Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O que fazer para preservar o meio ambiente? Aprenda!

Quer saber o que fazer para preservar o meio ambiente? Leia este post até o fim e conheça novos hábitos para adotar.


Atualizado em:

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
O que fazer para preservar o meio ambiente? Aprenda!

Poluição, desmatamento e mudanças climáticas são apenas alguns dos diversos problemas que o planeta Terra enfrenta. Os anos passam e os números sobre os impactos dessas ações assustam cada vez mais, acendendo um sinal de alerta de que está na hora de pensarmos seriamente sobre o que fazer para preservar o meio ambiente.

Existem diversas formas de fazer a diferença, e uma delas é mudando a sua rotina, seus hábitos e sua forma de viver. Pequenas ações são necessárias e, quanto mais nos aplicamos a elas, mais o planeta e todos os seres agradecem. Por isso, preparamos este conteúdo com informações e dicas práticas para te ajudar a transformar hoje mesmo.

Impactos ambientais negativos: como está o mundo hoje?

Antes de entrarmos nas dicas, não poderíamos deixar de falar rapidamente sobre a realidade que o planeta enfrenta hoje. É com bastante frequência que lemos os jornais e vemos uma série de notícias preocupantes sobre desmatamento e outras temáticas, o que significa que as coisas não estão bem e precisam ser mudadas — enquanto há tempo.

Em 2021, a Amazônia teve o maior desmatamento dos últimos 10 anos. Em comparação a 2020, houve crescimento de 20% na devastação da floresta. Estima-se que 18% da área já tenha sido exterminada.

Os impactos dessa situação são muito graves, porque aumentam a perda da biodiversidade (animais, plantas e microrganismos ficam sem habitat), modificam o clima mundial, reduzem os serviços hidrológicos provenientes de árvores e afetam também outras pessoas, que não podem mais usufruir dos benefícios que a natureza oferece e, muitas vezes, precisam mudar-se de região.

No mesmo ano, em 2021, a Organização das Nações Unidas pronunciou-se a respeito das alterações climáticas, por meio de um relatório, que aponta que, em pouco mais de uma década, o efeito estufa pode romper um limite importante de temperatura.

Além disso, os últimos cinco anos foram os mais quentes desde 1850, fato que aponta o aumento da temperatura no globo.

E esses são apenas alguns dados de tantas problemáticas que envolvem o planeta e todos os seres vivos.

Qual a importância de preservar o meio ambiente?

Antes de tudo, vale dizer que “preservar” e “conservar” têm significados diferentes. O primeiro, está relacionado a ações para proteger, enquanto o segundo é o uso racional e sustentável de recursos, pensando nas próximas gerações que vão ocupar a Terra.

Preservar e conservar são dois verbos essenciais e que, colocados em ação, são sinônimos de vida para todos, sejam animais ou plantas. Ambas as formas são essenciais para garantir a nossa sobrevivência e de todos os seres, assim como das próximas gerações.

Quando nenhuma das práticas é colocada em jogo, o mundo, como conhecemos, corre grandes riscos daqui a alguns anos.

Embora muitas vezes o ser humano pense exclusivamente na sua existência, é sempre importante lembrar que a nossa sobrevivência ainda depende do que a natureza tem para nos oferecer e, portanto, é responsabilidade de todos cuidar e proteger.

O que significa preservar o meio ambiente? Proteger

Como preservar o meio ambiente no dia a dia?

Se você chegou até aqui, imaginamos que compreende a necessidade de mudar agora. Não existe planeta B e, para salvarmos o nosso, toda ação é bem-vinda — desde as menores até as que competem a líderes de países, empresas globais etc.

Para te guiar nessa jornada, listamos algumas ações para preservar a natureza no dia a dia, começando a partir de hoje.

Economize água

A água é fundamental para garantir a nossa sobrevivência. Porém, estudos ressaltam que, se a média de consumo global de água não diminuir, as próximas gerações poderão sofrer sem esse recurso natural.

- Evite usar mangueira para lavar carros, quintais e calçadas;

- Diminua o tempo no banho;

- Faça, regularmente, manutenção nas descargas e torneiras para evitar vazamentos e desperdícios.

Recicle o seu lixo

Você sabia que materiais secos demoram décadas e até séculos para se decompor? E este não é o único problema: durante estes longos períodos, os resíduos soltam gases e líquidos nocivos ao meio ambiente.

- Tente diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa ou no trabalho;

- Separe o lixo úmido do seco;

- Pague as contas on-line e evite imprimi-las;

- Use produtos com embalagens biodegradáveis e recicladas;

- Substitua sacolas de plástico por ecobags.

Consuma moda de forma consciente

A verdade é que a nossa forma de consumir também tem peso muito grande dentro do impacto ambiental. Quando nós compramos uma peça de roupa, diversos recursos são investidos, como água e energia, além do lixo gerado. Já imaginou quantos litros de água foram gastos para produzir todas as peças que estão no seu guarda-roupa?

Estima-se que para produzir uma calça jeans são utilizados 5 litros de água. Já parou para pensar que essa é uma quantidade que equivale ao que dois adultos precisam consumir do líquido por dia? É muito!

Consumir roupas de forma consciente é essencial para poupar recursos.

Portanto, comece por consumir de forma mais consciente. Isso significa avaliar a qualidade de tudo o que compra, verificar se realmente tem necessidade e se você precisa daquilo ou é apenas um impulso.

Além de comprar com mais consciência, prefira trocar lojas de departamento por brechós ou pequenos produtos que fazem tudo artesanalmente. Além de apoiar a economia local, você utiliza peças que ainda têm utilidade e que não precisam gerar mais impactos.

Reduza o consumo de carne

A carne é um alimento que se tornou sinônimo de fartura e, para alguns brasileiros, a ideia de reduzir ou até mesmo não consumir é impensável. Apesar de ser desafiador quebrar esse ciclo, ele será ótimo para a sua saúde — e o meio ambiente agradece.

A expansão da criação de gado gera muitos impactos negativos. Florestas são desmatadas para se tornarem pasto ou produção de soja, solos são prejudicados e grande parte da água é consumida para manter apenas um animal. Sem falar que bovinos e outros animais geram gases prejudiciais para o efeito de estufa.

Apesar de ser uma responsabilidade de peso para os grandes produtores, vale lembrar que nós, enquanto consumidores, temos o poder de fazer escolhas e impactar o mercado com elas.

Se cortar a carne é difícil, experimente o Segunda Sem Carne, movimento mundial que promove que o primeiro dia útil da semana seja de refeições sem nenhum produto de origem animal. Essa é uma forma de consumir menos e experimentar novos sabores.

Cuide dos espaços públicos

Que tal cuidar do meio ambiente e, em troca, ganhar qualidade de vida? Para isso, a dica é minimizar o uso de carros ou motos e se locomover por bicicletas ou até a pé.

Também fique atento para não sujar os espaços públicos. Jogar lixo na rua causa, além da poluição, doenças e aumento do índice de enchentes.

Compartilhe conhecimento

O “trabalho de formiguinha” se torna grande quando conseguimos influenciar o nosso meio de convívio. Em casa, no trabalho ou com os amigos, sempre é uma boa oportunidade para ser exemplo e levar informação.

Com essas dicas, esperamos que você possa fazer a sua parte ainda hoje e plantar a sementinha da mudança em todos ao seu redor. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de seguir o portal Sempre Bem e conferir todos os nossos posts sobre saúde, beleza e comportamento.