para baixo — essa técnica traz mais volume para os fios.  

Aplique um óleo

Por fim, se achar necessário — e especialmente se o cabelo secar naturalmente —, você pode aplicar um óleo capilar para “quebrar” o durinho dos produtos finalizadores. Espalhe algumas gotinhas na palma das mãos e passe nas madeixas, amassando de baixo para cima. Essa também é uma dica de como cuidar de cabelos ondulados com frizz, pois o óleo controla os fios mais rebeldes. 

Cogite fazer day after

Geralmente, no dia seguinte à finalização, muitas pessoas fazem o famoso day after, que é uma forma de revitalizar as ondas, mas é claro que esse processo não é regra. 

mulher com cabelo ondulado com frizz.
Fazer day after é uma das possibilidades de como cuidar de cabelos ondulados com frizz.

Mas como fazer? Vamos a um passo a passo prático!

  • Você vai precisar de um borrifador
  • Adicione dois dedos de creme para cabelo ondulado
  • Preencha o frasco com água até a metade e agite bem
  • Borrife essa mistura no cabelo
  • Penteie levemente com os dedos e amasse
  • Deixe secar naturalmente ou com difusor

Viu só como cuidar do cabelo ondulado não é assunto só para profissionais? Valorize ainda mais sua beleza natural com os produtos certos para higienizar, tratar e finalizar os fios. Clique na imagem abaixo e conheça todos os itens à venda na Farmácia Pague Menos!

comprar produtos para cabelo