Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Cabelo e academia: cuidados para ter com os fios

Você sabe qual a relação entre cabelo, academia e suor? Descubra neste post como cuidar dos fios antes e depois de malhar.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Cabelo e academia: cuidados para ter com os fios

Já parou para pensar qual a relação entre cabelo e academia? Muito mais do que fazer um penteado que não te deixe descabelada ou que ofereça conforto para praticar atividades físicas, cuidar dos fios antes e depois de malhar é muito importante para que eles se mantenham fortes e bonitos. 

Se você ainda não conhece a relação entre eles e quer descobrir quais os cuidados que deve ter com o cabelo, siga a leitura e confira as nossas dicas.

Cabelo e academia: por que cuidar bem dos fios?

Para quem pratica atividade física, o suor pode ser algo que incomoda bastante. A sensação da pele e das roupas molhadas, sem dúvidas, não é das melhores. Entretanto, além disso, ele prejudica os fios. 

O suor, apesar de ser em sua maioria composto por água, tem também ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Este último, em contato com o cabelo, pode desidratar os fios e, até mesmo, prejudicar o couro cabeludo. 

Especificamente nos fios, além da desidratação, ocorre o ressecamento, mais riscos de se tornarem quebradiços e, até mesmo, oleosos. Sem falar da parte estética, já que o cabelo fica com uma aparência suja e pesada. 

Por isso, é muito importante o cuidado com o cabelo antes e depois da prática de atividades físicas, justamente para evitar os danos causados pelo suor. No próximo tópico te contamos o que fazer a esse respeito. 

Como proteger os fios?

Você já sabe que cabelo e suor não combinam, mas também sabe que isso é inevitável, afinal, é um processo natural do nosso organismo. Como não é algo que dá para driblar, separamos dicas valiosas para evitar que os fios fiquem estragados. 

Antes da academia

Vai se arrumar para malhar? Então, comece agora mesmo a cuidar dos fios. Para isso, você deve contar com produtos para proteger o cabelo do suor da academia. O leave-in é um grande aliado, já que ele oferece proteção térmica, sem falar de outros benefícios como controle de frizz, fixação de penteados etc. 

Se você não tem leave-in, a dica de ouro é misturar um pouco de creme para pentear com um pouco de óleo vegetal. 

Com o produto aplicado, chegou o momento de preparar o cabelo para academia. Os penteados para malhar, além de bonitos, ajudam a proteger os fios do contato com o pescoço e a testa, regiões em que o suor se acumula em maior quantidade. 

Penteados para academia: cabelo comprido

Neste caso, não há muitos segredos. Coques, rabos de cavalo e tranças sempre são bem-vindas, além de serem bastante práticas para a hora de malhar.

Cabelo academia
Cabelos compridos podem ser penteados em coque, entre outras opções práticas. 

Lembre-se: independentemente do seu cabelo ser comprido ou curto, o ideal é fazer penteados mais frouxos, de forma que evite a quebra dos fios. 

A faixa de cabelo para academia é um acessório no qual vale a pena investir, pois ela realmente impede qualquer tipo de contato entre os fios e a pele suada. 

Depois da academia

Esse é um dos momentos que mais geram dúvidas, afinal, nem todas as pessoas gostam de lavar o cabelo todos os dias, especialmente se há escova ou progressiva. Entretanto, pela saúde dos fios, o ideal é que isso aconteça, para que o suor não se acumule ali e resseque o cabelo, além de evitar o mau odor no couro cabeludo. 

Quando for lavar o cabelo, siga a seguinte ordem: shampoo, máscara de tratamento e, por último, condicionador. Dessa forma, você hidrata os fios para que eles não fiquem prejudicados pelo ressecamento causado pelo suor. 

Atenção: em relação à máscara de tratamento, é importantíssimo que ela seja de boa qualidade. Isso significa que produtos baratos nem sempre serão a melhor opção. A dica é apostar em linhas profissionais e que tenham resultados garantidos. 

Por último, após terminar o banho, evite o uso de chapinha e secador, pois ambos podem piorar o ressecamento. 

Agora que você já sabe tudo sobre os cuidados com cabelo na academia, não há motivos para deixar de lado esses passos e manter a saúde do fio. Lembre-se que esses passos devem ser seguidos toda vez que você for malhar!

No caso dos cabelos com química, a atenção deve ser redobrada, pois eles estão mais vulneráveis. Vale adicionar à sua rotina de cuidados uma hidratação profissional de 15 em 15 dias, ou, até mesmo, uma vez por semana. Consulte o seu cabeleireiro de confiança e veja qual a dica dele. 

Se você já pratica alguns cuidados com a saúde do seu cabelo, como o uso de vitaminas específicas, ou então usa loções capilares, convidamos a conhecer a farmácia de manipulação da Pague Menos. Temos opções de fórmulas sem lactose, trabalhamos com cápsulas veganas e ainda garantimos qualidade em cada produto ofertado. Clique no banner abaixo e saiba mais!