Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Beleza sustentável: faça parte deste movimento

Conheça mais sobre o conceito de beleza sustentável e saiba como aderir ao movimento no seu dia a dia.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Beleza sustentável: faça parte deste movimento

Já faz tempo que o planeta está pedindo socorro e, por isso, é preciso repensar nossas escolhas nas mais diversas áreas da vida. Não seria diferente com o mercado dos cosméticos. Siga na leitura deste post para entender mais sobre o conceito de beleza sustentável e como aplicá-lo no dia a dia — mas não sem antes bater um papinho conosco sobre sustentabilidade e consumo consciente.

O que é sustentabilidade

Sustentabilidade é a capacidade que algo tem de suprir suas necessidades e se manter em funcionamento. Dizer que uma empresa é sustentável, por exemplo, quer dizer que ela tem condições de permanecer no mercado, tocando seus projetos e obtendo seus resultados.

A palavra, no entanto, acabou ganhando outro significado semântico, já que nos últimos anos passou a se falar continuamente sobre a necessidade de cuidarmos melhor do meio ambiente para que a vida no planeta se sustente.

Atualmente, ouvir palavras como sustentável e sustentabilidade é pensar automaticamente em questões relacionadas ao cuidado com o planeta. As bases do conceito apareceram pela primeira vez em 1972, em uma conferência da ONU sobre meio ambiente. Em 1987, por sua vez, a Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento cunhou o termo “desenvolvimento sustentável”.

Você sabe o que é desenvolvimento sustentável?

O que o termo quer dizer é que precisa, cada vez mais, haver o entendimento de que existe um limite de recursos naturais que a Terra pode nos oferecer (e, também, do que podemos “devolver” a ela em forma de resíduos). Por isso, buscar a sustentabilidade é encontrar uma forma de atender às demandas atuais e inovar sem prejudicar as necessidades futuras, ou seja, buscando causar o menor prejuízo possível ao planeta.

O que é consumo consciente

A busca pela sustentabilidade, no entanto, precisa se desmembrar em diferentes objetivos e comportamentos para que se torne mais tangível e, com isso, possível. O consumo consciente, portanto, é uma dessas linhas.

Para começar essa jornada é preciso entender que toda escolha que fazemos na hora de comprar, por menor que pareça, está enviando um recado para o mundo e dando origem a determinadas consequências. Cada produto, tanto para ser criado quanto quando é utilizado, gera determinados custos para o planeta — e consumir conscientemente começa por buscar entender exatamente o que se está comprando e utilizando.

Entender a origem dos produtos, quais são os processos de fabricação, como a empresa/indústria responsável por ele age em relação ao planeta e à sociedade, isso significa ter mais consciência sobre o que se consome.

Além disso, é claro, é preciso refletir sobre o próprio nível de consumo: você compra somente o necessário ou existe muito desperdício? Qual é a quantidade de lixo gerada na sua casa? Lembre-se: não existe “jogar uma coisa fora” — pode ser fora da sua casa, mas aquele resíduo continuará no planeta, muitas vezes por centenas de anos. É preciso pensar sobre isso.

Quanto de lixo o seu consumo gera todos os dias?

Entenda a beleza sustentável

Essa necessidade de trabalharmos para equilibrar cada vez mais nossa vida para diminuir os efeitos negativos sobre o planeta, começam a surgir demandas de mercado por novas formas de produzir, e isso também acontece no mercado da beleza.

A indústria cosmética é gigantesca e o Brasil é o quarto país no ranking de maiores consumidores de produtos de higiene e beleza do mundo. Só no ano de 2021 as vendas totais dessa categoria ultrapassaram a marca de 120 bilhões de reais — e é impossível não pensar sobre os efeitos negativos causados ao meio ambiente, seja na produção ou no descarte de resíduos desses produtos.

Também conhecida como beleza limpa, a beleza sustentável aparece então como uma alternativa para a produção e o consumo de cosméticos. Seus preceitos são a criação de produtos que não prejudicam nem o meio ambiente, nem o nosso organismo. Sim: o bem-estar do nosso corpo também entra nessa, já que muitas matérias-primas amplamente utilizadas nos cosméticos convencionais já estão famosas por não fazerem muito bem à saúde humana a médio e longo prazo.

Os preceitos da beleza limpa, conhecida internacionalmente como “clean beauty”, pregam a produção de cosméticos que não causem malefícios nem ao meio ambiente e nem ao nosso organismo.

Para produzir beleza sustentável, uma marca deve levar em consideração não apenas as matérias-primas (e suas origens) de um produto, mas também as diretrizes sustentáveis e ecológicas para esse mercado, como buscar gerar o mínimo de resíduos e utilizar embalagens biodegradáveis (ou até mesmo evitá-las).

Outra característica de empresas que têm se destacado nesse ramo é o veganismo: ou seja, a produção que não utiliza exploração animal, nem nos ingredientes e nem para testes.

Como aderir à beleza limpa no dia a dia

Ser um consumidor mais consciente exige atenção e pesquisa. Pode parecer trabalhoso no início, mas se o objetivo faz sentido de acordo com os seus valores, o hábito logo se torna natural — até porque, depois que você encontrar suas marcas preferidas e de confiança, sempre vai saber de onde consumir.

  • Em suma, saiba no que ficar de olho:
  • Produtos livres de ingredientes tóxicos
  • Rótulos transparentes e esclarecedores
  • Postura da marca frente às causas ambientais e éticas

A rede de farmácias Pague Menos trabalha com diversas marcas de produtos de higiene e dermocosméticos. Clique no banner abaixo para pesquisar as opções e não se esqueça de conferir as marcas e os rótulos para saber o que mais se adequa às suas necessidades e escolhas!