Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

10 dicas de como fazer o cabelo crescer rápido

Como fazer o cabelo crescer rápido, saudável e bonito? Saiba o que realmente funciona para colocar em prática agora mesmo! 


Atualizado em:

Tempo estimado: 9 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
10 dicas de como fazer o cabelo crescer rápido

Descobrir como fazer o cabelo crescer rápido está no radar de muitas pessoas, até porque os fios saudáveis e bonitos são um complemento para aumentar a autoestima. 

O crescimento capilar está ligado a muitos fatores, que vão de genética a hábitos de vida, ao nível de estresse e à qualidade da alimentação. Neste artigo, você confere 10 dicas que vão acelerar o desenvolvimento dos fios de forma saudável!

A importância do cabelo para a autoestima

O cabelo vai além da estética, e tem relação direta com a autoestima. Ele mostra a sua personalidade e identidade, seja pelos fios longos, curtos, lisos, cacheados ou coloridos.

Em outras palavras, os cabelos são componentes essenciais para o seu estilo e retratam inclusive o humor e empoderamento. Portanto, valorizar os fios é substancial para elevar a autoestima.

Ter um cabelo estiloso, saudável e bonito contribui, inclusive, para a saúde mental e o convívio social. E quem está bem emocionalmente lida melhor com sentimentos de tristeza, raiva e frustração, pois harmoniza os pensamentos para que consiga trabalhar e se relacionar com parceiros, amigos e familiares. Viu só como cuidar do cabelo vai muito além da estética?

O que pode afetar o crescimento do cabelo

Antes de saber como fazer o cabelo crescer rápido, precisamos entender quais fatores comprometem o crescimento dos fios. Essas informações podem ser úteis até para melhorar os cuidados diários e, quem sabe, adicionar uma nova etapa na sua rotina.

Os principais fatores que podem reduzir o ritmo de crescimento dos cabelos são:

  • estresse
  • ansiedade
  • problemas na tireoide
  • alterações hormonais
  • falta de vitaminas
  • má alimentação
  • falta de hábitos diários de higiene diários

Esses fatores interferem não apenas no crescimento dos cabelos, mas também na saúde como um todo. Por isso, ao notar a presença de algum deles, procure atendimento médico para receber orientações confiáveis e personalizadas para tratar qualquer problema e permanecer saudável.

Vamos destacar três deles e explicá-los mais a fundo!

Alopecia

Alopecia é uma doença que provoca queda de cabelo e diminuição do seu crescimento. Pode estar relacionada com genética ou ser uma condição autoimune e é frequente entre homens e mulheres. 

A alopecia androgenética (que tem causa genética) desenvolve-se, geralmente, na adolescência, mas os sinais só se manifestam a partir dos 40 anos. Os cabelos ficam ralos e, com o tempo, o couro cabelo se torna aparente. O tratamento consiste no uso de bloqueadores hormonais e de estimulantes do crescimento dos fios, como o minoxidil. Por ser uma doença genética, não há prevenção. 

A alopecia areata é uma doença inflamatória que causa queda dos fios, formando falhas circulares no couro cabeludo. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os tratamentos disponíveis envolvem tanto medicamentos tópicos, como minoxidil e corticoides, como injetáveis em áreas delimitadas do couro cabeludo. Não há formas de prevenção. 

Dermatite seborreica

Trata-se de uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão no couro cabeludo, mas também nos cantos do nariz, nas sobrancelhas e nas orelhas. A dermatite seborreica é uma doença crônica, com períodos de melhora e piora dos sintomas. 

Pode ter origem genética e, geralmente, é desencadeada por alergias, estresse, frio, álcool, excesso de oleosidade e alguns medicamentos. A dermatite seborreica não é contagiosa. 

Os sintomas são oleosidade na pele e no couro cabeludo, queda de cabelo, descamação (escamas brancas) e vermelhidão da pele. O tratamento consiste no uso de pomadas prescritas por dermatologistas e deve envolver os seguintes hábitos:

  • uso de xampus que tenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos na fórmula
  • lavar o cabelo com mais frequência
  • interromper o uso de spray, gel e pomada para o cabelo
  • evitar o uso de chapéu e boné
  • retirar completamente os resíduos de xampu e condicionador em cada lavagem

Estresse

Episódios contínuos de estresse liberam cortisol e outros hormônios na corrente sanguínea, situação que afeta o organismo, refletindo, inclusive, no cabelo e na pele. Esses hormônios sensibilizam os folículos capilares, causando a queda dos fios. 

O estresse crônico é uma das causas de eflúvio telógeno, condição caracterizada pelo aumento da queda diária do cabelo. Ela é facilmente percebida no banho (com aquele bolo de cabelo que cai no chuveiro) e quando escovamos os fios.

Sendo assim, em vez de uma queda de cabelo normal de 100 a 120 fios por dia, podemos ter de 200 a 300 caindo diariamente. É interessante saber que a causa está associada a algum evento que aconteceu três meses antes do início da queda. Além do estresse, estão envolvidos:

  • pós-parto
  • febre
  • infecção aguda
  • gripe
  • pneumonia
  • cirurgia bariátrica
  • dietas muito restritivas
  • doenças metabólicas ou infecciosas
mulher negra com queda de cabelo, olhando os fios que ficaram presos em um pente de plástico.
Estresse pode desencadear episódios de queda de cabelo.

Como fazer o cabelo crescer rápido?

O cabelo precisa de cuidados diários para permanecer saudável e acelerar seu crescimento, garantindo mais brilho e volume. Alguns hábitos adotados no dia a dia contribuem para valorizar os fios e fortalecê-los.

Então, agora, sim, vamos às 10 dicas que você tanto queria sobre como fazer o cabelo crescer rápido — e saudável e lindo, claro!

1. Cuide da alimentação

A alimentação tem influência direta na saúde dos seus cabelos, pois alguns nutrientes contribuem para formar a matriz capilar. Portanto, além de auxiliar na sua saúde, manter uma dieta saudável e rica em nutrientes é essencial para os cabelos crescerem rápido.

alimentação natural

É importante manter uma dieta rica nos seguintes nutrientes:

  • proteínas
  • vitaminas do complexo B, como biotina
  • ferro
  • zinco
  • silício orgânico

A ingestão de proteínas, por exemplo, é benéfica para a queratina capilar, que protege e preserva os nutrientes dos fios, impedindo a perda de água da haste capilar. Quando seu cabelo está com os níveis de queratina em ordem, ele fica brilhante e maleável.

O cabelo perde queratina naturalmente com a ação do sol, mas esse processo pode ser acelerado com o uso indiscriminado de secador, chapinha, babyliss, escova progressiva, além dos processos de descoloração e coloração.

Deixe o seu cabelo secar naturalmente sempre que possível, mas se precisar usar algum equipamento que gere calor, aplique um protetor térmico antes para minimizar o impacto.

Um ótimo alimento rico em vitaminas do complexo B é a amêndoa. A oleaginosa contém biotina, que ajuda a evitar a queda dos fios, e vitamina B5, que fortalece os folículos capilares e auxilia na regeneração do couro cabeludo. 

Um alimento rico em silício orgânico? A aveia! O cereal atua na redução da quebra e da queda dos fios e contribui para a formação da fibra capilar. 

A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas; o zinco, nas sementes de abóbora; e o ferro, no feijão, nas leguminosas, nas carnes vermelhas e em folhagens escuras. 

O seu plano alimentar deve ser elaborado com apoio profissional de um médico ou nutricionista. Dessa forma, você terá cardápios personalizados e que vão auxiliar no crescimento do seu cabelo e preservar a sua saúde de uma forma abrangente.

2. Massageie o couro cabeludo

Durante a lavagem dos seus cabelos, é essencial realizar a massagem no couro cabeludo, de forma cíclica, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas) e sem aplicar muita força. Esses movimentos estimulam a circulação sanguínea local e favorecem o crescimento dos seus fios.

3. Hidrate o cabelo

A hidratação é uma etapa relativamente simples e que pode ser incorporada à rotina de cuidados com os cabelos em casa. Seu cabelo está áspero, com frizz e pontas secas? Hidrate-o!

O processo de hidratação devolve ao fio a umidade perdida com as agressões do dia a dia (sol, suor, poluição, química, secador e chapinha, por exemplo). Faça essa etapa logo após lavar os cabelos com xampu. Retire o excesso de água e aplique o creme mecha a mecha, enluvando-as. Não aplique o produto na raiz.

Depois, deixe a máscara agindo nos fios, de acordo com o tempo recomendado na embalagem. Para potencializar o tratamento, você pode utilizar uma touca aluminizada. Por fim, retire o produto com água e deixe secar naturalmente, de preferência. 

Não existe regra de frequência de hidratação capilar. Se você já segue um cronograma capilar, guie-se por ele.

mulher com cabelo castanho longo fazendo hidratação nos fios.
A hidratação devolve água para o cabelo.

4. Pare de fumar

Além de causar danos para a saúde, o tabagismo prejudica o crescimento dos fios, pois reduz a oxigenação do sangue nos bulbos capilares. Com isso, o desenvolvimento acontece de maneira mais lenta, portanto, parar de fumar é essencial para quem busca formas de como fazer o cabelo crescer rápido e forte.

5. Evite usar boné e chapéu

Outro fator que compromete o crescimento do cabelo é o uso contínuo de bonés ou chapéus, pois eles abafam a raiz e prejudicam o desenvolvimento. 

Além disso, o uso desses acessórios favorece o surgimento de fungos no couro cabeludo, favorecendo a dermatite seborreica, e por esse motivo, é importante evitar excessos.

6. Prenda o cabelo

Por mais que não pareça, prender o cabelo em forma de tranças ou rabo de cavalo contribui para acelerar o crescimento dos fios. A pressão natural desses penteados estimula o crescimento, no entanto, para evitar que os fios quebrem, é importante evitar excesso de peso ou pressão.

7. Tome vitaminas para o crescimento

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de vitaminas para o cabelo crescer, para nutrir a raiz e melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo. Portanto, consulte o seu médico e solicite a indicação de suplementos para potencializar o crescimento dos fios.

Vitaminas do complexo B, como a biotina, e silício orgânico são dois elementos importantes para o cabelo, mas como nem sempre eles estão presentes nos alimentos que ingerimos, precisamos suplementar. 

8. Evite a exposição excessiva ao sol

Quando estiver em locais abertos em dias ensolarados, é importante adotar cuidados para evitar a exposição solar. Os raios do sol ressecam os fios e os tornam mais quebradiços, aumentando a possibilidade de queda de cabelos e perda do brilho.

Você pode utilizar protetores solares especiais para manter os fios e o couro cabeludo protegidos contra os danos nocivos da exposição ao sol.

mulher com cabelo loiro usando chapéu para proteger o cabelo da exposição solar.
Use chapéu para proteger o cabelo da exposição solar. 

9. Cuide da higiene capilar

Não passe muitos dias sem lavar o cabelo. É importante manter o couro cabelo limpo, pois a oleosidade piora a queda e pode até favorecer o surgimento da dermatite seborreica nas pessoas que têm tendência a essa condição, segundo dermatologistas. 

Use um xampu adequado ao seu tipo de cabelo. Aplique uma pequena quantidade na palma das mãos e concentre o produto no couro cabeludo. Massageie por alguns minutos e, com a espuma que se formar, desça para o comprimento dos fios, até as pontas. 

Enxágue e depois, aplique condicionador ou máscara de tratamento no comprimento, evitando a raiz. Por fim, retire todo o produto e siga com a rotina de cuidados.  

10. Tenha cuidado com o uso de produtos químicos

Tinturas e descolorações ressecam e enfraquecem o cabelo, podendo afetar o ritmo de crescimento dos fios. Quem utiliza esses produtos químicos deve, portanto, redobrar os tratamentos: hidratação e nutrição são duas etapas do cronograma capilar que vão salvar as suas madeixas, acredite!

Se você não abre mão desses procedimentos químicos, tente, ao menos, ampliar a janela de tempo entre eles para que o cabelo não seja exposto com muita frequência aos produtos. 

Siga nossas dicas e utilize produtos de qualidade para fazer o cabelo crescer mais rápido de forma consistente. Encontre os melhores xampus, condicionadores e as máscaras de tratamento na farmácia Pague Menos. Clique na imagem abaixo e coloque o #ProjetoRapunzel em prática agora mesmo!

comprar produtos para cabelo na pague menos