Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como a atividade física ajuda no combate à obesidade

A alimentação saudável é um passo essencial para a redução do peso, mas a atividade física também não pode faltar no dia a dia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, bastam duas horas e meia de atividade física por semana. O que significa dizer 20 minutinhos por dia, de uma atividade leve a moderada, ou pelo menos 1h e 15 minutos com maior intensidade. 

O Sempre Bem vai mostrar agora porque a rotina de exercícios é uma forte aliada para .

Atividade Física no combate à obesidade

Que atividade física faz bem, isso todo mundo já sabe.

A produtora Daisy Holanda pesava 120 kg, passou por uma cirurgia bariátrica, ganhou peso novamente e hoje está bem graças a uma rotina de atividades. “Mantendo uma atividade física constante e uma é possível estar com saúde e boa forma”, conta.

A única preocupação dela é não voltar a engordar, pois realizar a cirurgia no estômago não significa que a pessoa deve relaxar. É preciso focar na atividade física para . Por isso, Daisy vai a academia, no mínimo, 5 vezes por semana. 

A realização de seus treinos é baseada na orientação do professor da academia. Para não engordar novamente, a produtora prioriza exercícios cardio e aeróbicos, além de treinos nos equipamentos de musculação da academia.

Veja também:

“A atividade física representa para mim saúde e bem-estar”, revela Daisy. Hoje ela tem outra rotina e vida voltada à prática de atividade física.

Tempo ideal para a prática de atividade física

E não precisa de muito tempo. “O ideal é de 20 a 30 minutos. Se a pessoa não tem muito tempo, 30 minutos por dia, três ou quatro vezes na semana, pode ajudar a prevenir doenças, como a obesidade”, explica Gabriela Souza, educadora física.

Exercícios importantes para manter a boa forma

Para entrar nesse ritmo, existem alguns exercícios importantes. Normalmente, as atividades que gastam mais energia são os aeróbicos (esteira, corrida, elíptico e escada). Segundo a educadora física, se a pessoa quiser mesclar algo com a musculação, é possível fazer treinos com 2 ou 3 exercícios diferentes em forma de circuito.

Saiba mais em:

Intensidade no treinamento

“A intensidade moderada no treinamento precisa estar presente, porque é uma intensidade a partir da qual a pessoa começa a e gastar mais calorias, que são importantes para quem deseja prevenir a obesidade”, ressalta a profissional. Por isso, a intensidade precisa ser de moderada a alta para que a queima de gordura seja eficaz. 

Matéria originalmente veiculada no programa de 17 de março de 2019.

Você pode gostar

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais
Beleza

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos
Saúde

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos